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TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Representações Sociais Investigações em Psicologia Social.

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1 TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS Representações Sociais Investigações em Psicologia Social

2 Segundo Moscovici “Condutas rituais tem como sua finalidade concreta, não tanto fazer chover ou prantear uma morte, mas manter a comunidade, revigorar o sentido de pertencer a um grupo, inflamar crença e fé.”

3 “... para compreender melhor a relação que se estabelece entre o comportamento humano e as representações sociais, devemos partir da análise do conteúdo das representações e considerar, conjuntamente, os afetos, as condutas, os modos como os atores sociais compartilham crenças, valores, perspectivas futuras e experiências afetivas e sociais.” (Moscovici, 2003)

4 “É no momento em que o conhecimento e a técnica são transformados em crenças que congregam as pessoas e se tornam uma força que pode transformar os indivíduos de membros passivos em membros ativos que participam nas ações coletivas e em tudo o que traz vida a uma existência comum.” Moscovici Moscovici

5 D.E. GUARULHOS – NORTE PCOP Cleide Antunes * Prof. Adriana Galvão E.E. Rinaldo Poli – 5ª. * Prof. Maria Gorete EE Juvenal Ramos Barbosa -1º. * Prof. Andreia EE Hilda Prates Gallo - 2º.

6 DE LESTE 2 – SP Profª Lucineide Bispo Dos Santos EMEF. Visconde de Cairú – 5ª. DE ITAQUERA - ZONA LESTE – SP Profª Wilma Isaura EMEF Malba Tahan - 7ª.

7 DRE PENHA - VILA MATILDE Profª Rose Gimenes EMEF Pres. João Pinheiro - EJA

8 DE SUL 1 –SP Profª Irene Izilda Da Silva Escola Municipal - 6ª DE SUL 2 – JARDIM GUARUJÁ Profª Tereza Nery EE Profª Renata Graziano - 7ª.

9 DE SUL 3 - SP Profª Márcio Jean Fialho de Sousa EE Roberto Monge – 2º. DRE Zona Sul- Santo Amaro Profa. Terezinha Conrado EMEFM Prof. Linneu Prestes –6ª.

10 DE CENTRO - SUL Profª Valéria Lopes Escola Estadual – 8ª. DE CENTRO - OESTE - BUTANTÃ Profª Mieko Kurashima Tamura EE Prof Lourival Gomes Machado - 2º.

11 DE CENTRO - CONSOLAÇÃO Prof Aparecida de Fátima Costa E.E. “Caetano de Campos” - 3º. DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Profª Eneida Maria Santos Spavieri EE Prof. Julieta Vianna Sant´Anna 1º. e 3º.

12 COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

13 ENSINO FUNDAMENTAL Guarulhos Zona Leste Zona Sul Centro Sul

14 5ª.6ª.7ª.8ª.EJA 25302946374642 Trabalho 17121016 Conhecer outras culturas 565 Comunicação com o mundo 14655 Futuro melhor ???2225 Falar/aprender língua diferente 138712 Difícil/interessante 103 Legal/divertido 10???81 Muito importante/importante 15 2510 Interessante 611 Fazer amizades 7 Melhor aprendizado 101

15 ENSINO MÉDIO Sul 3 Centro Oeste Centro Guarulhos São Bernardo

16 1º.2º.3º. Trabalho 55 14 37 8 27 10 36 17 47 13 26 17 102 35 Conhecer outras culturas 411914 Comunicação com o mundo 13 Futuro melhor/ estudos 734 Globalização 109191 Vida pessoal 243 Difícil/complicada 13441 Pouco difícil 1481017131735 Difícil, mas gosta 109191 Língua bonita, fácil 411914 Língua universal 13

17 PARA VOCÊ, QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE INGLÊS DA ESCOLA?

18 ENSINO FUNDAMENTAL Guarulhos Zona Leste Zona Sul Centro Sul

19 5ª.6ª.7ª.8ªEJA 25301122946374642 Muito importante1926392411221225 Importante242762411614 Pouco importante2511112 Não é importante281 Anulou

20 ENSINO MÉDIO Sul 3 Centro Oeste Centro Guarulhos São Bernardo

21 1º.2º.3º. 573727364726102 Muito importante20381714102213 Importante33311311241716 Pouco importante422222 Não é importante211 Anulou1

22 AS AULAS DE INGLÊS AUXILIAM VOCÊ EM:

23 ENSINO FUNDAMENTAL Guarulhos Zona Leste Zona Sul Centro Sul

24 5ª.6ª.7ª.8ªEJA 25301122946374642 Jogos171312681710 Música181021121362113 Filmes912167811221 Mercado de trabalho267131921120 Leitura21315986916 Comunicação oral721246133510 Realização pessoal1523172712 Conhecer outras culturas 161941712141021 Quase nada6235

25 ENSINO MÉDIO Sul 3 Centro Oeste Centro Guarulhos São Bernardo

26 1º.2º.3º. 573727364726102 Jogos3632231220278 Música45502638243021 Filmes33462015232819 Mercado de trabalho35522418222413 Leitura2140161220 13 Comunicação oral182212141512 Realização pessoal14181113777 Conhecer outras culturas38302013162111 Quase nada43121

27 O QUE VOCÊ FAZ PARA CONTRIBUIR COM SEU APRENDIZADO DE INGLÊS?

28 ENSINO FUNDAMENTAL Guarulhos Zona Leste Zona Sul Centro Sul

29 5ª.6ª.7ª.8ªEJA 25301122946374642 Estudo142123202221119 Faço lição de casa9191653413 Faço curso de idiomas1192213294 Participo das aulas101472014 22 Leio21218382813 Ouço música1013121315220 Assisto filmes legendados4717681325 Acesso site sem inglês32123726 Uso jogos em inglês87873158 Nada4113

30 ENSINO MÉDIO Sul 3 Centro Oeste Centro Guarulhos São Bernardo

31 1º.2º.3º. 573727364726102 Estudo28391518132814 Faço lição de casa1322159911 Faço curso de idiomas131936732 Participo das aulas25352217222314 Leio731810121510 Ouço música32502418202214 Assisto filmes legendados2744156 2212 Acesso site sem inglês1418628135 Uso jogos em inglês2128177111911 Nada431

32 COMO VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSEM AS AULAS DE INGLÊS DA ESCOLA?

33 ENSINO FUNDAMENTAL Guarulhos Zona Leste Zona Sul Centro Sul

34 5ª.6ª.7ª.8ªEJA 25301122946374642 Mais aulas por semana1420192425261620 Menos aulas por semana4172525 Mais dinâmicas4152591011113 Mais interativas614 11121

35 ENSINO MÉDIO Sul 3 Centro Oeste Centro Guarulhos São Bernardo

36 1º.2º.3º. 573727364726102 Mais aulas por semana162814812216 Menos aulas por semana1015111 Mais dinâmicas24321512322319 Mais interativas12261612252114

37 LEVANTAMENTO GERAL

38 COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

39 ENSINO FUNDAMENTAL 5ª.556ª.677ª.468ª.46EJA42 Falar1301 Conhecer outras culturas 050605 Comunicação com o mundo 14060505 Mercado de trabalho 0107121016 Aprender língua diferente 080802 Futuro melhor 040205 Legal/ divertido 100801 Interessante010601 Sem interesse 0401

40 Visão do aluno em relação à língua inglesa 5ª. e 6ª. – vontade de aprender a falar, acham divertido e almejam a comunicação com outras pessoas. 5ª. e 6ª. – vontade de aprender a falar, acham divertido e almejam a comunicação com outras pessoas. 6ª. – começa a manifestar o interesse com foco no mercado de trabalho 6ª. – começa a manifestar o interesse com foco no mercado de trabalho 7ª. e 8ª.– prevalece o intuito de investir na língua visando o mercado de trabalho 7ª. e 8ª.– prevalece o intuito de investir na língua visando o mercado de trabalho

41 Visão do aluno em relação à língua inglesa EJA – também demonstra a vontade de aprender com alvo no mercado de trabalho; além da comunicação com o mundo e a possibilidade de conhecer outras culturas. EJA – também demonstra a vontade de aprender com alvo no mercado de trabalho; além da comunicação com o mundo e a possibilidade de conhecer outras culturas.

42 ENSINO FUNDAMENTAL 5ª556ª677ª468ª46EJA42 É muito importante 4546111225 É importante 0617241614 É pouco importante 0201110102 Não é importante 0201 A importância das aulas de inglês na escola

43 Diante destes resultados, podemos concluir que os alunos do Ensino Fundamental consideram muito importante/ importante o ensino/ aprendizagem da Língua Inglesa. Diante destes resultados, podemos concluir que os alunos do Ensino Fundamental consideram muito importante/ importante o ensino/ aprendizagem da Língua Inglesa. Apenas na 7ª. há uma manifestação mais negativa; no entanto, equilibrada ao aspecto positivo dos resultados. Apenas na 7ª. há uma manifestação mais negativa; no entanto, equilibrada ao aspecto positivo dos resultados.

44 As aulas de inglês auxiliam em... Grande número de alunos manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Grande número de alunos manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Da mesma forma, na 7ª., 8ª. E EJA – revelam a importância na vida profissional. Da mesma forma, na 7ª., 8ª. E EJA – revelam a importância na vida profissional.

45 As aulas de inglês são importantes porque... O uso da língua favorece o conhecimento de outras culturas (segundo resultados obtidos em todas as séries) O uso da língua favorece o conhecimento de outras culturas (segundo resultados obtidos em todas as séries) A comunicação oral segundo as 6ª e 8ª. séries é importante. A comunicação oral segundo as 6ª e 8ª. séries é importante.

46 Contribuindo para o aprendizado de inglês Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música é parte integrante do aprendizado, segundo a maioria dos alunos. A música é parte integrante do aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns assistem a filmes legendados e alguns outros acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês. Alguns assistem a filmes legendados e alguns outros acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

47 Contribuindo para o aprendizado de inglês A representatividade do ensino de língua inglesa abrange diferentes possibilidades que envolvem aspectos variados do cotidiano dos nossos alunos. A representatividade do ensino de língua inglesa abrange diferentes possibilidades que envolvem aspectos variados do cotidiano dos nossos alunos.

48 Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola? Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. As séries finais e EJA se destacam por sugerirem aulas mais dinâmicas e interativas. As séries finais e EJA se destacam por sugerirem aulas mais dinâmicas e interativas.

49 “É no momento em que o conhecimento e a técnica são transformados em crenças que congregam as pessoas e se tornam uma força que pode transformar os indivíduos de membros passivos em membros ativos que participam nas ações coletivas e em tudo o que traz vida a uma existência comum.” “É no momento em que o conhecimento e a técnica são transformados em crenças que congregam as pessoas e se tornam uma força que pode transformar os indivíduos de membros passivos em membros ativos que participam nas ações coletivas e em tudo o que traz vida a uma existência comum.”

50 ENSINO MÉDIO

51 COMO VOCÊ VÊ A LÍNGUA INGLESA?

52 Ensino Médio 1º.2º.3º. Vida pessoal 1343 Conhecer outras culturas 1014 Comunicação com o mundo 1343 Mercado de trabalho 144735 Importante/ globalização 45 Importante para tudo 13 Futuro melhor 07

53 Visão do aluno em relação à língua inglesa Nos 1º.s anos percebemos que ainda não há maturidade e definição de objetivos. Nos 1º.s anos percebemos que ainda não há maturidade e definição de objetivos. Nos 2os. anos o foco se caracteriza no mercado de trabalho e na globalização. Nos 2os. anos o foco se caracteriza no mercado de trabalho e na globalização.

54 Visão do aluno em relação à língua inglesa Particularmente nos 3os. anos, há uma visão nitidamente profissional e consciente da necessidade do inglês na vida pessoal, na comunicabilidade humana no mundo. Particularmente nos 3os. anos, há uma visão nitidamente profissional e consciente da necessidade do inglês na vida pessoal, na comunicabilidade humana no mundo.

55 ENSINO FUNDAMENTAL 1º.2º.3º. É muito importante 373438 É importante 464531 É pouco importante 060602 Não é importante 0301 A importância das aulas de inglês na escola

56 Um número bastante representativo aponta o inglês como muito importante. Um número bastante representativo aponta o inglês como muito importante. Um número pouco superior indica como importante. Um número pouco superior indica como importante. É mínima a parcela de alunos que consideram pouco ou não importante. É mínima a parcela de alunos que consideram pouco ou não importante.

57 As aulas de inglês auxiliam em... Grande número de alunos de todas as séries manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Grande número de alunos de todas as séries manifestaram que a língua inglesa os auxilia no uso de jogos, músicas, filmes. Destaca- se a consciência da necessidade do conhecimento da língua na vida profissional e na aquisição de conhecimentos com outras culturas. Destaca- se a consciência da necessidade do conhecimento da língua na vida profissional e na aquisição de conhecimentos com outras culturas.

58 As aulas de inglês auxiliam em... Consideramos bastante significativa a importância do inglês na realização pessoal; bem como no desenvolvimento da leitura. Consideramos bastante significativa a importância do inglês na realização pessoal; bem como no desenvolvimento da leitura. Os alunos têm perfeita consciência do quanto o inglês lhes é útil e necessário na vida pessoal e profissional. Os alunos têm perfeita consciência do quanto o inglês lhes é útil e necessário na vida pessoal e profissional.

59 Contribuindo para o aprendizado de inglês Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. Muitos alunos estudam, fazem tarefas e participam das aulas. A música e filmes contribuem para o aprendizado, segundo a maioria dos alunos. A música e filmes contribuem para o aprendizado, segundo a maioria dos alunos. Alguns acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês. Alguns acessam sites ou fazem uso de jogos em inglês.

60 Como gostariam que fossem as aulas de inglês na escola Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. Predomina a sugestão de maior número de aulas semanais. Destaca-se esta solicitação nos 3º.s anos que têm apenas uma aula semanal (período noturno) Destaca-se esta solicitação nos 3º.s anos que têm apenas uma aula semanal (período noturno) Em todas as séries há a solicitação de aulas mais dinâmicas e interativas. Em todas as séries há a solicitação de aulas mais dinâmicas e interativas.

61 Um novo olhar Os resultados nos apontam objetivos que calcados nas necessidades dos alunos possibilitam maior conquista do interesse no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados nos apontam objetivos que calcados nas necessidades dos alunos possibilitam maior conquista do interesse no processo de ensino-aprendizagem.

62 Um novo olhar Se faz necessário, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, o planejamento de aulas mais dinâmicas e envolventes que levem o aluno a interagir com seu meio e com seus pares. Se faz necessário, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio, o planejamento de aulas mais dinâmicas e envolventes que levem o aluno a interagir com seu meio e com seus pares.

63 Um novo olhar Isto se torna mais difícil nos 3os. anos, uma vez que contam com apenas 1 aula de inglês, na grade curricular. Isto se torna mais difícil nos 3os. anos, uma vez que contam com apenas 1 aula de inglês, na grade curricular.

64 PAULO FREIRE

65 Segundo Paulo Freire... O processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa não envolve apenas o ler e o escrever, mas sim o significativo integrado à leitura de mundo do indivíduo; O processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa não envolve apenas o ler e o escrever, mas sim o significativo integrado à leitura de mundo do indivíduo;

66 Segundo Paulo Freire... Não há linguagem sem a comunicação, sem a compreensão crítica do ser humano no mundo no qual está inserido, de forma que possibilite aos jovens agir sobre o mundo, que pode fazer uso da língua inglesa para expressar seus conhecimentos.

67 Segundo Paulo Freire... É de fundamental importância o respeito à autonomia do educador e à identidade cultural do aluno. É de fundamental importância o respeito à autonomia do educador e à identidade cultural do aluno. Aluno e professor: seres com opção de escolhas e decisões, com possibilidade da ruptura com seu próprio pensamento e modo de agir. Aluno e professor: seres com opção de escolhas e decisões, com possibilidade da ruptura com seu próprio pensamento e modo de agir.

68 Segundo Paulo Freire... Compromisso com a ética, com o buscar a coerência de ações e posturas. A educação é formação com ética e valorização dos sentimentos, que devem acompanhar a preparação profissional, científica e tecnológica. Compromisso com a ética, com o buscar a coerência de ações e posturas. A educação é formação com ética e valorização dos sentimentos, que devem acompanhar a preparação profissional, científica e tecnológica.

69 Segundo Paulo Freire... Professor: desafiar a liberdade criativa do aluno, tarefa libertadora que possibilita ao aluno tornar-se dono da própria história, indivíduo autônomo, livre e em desenvolvimento permanente. Professor: desafiar a liberdade criativa do aluno, tarefa libertadora que possibilita ao aluno tornar-se dono da própria história, indivíduo autônomo, livre e em desenvolvimento permanente.

70 PERRENOUD

71 Segundo Perrenoud... A complexidade envolve o educador e o aluno; ambos em constante aprendizado e transformação diante de um mundo complexo e eletrizante, em suas transformações e inovações. A complexidade envolve o educador e o aluno; ambos em constante aprendizado e transformação diante de um mundo complexo e eletrizante, em suas transformações e inovações.

72 Segundo Perrenoud... Faz- se necessário o pensar e agir constante, em busca de novas metodologias e teorias que tornem sustentáveis as práticas educacionais, amparando o aluno em seu crescimento e transformação resultados do processo educacional. Faz- se necessário o pensar e agir constante, em busca de novas metodologias e teorias que tornem sustentáveis as práticas educacionais, amparando o aluno em seu crescimento e transformação resultados do processo educacional.

73 CELANI

74 Segundo Celani... A busca de novos caminhos e soluções para o desempenho moderno e efetivo no ambiente educacional. A busca de novos caminhos e soluções para o desempenho moderno e efetivo no ambiente educacional. Processo reflexivo e atuante no processo educativo que possibilite o avanço autônomo do educador e do educando. Processo reflexivo e atuante no processo educativo que possibilite o avanço autônomo do educador e do educando.

75 Segundo Celani... Traçar novos mapas, buscando caminhos diferentes. O avanço cientifico e tecnológico permeando o tracejo destes novos mapas. Traçar novos mapas, buscando caminhos diferentes. O avanço cientifico e tecnológico permeando o tracejo destes novos mapas. A modernidade exige adaptabilidade, flexibilidade e permeabilidade. A modernidade exige adaptabilidade, flexibilidade e permeabilidade.

76 Segundo Celani... Necessidade de se correr riscos, com esperança e confiança diante do medo decorrentes do risco. Necessidade de se correr riscos, com esperança e confiança diante do medo decorrentes do risco.

77 Segundo Celani...  Conforme Martin, cada época histórica constrói suas metáforas para o seu bem estar psicológico.  Antes da modernidade: estabilidade, fortaleza particular, parede firme e estável.  Na modernidade: adaptabilidade, flexibilidade, permeabilidade. Hoje, habilidade para se adaptar e mudar é vital.

78 Segundo Celani...  “Para conquistarmos verdadeiramente as regiões incultas é necessário não apenas sobreviver nelas, mas fazer com que façam sentido para os outros”

79 Olhar reflexivo dos integrantes do PUC D Ouvir; Ouvir; Avaliar; Avaliar; Compartilhar; Compartilhar; Refletir; Refletir; Rever posturas e práticas; Rever posturas e práticas; Renovar, reconstruir; Renovar, reconstruir; Multiplicar. Multiplicar.

80 PUC D Aparecida de Fátima Costa Aparecida de Fátima Costaaftmcosta@yahoo.com.br Cleide Antunes Silva teachercleide@ig.com.br Eneida Maria dos Santos Spavieri eneidamel@yahoo.com.br Irene Izilda da Silva irisgirafa@gmail.com

81 PUC D Lucineide Bispo dos Santos lucimayko@bol.com.br Márcio Jean Fialho de Sousa marciopucd@yahoo.com.br Mieko K. Tamura teachermieko@yahoo.com.br Mônica Raimunda de Jesus monicajesus@ig.com.br

82 PUC D Roberta Lopes lopesroberta@yahoo.com.br Rose Gimenes rosegimenes@uol.com.br Tereza Aparecida Nery nerytheckanery@hotmail.com

83 PUC D Terezinha Martins Conrado tmconrado@uol.com.br Valéria Lopes va_lopes@ig.com.br Wilma Isaura Aurélio wilma_tahan@yahoo.com.br

84 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CELANI, A. – 2004 - Culturas de Aprendizagem: risco, incerteza e educação (in A Formação do Professor como um Profissional Crítico: Linguagem e Reflexão) – Mercado das Letras - pp 37 - 57 - 2004 - A Linguagem na Formação de Professores como Profissionais Reflexivos e Críticos (in A Formação do Professor como um Profissional Crítico: Linguagem e Reflexão) –Mercado de Letras - pp 59 - 85

85 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FREIRE, P. – 1996 - Pedagogia dos sonhos possíveis - pp 55 - 83 MOSCOVICI, S. – Representações Sociais – Investigações em Psicologia Soacial, Rio de Janeiro, Vozes, 2003.

86 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PERRENOUD, P. – 2002 - A Prática Reflexiva no Ofício de Professor – Profissionalização e Razão Pedagógica - Editora Artmed - Saber Refletir sobre a Própria Prática: Objetivo Central da Formação dos Professores? – pp 47-70

87 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS JODELET, D. (1989). Les Représentations sociales: un domaine en expantion. Em D. Jodelet (org.), Les représentations Sociales. Paris: Press Universitary de France. MOSCOVICI, S. (1989). Des représentations collectives aux Représentations Sociales. Em D. Jodelet (org.), Les Représentations Sociales. Paris, Press Universitary de France.


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