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Toyotismo.

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Apresentação em tema: "Toyotismo."— Transcrição da apresentação:

1 Toyotismo

2 O que é o Toyotismo? Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país. O Toyotismo foi criado na fábrica da Toyota no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Este modo de organização produtiva, elaborado por Taiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês) adquiriu uma projeção global.

3 Toyotismo O Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista que se desenvolve à partir da globalização do capitalismo na década de 1950.

4 A primeira palavra que vem à cabeça quando se ouve falar em Toyota é qualidade.
A empresa é uma colecionadora de prêmios de excelência produtiva. Seus carros são objeto de desejo de milhares de consumidores em todo o mundo e não por acaso, a Toyota tem um alto índice de fidelização de clientes e seu modelo de gestão, criado nos anos 50 pelo engenheiro Taiichi Ohno, tornou-se referência de mercado.

5 Fordismo x Toyotismo

6 Fordismo xToyotismo

7 Valores T O Y I S M automatização flexibilização da mão-de-obra
just-in-time gestão participativa trabalho em equipe controle de qualidade

8 O sistema Toyotismo O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.

9 Na prática, a metodologia permitiu que a Toyota fizesse e desenvolvesse carros pela metade do tempo, metade do custo, em metade do espaço. E, obviamente, sem comprometer a qualidade.

10 Características do sistema
1. A Mecanização flexível, uma dinâmica oposta à rígida automação fordista decorrente da inexistência de escalas que viabilizassem a rigidez. 2. Processo de multifuncionalização de sua mão-de-obra, uma vez que por se basear na mecanização flexível e na produção para mercados muito segmentados, a mão-de-obra não podia ser especializada em funções únicas e restritas. E o toyotismo, em lugar de avançar na tradicional divisão do trabalho, seguiu também um caminho inverso, incentivando uma atuação voltada para o enriquecimento do trabalho.

11 Características do sistema
3. Implantação de sistemas de controle de qualidade total, onde o controle de qualidade se desenvolve por meio de todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo. Na Toyota, qualidade não é medida por amostragem de produtos acabados, mas feita peça por peça, processo por processo Não por acaso, a empresa ousou lançar no mercado veículos com três anos de garantia.

12 Características do sistema
4. Personificação dos produtos :Fabricar o produto de acordo com o gosto do cliente. 5. O Controle visual, onde havia alguém responsável por supervisionar as etapas produtivas 6. A Automação – que é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem.

13 Características do sistema
6. O sistema just in time, que visa envolver a produção com um todo. Seu objetivo é "produzir o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário", o que foi vital numa fase de crise econômica onde a disputa pelo mercado exige uma produção ágil e diversificada. Este novo enfoque na administração da manufatura surgiu de uma visão estratégica, buscando vantagem competitiva através da otimização do processo produtivo. O sistema visa administrar a manufatura de forma simples e eficiente, otimizando o uso dos recursos de capital, equipamento e mão-de-obra. O resultado é um sistema de manufatura capaz de atender às exigências de qualidade e entrega de um cliente, ao menor custo.

14 O sistema de “Puxar” a produção
Sistema característico do Just in Time é "puxar" a produção a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário. Para a filosofia Just in Time, em cada etapa do processo produzem-se somente os produtos necessários para a fase posterior, na quantidade e no momento exato. Isto não significa transferir os estoques do consumidor para o fornecedor ou do posto de trabalho anterior para o posto de trabalho seguinte. A sua meta final é a eliminação total dos estoques, ao mesmo tempo que se atinge um nível de qualidade superior.

15 Idéias básicas sobre o sistema Just In Time.
Produção enxuta - É um poderoso sistema de gerenciamento da produção cujo objetivo é o aumento do lucro através da redução dos custos. Este objetivo, por sua vez, só pode ser alcançado através da identificação e eliminação das perdas, isto é, atividades que não agregam valor ao produto. Perdas: São atividades completamente desnecessárias que geram custo, não agregam valor e que, portanto, devem ser imediatamente eliminadas. Tudo o que não agrega valor ao produto é desnecessário e precisa ser eliminado - O JIT visa eliminar atividades como inspeção,retrabalho, estoque etc.. Muitas das funções improdutivas que existem em uma empresa foram criadas devido à ineficiência ou incapacidade das funções iniciais.

16 Idéias básicas sobre o sistema Just In Time.
Melhoria contínua (Kaizen). O JIT fomenta o desenvolvimento de sistemas internos que encorajam a melhoria constante, não apenas dos processos e procedimentos, mas também do homem, dentro da empresa. Uma mentalidade de trabalho em grupo, de visão compartilhada, de revalorização do homem, em todos os níveis, dentro da empresa. Esta mentalidade permite desenvolver as potencialidades humanas, conseguindo o comprometimento de todos pela descentralização do poder. Integração e otimização de todo o processo de manufatura.

17 Idéias básicas sobre o sistema Just In Time.
Entender e responder às necessidades dos clientes. Isto significa a responsabilidade de atender o cliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega e custo. A empresa JIT deve assumir a responsabilidade de reduzir o custo total do cliente na aquisição e uso do produto. Desta forma, os fornecedores devem também estar comprometidos com os mesmos requisitos, já que a empresa fabricante é cliente dos seus fornecedores. Clientes e fornecedores formam, então, uma extensão do processo de manufatura da empresa.

18 Idéias básicas sobre o sistema Just In Time.
Estreita relação com os fornecedores. Outro segredo da excelência produtiva da Toyota é a relação com os fornecedores. Se ela identifica um preço elevado praticado por um bom fornecedor, prefere ajudá-lo operacionalmente para que ele chegue ao valor justo para as duas partes. Parceiro bom, na filosofia Toyota, é garantia de qualidade. Porém é extrememente severa na questão de pontualidade na entrega de encomendas, por exemplo, exige 100% de performance

19 A meta do JIT A meta do JIT é desenvolver um sistema que permita a um fabricante ter somente os materiais, equipamentos e pessoas necessários a cada tarefa. Para se conseguir esta meta, é preciso, na maioria dos casos, trabalhar sobre seis objetivos básicos: 1. Integrar e otimizar cada etapa do processo de manufatura. 2. Produzir produtos de qualidade. 3. Reduzir os custos de produção. 4. Produzir somente em função da demanda. 5. Desenvolver flexibilidade de produção. 6. Manter os compromissos assumidos com clientes e fornecedores. Na verdade, esses objetivos são aspirações normais para qualquer empresa, porém, nem sempre exeqüíveis, devido ao desconhecimento dos meios para alcançá-los. Entretanto, a filosofia de administração da manufatura Just In Time proporciona ferramentas gerenciais que possibilitam o atingimento desses objetivos.

20 EFEITO TOYOTISMO Na Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul o toyotismo chegou às fábricas brasileiras em Veio junto com executivos do setor de autopeças que já conheciam o conceito adotado na montadora. De lá para cá, a dona da Brastemp economizou um estádio de futebol em área física na unidade de Joinville, a maior do grupo, o que permitiu abrir espaço para que fornecedores se instalassem ao lado da linha de produção. A maior conquista foi a redução no tempo de manufatura: uma geladeira que era feita em 11 horas, agora demora só duas horas e meia.

21 Dados do Lean Institute mostram que em apenas um ano de implantação do modelo as empresas aumentam de 75% para 95% a pontualidade na entrega dos produtos Reduzem pela metade os estoques, diminuem em até 70% o tempo de manufatura e elevam, em média, 40% a sua capacidade produtiva. E o que é melhor, tudo isso sem grandes investimentos, exceto com o treinamento de pessoal.

22 Se era tão simples assim deixar a produção enxuta, por que ninguém ainda havia feito?
É preciso identificar o que interessa ao consumidor e não o que a empresa acha que interessa ao consumidor. Esse é o grande diferencial da Toyota. O consumidor de hoje sabe bem o que quer: o máximo pelo mínimo.

23 O que a Toyota faz na fábrica é se restringir às necessidades do mercado. Ela atende aos apelos dos seus clientes proporcionando conforto e tecnologia na medida certa, mas eliminando desperdícios, inclusive descartando valores agregados ao produto que o cliente nem está disposto a pagar. O Corolla, por exemplo, é oferecido ao mercado em apenas cinco cores. Os concorrentes têm mais de dez. Uma pesquisa mostrou que 70% dos consumidores preferem este tipo de veículo nos tons prata e preto. Com isso, a Toyota fez uma economia brutal.

24 Vantagens operacionais
Reduzem a necessidade de espaço Diminuem o investimento em estoques Reduzem os prazos de entrega Aumentam a produtividade da mão-de-obra Aumentam a utilização do equipamento Reduzem a papelada e requerem sistemas de planejamento simples Determinam prioridades válidas para a programação Participação da equipe de trabalho Aumentam a qualidade do produto Este slide exibe os benefícios operacionais dos sistemas enxutos, como é descrito no texto impresso.


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