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Afinal o que é Marketing ?.

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Apresentação em tema: "Afinal o que é Marketing ?."— Transcrição da apresentação:

1 Afinal o que é Marketing ?

2 Afinal o que é Marketing ?
Definição segundo Philip Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação e troca de produtos de valor com outras pessoas”

3 Philip Kotler e o MKT São raras as vezes em que um autor vira sinônimo da sua especialidade. Tal qual em eventos bem sucedidos do Marketing, onde um produto é identificado por uma determinada marca – como no caso da Gilette, com as lâminas de barbear (todo mundo compra uma "gilette", mesmo que seja de outro marca) – Philip Kotler é sinônimo de Marketing.

4 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING MKT

5 Kotler identifica a evolução do que ele chama
“Marketing de Neandertal” a um novo Marketing.

6 Características do Marketing no passado:
 Equiparar marketing a vendas.  Enfatizar a conquista de clientes, e não a manutenção dos mesmos.  Tentar lucrar em cada transação em vez de lucrar gerenciando o valor do tempo de vida de um cliente.  Elevar preços com base em markup (porcentagem do custo ou preço de um produto acrescentada ao custo para obter o preço de venda) em vez de determinar preços por metas.  Vender o produto em vez de tentar compreender e atender às reais necessidades dos clientes.

7 O novo conceito de Marketing
Consiste em convidar o cliente a participar do projeto do produto. As novas empresas estão prontas para tornar seus produtos, serviços e condições mais flexíveis, fazendo uso de meios de comunicação mais direcionados, integrando suas atividades de marketing para transmitir uma mensagem mais coerente para os clientes.

8 Conceito de MKT Muitos confundem marketing com propaganda. Marketing, definitivamente, não é propaganda, ou pelo menos, não só propaganda. Propaganda é somente uma sub-parte do marketing. E, para o marketing de serviços, a propaganda tem sua importância reduzida, pois a melhor propaganda, nessa área de serviços, é a boca a boca. Mas esse não é o assunto hoje ...

9 Entender e Atender o Cliente
Marketing nada mais é do que o ato de conhecer o mercado de atuação de uma organização, para posteriormente oferecer, de forma inovadora e criativa, os produtos e serviços que esse mercado deseja, ou, “Marketing é entender e atender clientes”. Se marketing é algo tão simples, por que as pessoas utilizam o termo de forma equivocada, confundem e denigrem sua imagem? Por que os empresários não o utilizam para fazer suas organizações crescerem?

10 É extremamente tentador utilizar-se das ferramentas de marketing, principalmente as ligadas à área de comunicação e promoção, apenas como forma de incrementar vendas, sem aplicar o conceito completo de marketing. Porém, adotar todo o processo do MKT implicaria direcionar a empresa para a satisfação das necessidades e desejos dos clientes, deixando de lado velhas práticas, como o repasse de aumento de preços ou a popularmente chamada “empurrologia”, que consiste em fazer com que os clientes comprem os seus produtos a todo custo. Estas mudanças representariam, além de investimentos, uma alteração na forma de gerir os negócios, o que, para uma boa parte do empresariado, pode significar um grande sacrifício.

11 “Um belo trabalho de propaganda ajuda a vender um produto ou até mesmo um candidato; mas uma campanha publicitária sem o respaldo de um produto adequado, com real qualidade terá vida curta, efêmera”. Douglas Zela

12 Então o que é Marketing? ?

13

14 Os empresários devem utilizar as várias ferramentas de marketing, como:
Pesquisas de Mercado, Desenvolvimento de Produtos, Estratégias de Lançamento, Logística de Distribuição e Vendas, Promoção, Merchandising, Propaganda, Publicidade e Pós-Venda. Devem, porém, e acima de tudo, guiar-se com a seguinte premissa básica: você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar!

15 Principais Conceitos Necessidades, Desejos e Demandas
Valor, Satisfação e Qualidade Produtos Trocas, Transações e Relacionamentos Mercados

16 Conceitos Centrais de Marketing
Necessidade Estado de privação de alguma privação básica (Física, social, individual, etc). Desejo São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Demanda São desejos e necessidades de produtos específicos, apoiados vontade de comprá-los. Desejos e necessidades se tornam demandas quando apoiado pelo poder de compra. Produto Qualquer coisa que satisfaça necessidades ou desejos.

17 NECESSIDADES e DESEJOS
Uma necessidade é a sensação de privação relativa à ausência de comida, roupa, abrigo, ou alguma outra necessidade básica de sobrevivência. Um desejo diz respeito à satisfação de uma necessidade de determinada maneira, de acordo com o histórico e a cultura do indivíduo. NECESSIDADE DESEJO Roupa para proteger-se do frio. Roupa de lã, de esquiar, capa, etc

18 Fatores Determinantes das Necessidades e Desejos
FATORES CULTURAIS FATORES SOCIAIS FATORES PESSOAIS FATORES PSICOLÓGICOS

19 4P’s = O MIX de MARKETING OU COMPOSTO DE MARKETING
Eugene Jerome McCarthy Marketing: Uma Visão Gerencial PRODUTO PREÇO 4P’s = PRAÇA PROMOÇÃO

20 Mercado-Alvo Mercado Alvo
Segmento de Mercado que a organização se esforça para atender com o Composto de Marketing 7 7 7

21 Gerenciando o Mix de Marketing
Identifique o Mercado-Alvo GEOGRÁFICA: país, região, clima, cidade, bairro. DEMOGRÁFICA: idade, sexo, renda, escolaridade, raça, ocupação, religião. O MERCADO ALVO A quem servir? COMPORTAMENTAL: ocasião da compra, benefícios procurados, atitude para com o produto. PSICOGRÁFICA: classe social, estilo de vida, personalidade.

22 Composto de Marketing Produto Preço Distribuição Promoção As ferramentas estratégicas que uma empresa utiliza para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos organizacionais ©Editora Saraiva 8 8 8

23 Composto de Marketing - Produto
Preço Mercado Alvo Distribuição Promoção Algo oferecido por profissionais de marketing para clientes com propósito de troca 9 9 9

24 Tipos de Produto Bens Físicos Serviços Pessoas Locais Organizações
Automóveis,livros, computadores, roupas Serviços Corte de cabelo, consulta médica, concertos Pessoas Ayrton Senna, Roberto Carlos, Frank Sinatra Locais San Francisco, Veneza, Fortaleza Organizações Hospital Evangélico, Vigilantes do Peso, CVV Idéias Planejamento Familiar, Segurança no Trânsito

25 Composto de Marketing - Preço
Produto Preço Mercado Alvo Distribuição Promoção A quantidade de dinheiro ou outros recursos que deve ser dada em troca de produtos e serviços 10 10 10

26 Composto de Marketing - Distribuição
Produto Preço Mercado Alvo Distribuição Promoção Os canais de distribuição usados para levar produtos e serviços ao mercado 11 11 11

27 Composto de Marketing - Promoção
Produto Preço Mercado Alvo Distribuição Promoção Os meios pessoais e impessoais usados para informar, convencer e lembrar os clientes sobre produtos e serviços 12 12 12

28 Os 4 P’s do Mix de Marketing
PRODUTO Variedade Qualidade Design Nome Embalagem Tamanhos Serviços garantias PREÇO Descontos Subsídios prazos Condições de crédito Preço X qualidade Consumidores- alvo ( segmentação) Posicionamento do produto PRAÇA Canais Cobertura Localização Estoque Transporte Logística Internet PROMOÇÃO Propaganda Venda pessoal Promoção de vendas Merchandising Relações publicas Marketing de relacionamento

29 Direcionamento para o Cliente
Foco no Produto (anos 50) Foco no Cliente (Atual) 4 P’s 4 C’s Cliente - atende aos anseios do consumidor Custo - definido pela percepção do consumidor Conveniência - coloca o produto onde o consumidor estiver Comunicação - Abre as portas ao diálogo com o cliente Robert Lauterborn Produto - atende à capacidade da empresa Preço - atende à necessidade da empresa Praça - atende à abrangência da equipe de vendas Promoção - Comunica as virtudes do produto Jerome McCarthy

30 “A sua estratégia de marketing começa, termina, vive e morre com seu cliente. Assim, no desenvolvimento de sua estratégia de marketing, é totalmente imperativo que você esqueça seus sonhos, suas visões, seus interesses, esqueça o que você quer, esqueça tudo, menos seu cliente! Quando se fala em marketing, o que você quer não é importante: é o que seu cliente quer que interessa. E o que seu cliente quer é provavelmente bastante diferente daquilo que você acha que ele quer”. Michel Berger – empreender fazendo a diferença

31 ESTRATÉGIA ORIENTADA para o CLIENTE
Todo plano estratégico deve visar o cliente, evitando-se assim a chamada Marketing myopia, ou seja, miopia mercadológica. Miopia Mercadológica, ou de Marketing, é uma expressão criada por Theodore Levitt para designar a tendência de ver a organização como um meio de produzir bens e serviços, em vez de um meio de criar e satisfazer clientes.

32 MISSÃO feedback Análise da Situação Busca e Análise Ambiental
Foco Estratégico nas Necessidades e Desejos dos Clientes MISSÃO Análise da Situação Busca e Análise Ambiental Segmentação , Seleção de Grupo-alvo e Posicionamento Mercado-alvo Pesquisa e Análise de Mercado Metas e Objetivos Estratégia de Marketing Interno Estrutura organizacional e Reengenharia Trabalho em equipe e empowerment Gestão da qualidade Estratégia de Marketing Externo Desenvolvimento de produto e diferenciação (produto) Determinação de valor e preços (preço) Gerenciamento de canais da cadeia de valor (praça) Comunicação integrada de marketing (promoção) Construir Relacionamentos de troca feedback Controle do Marketing

33 Orientação para o Mercado
Cliente Concorrente Oportunidades Ameaças Forças Fraquezas Longo prazo

34 Ambiente Externo Concorrentes
MARCA PRODUTO GENÉRICA ORÇAMENTO Coca Pepsi Uai cola Chá Suco Guaraná Água Chocolate Chiclete Batatinha frita Corsa Fiesta Palio Mini van Utilitário Aluguel Motocicletas Reforma da casa Férias da família Gramado Minuando Mac Donald´s De’ Bonis Em casa Delivery ?????

35 Ambiente do Consumidor
Iniciador Influenciador Usuário/ consumidor Compra , uso e consumo Decisor Comprador

36 Ambiente do Consumidor
Quem está Envolvido em comprar e Consumir? Como eles usam produto? Quais são as suas escolhas? Onde eles compram? CLIENTES Por que NÃO compram nosso Produto? Quando eles Compram/usam o Produto? Por que compram/ usam o nosso produto?

37 Ambiente de Marketing Ambiente Geral Variáveis tecnológicas
Variáveis políticas Ambiente de Tarefa Fornecedores Clientes Variáveis econômicas Empresa Variáveis legais Grupos Regulamentadores Concorrentes Variáveis demográficas Variáveis sociais Variáveis Naturais

38 “A produção de alimentos sofre variações conforme as preferências do consumidor, sendo estas influenciadas por vários aspectos, tanto relacionados ao indivíduo quanto ao contexto social, cultural e econômico em que está inserido. Identificar e entender estas necessidades e desejos humanos visando sua satisfação é o principal objetivo do marketing”. (KOTLER, 2000).

39 A ética na propaganda de alimentos:
A propaganda de alimentos e sua influência nas escolhas alimentares têm sido alvo de discussões freqüentes, sendo atribuída a ela grande parte da responsabilidade pelos problemas de má alimentação da população.


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