A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Custos Aula 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Custos Aula 2."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Custos Aula 2

2 Classificação dos Custos
Quanto ao Objeto (por Unidade) : diretos ou primários: diretamente incluídos no cálculo dos produtos. materiais diretos usados na fabricação do produto e mão de obra direta. São perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Exemplos: aço para fabricar chapas, salários dos operários, etc.; indiretos: necessitam de aproximações (critério de rateio) não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos Exemplos: seguros e aluguéis da fábrica, supervisão de diversas linhas de produção.

3 Classificação dos Custos
Quanto ao Objeto (por Unidade) : Primários ou Diretos : apenas incluem a matéria prima e a mão-de-obra direta. De transformação : Igualmente denominados custos de conversão ou custos de agregação. Consistem no esforço agregado pela empresa na obtenção do produto. Exemplos : mão de obra direta e custos indiretos de fabricação

4 Classificação dos Custos
Quanto ao Volume de Produção (ou venda): fixos: são custos que não variam, qualquer que seja o volume de atividade da empresa. Existem mesmo que não haja produção. São agrupados em: custo fixo de capacidade - custo relativo às instalações da empresa, refletindo a capacidade instalada da empresa, como depreciação, amortização, etc.; custo fixo operacional - relativo à operação das instalações da empresa, como seguro, imposto predial, etc. São variáveis quando calculados unitariamente em função das economias de escala; variáveis: Quanto maior a produção, maiores serão os custos variáveis. São tratados como fixos em sua forma unitária.

5 Classificação dos Custos
Quanto ao Volume de Produção (ou venda): semifixos: Custos fixos até certo patamar, passando a ser variáveis quando esse patamar for excedido. Ex: representado pela conta mensal do abastecimento de água. semivariáveis: Custos variáveis que não acompanham linearmente a variação da produção, mas aos saltos, mantendo-se fixos dentro de certos limites. Exemplo: gastos com contratação e pagamento de supervisores ou referentes ao aluguel de máquinas copiadoras. Dentro de certos limites, como o número de funcionários sob supervisão ou quantidade de cópias realizadas, os gastos são fixos. Quando o patamar é excedido, porém, os gastos variam, assumindo um novo patamar.

6 Classificações : Volume
Custos Semivariáveis Exemplo : Copiadora Quantidade Produzida Valor $ Custos Semifixos Exemplo : Conta de Água Custos Fixos Exemplo : Aluguel Custos Variáveis Exemplo : Mat Diretos

7 Classificação das Despesas
Quanto ao Volume de Produção (ou venda): despesas fixas: não variam em função do volume de vendas. Exemplo: aluguel e seguro das lojas; despesas variáveis: variam de acordo com as vendas. Exemplo: comissões de vendedores, gastos com fretes.

8 Classificações : Decisões Especiais
Incrementais : também denominados diferenciais ou marginais, incorridos adicionalmente em função de uma decisão tomada. De oportunidade : benefício relegado em decorrência da escolha de uma outra alternativa. Evitáveis : custos que serão eliminados se a empresa deixar de executar alguma atividade. Inevitáveis : independente da decisão a ser tomada, os custos continuariam existindo. Empatados : também denominados custos afundados. Por já terem sido incorridos e sacramentados no passado, não devem influir em decisões para o futuro por serem irrelevantes.

9 Classificações : Base Monetária
Históricos : custos em valores originais da época em que ocorreu a compra, de acordo com a Nota Fiscal. Históricos corrigidos : custos acrescidos de correção monetária, trazidos para o valor monetário atual. Correntes : também denominados custos de reposição. Custo necessário para repor um item no total. Estimados : custos previstos para o futuro. Custo padrão : custo estimado com maior eficiência, valor ideal a ser alcançado.

10 Classificação das Despesas
Quanto a Controlabilidade: controláveis: quando podem ser controlados por uma pessoa, dentro de uma escala hierárquica predefinida. A pessoa responsável poderá ser cobrada de eventuais desvios não previstos; não controláveis: quando fogem ao controle do responsável pelo departamento. Por exemplo, rateio do aluguel. Em uma escala hierárquica superior, todos os custos são controláveis.

11 Elementos de custos Material Direto (MD): Mão de Obra Direta (MOD) :
todo material que pode ser alocado diretamente à unidade do produto que está sendo fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto. Exemplo : embalagem. Mão de Obra Direta (MOD) : todo o salário pago ao operário que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que está sendo produzida. Custos Indiretos de Fabricação (CIF) : todas os custos relacionados com a fabricação e que não podem ser economicamente identificados com as unidades que estão sendo produzidas.

12 Elementos de custos Custos Diretos Estoque Indiretos Prod A
Componentes principais: Material Direto (MD) Mão de Obra Direta (MOD) Custos Indiretos de Fabricação (CIF) Custos Diretos Estoque Indiretos Prod A (+) Receitas Rateio (-) CPV Prod B (-) Despesas Prod C (=) Resultado

13 Classificação dos Gastos
MD Materiais Diretos Matéria-Prima Embalagem MOD Mão-de-Obra Direta Mensurada e identifi- cada de forma direta CIF Custos Indiretos Custos que não são MD nem MOD Despesas Gastos não associados à produção Custo total, contábil ou fabril Custo de transformação Custo primário ou direto Gastos totais ou custo integral


Carregar ppt "Gestão de Custos Aula 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google