A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de estratégia de inovação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de estratégia de inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de estratégia de inovação
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 Estratégia empresarial
1960: primeiras noções; Várias teorias. Principais: “racionalista” e “incrementalista”; Participantes do processo de aprendizagem da empresa; Cenários competitivos complexos e mudanças contínuas.

3 Estratégia racionalista
Influenciada pela experiência militar; Descrever, compreender e analisar o cenário; Determinar um plano de ação baseado em análise; Executar o plano de ação escolhido; Equivalente corporativo: SWOT.

4 Objetivos da abordagem racionalista
Transações comerciais conscientes no cenário competitivo; Preparar-se para uma mudança futura; Atenção centrada no longo prazo; Garantir coerência em objetivos e ações de grandes empresas, especializadas e dispersas geograficamente.

5 Estratégia incrementalista
Conhecimento total da complexidade e das mudanças: impossível; Empresas possuem conhecimento imperfeito do seu cenário; Devem estar preparadas para adequação das suas estratégias: novas informações e conhecimentos.

6 Procedimentos Adotar medidas ou mudanças rumo a um objetivo proposto;
Medir e avaliar os efeitos dessas medidas (ou mudanças); Fazer os ajustes necessários nos objetivos; Decidir sobre os próximos passos.

7 Implicações para a gestão
Explorar implicações de possíveis futuros negócios; Permitir ampla participação; Incentivar amplas fontes de informação e discussões; Estar preparada para mudar de estratégias em função de novas evidências.

8 Estratégias genéricas de mercado para empresas
Liderança de custo total: empresa busca os custos mais baixos do setor; Diferenciação de produto/serviço: empresa procura ser reconhecida como única no setor; Empresa busca vantagem competitiva no setor.

9 Estratégias genéricas de mercado para empresas
Foco em custo: menores custos em alguns segmentos de um dado setor; Foco na diferenciação: maior diferenciação em alguns segmentos de um dado setor; Empresa busca vantagem competitiva em alguns segmentos do setor.

10 Inovação: liderança x acompanhamento
Liderança da inovação: empresas buscam ser as primeiras a negociar, com base em liderança tecnológica; Acompanhamento da inovação: empresas entram mais tarde no mercado, baseadas na imitação (aprendizagem), a partir da experiência de líderes tecnológicos.

11 Avaliação da estrutura de Porter - limitações
Tamanho da empresa influencia escolha de estratégias tecnológicas: - de abrangência – grandes empresas - centralizadas – pequenas empresas Base estabelecida de produtos/serviços da empresa e competência tecnológica; Natureza de seus produtos e consumidores: qualidade e custo;

12 Avaliação da estrutura de Porter - oportunidades
Empresas e tecnologias não se ajustam a estruturas industriais estáticas e pré-ordenadas (dinâmica dos mercados); Avanços tecnológicos: inovações rentáveis nos setores maduros; Empresas: reagem à dinâmica dos mercados.

13 Estratégia da inovação em pequenas empresas
Objetivos semelhantes aos das grandes empresas: satisfação dos clientes; Forças organizacionais evidentes em função do tamanho: rapidez nas tomadas de decisão; Limitações e fraquezas tecnológicas; Setores diferenciados podem ser mais beneficiados: comidas por quilo, lanchonetes, salões de estética e beleza.


Carregar ppt "Modelo de estratégia de inovação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google