A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC

2 OBJETIVO DO CURSO Oferecer subsídios teóricos-metodológicos-práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que instiguem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

3 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO:

4 Unidade 1: -Tecnologia na sociedade, na vida e na escola Unidade 2: -- Internet, hipertexto e hipermídia Unidade 3: -- Prática pedagógica e mídias digitais Unidade 4: -- Currículo, projetos e tecnologia Projeto desenvolvido com os alunos Diário de Bordo

5 CARGA HORÁRIA DO CURSO: 100 HORAS – 4 MESES Modalidade do curso: Bimodal - Presencial e a distância

6 Avaliação e Certificação: Os cursistas serão avaliados: nos encontros presenciais, nas atividades realizadas, auto-avaliação e avaliação final. A certificação dos cursistas é de responsabilidade da coordenação estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e UNDIME Estadual; Será certificado: o cursista que obtiver o mínimo de 75% de presença e realizar as atividades propostas do curso obtendo a média igual ou superior a 7,0.

7 DICAS DE ESTUDO

8 É importante planejar os seus horários e o tempo de duração de seus estudos. Não deixe para depois o que pode fazer agora; É bom ter claros os objetivos da sua leitura: é uma leitura para lazer? Para ter uma idéia do conteúdo que trata o texto? (em fase de seleção de material); Para conhecer o pensamento de um autor? Para obter um conhecimento específico? Para fazer uma resenha ou crítica do texto? Para cumprimento de uma tarefa? É aconselhável fazer primeiro uma leitura rápida do texto, sem se deter nos detalhes. Isso lhe dará uma visão global do texto e você poderá, a seguir, fazer uma leitura mais cuidadosa sublinhando as idéias principais de acordo com os seus objetivos! Esta será uma leitura mais analítica;

9 Trechos complexos exigem mais de uma leitura. Se você não conseguir identificar o significado de uma palavra pelo contexto, procure-a no dicionário; Programe um tempo diário que lhe permita criar o hábito regular de estudo. Períodos curtos são aconselháveis: não programe mais do que duas horas seguidas. Depois disso a concentração decai. Não deixe acumular conteúdos para estudar... distribua seu tempo...

10 O que fazer? 1.Inscrição dos cursistas 2.Criar fóruns – (Dúvidas pedagógicas – (atividades 1.3 ) Educação e Tecnologia) 3.Criar os temas e subtemas – ( Biblioteca – Tema: Atividade1.1 – Subtema: Quem sou) 4.Diário de bordo – atividade 1.2 ( reflexão sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem)- trechos da fala de Novoa e de salgado ver pagina 36 5.Criar tema na biblioteca – ( Tema:atividade 1.4 e subtema: Tecnologias existentes na escola) – ( Tema: Atividade 1.5 e subtema:Fichamento) 6.Diário de bordo – atividade 1.6 ( assistir o vídeo: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica)


Carregar ppt "Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google