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Estratégias de Aquisição e Reestruturação

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Apresentação em tema: "Estratégias de Aquisição e Reestruturação"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Aquisição e Reestruturação
Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Reestruturação Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 South-Western Publishing Company

2 Resultados Estratégicos
Implementação da Estratégia Capítulo 13 Empreendedorismo e Inovação Corporativos Capítulo 11 Estrutura e Controle Organizacionais Capítulo 10 Governança Corporativa Capítulo 12 Liderança Estratégica Formulação da Estratégia Competitividade Retornos Superiores à Média Intenção Estratégica Missão Estratégica Capítulo 2 O Ambiente Externo Capítulo 3 Interno Processo de Administração Estratégica Feedback Insumos Estratégicos Ações Estratégicas Resultados Estratégicos Capítulo 4 Estratégia no Nível de Negócios Capítulo 5 Dinâmica Competitiva Capítulo 6 Estratégia de Nível Corporativo Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Reestruturação

3 Fusões e Aquisições Fusão: estratégia através da qual duas empresas concordam em integrar suas operações em base relativamente co-igual Aquisição: estratégia através da qual uma empresa compra uma participação de controle de outra empresa com a intenção de tornar a empresa adquirida um negócio subsidiário dentro de seu portfólio Takeover: tipo especial de aquisição em que a empresa-alvo não solicitou o lance de compra da empresa adquirente

4 Razões para Aquisições
Aprender e desenvolver novas capacidades Maior poder de mercado Remodelar o escopo competitivo da empresa Aquisições Superar barreiras de entrada Maior diversificação Custo do desenvolvimento de novos produtos Menor risco em comparação com desenv. de novos produtos Maior velocidade de entrada em mercados

5 Razões para Aquisições :
Maior Poder de Mercado Fatores que aumentam o poder de mercado quando uma empresa é capaz de vender seus produtos ou serviços acima dos níveis competitivos ou quando os custos de suas atividades primárias ou de suporte são inferiores aos dos competidores geralmente isso se deve ao tamanho da empresa e seus recursos e capacidades para competir O poder de mercado é aumentado por aquisição horizontal aquisição vertical aquisição relacionada

6 Razões para Aquisições:
Superar Barreiras de Entrada Barreiras de entrada incluem economias de escala de competidores estabelecidos produtos diferenciados dos competidores relações duradouras com clientes que criam fidelidade aos produtos dos competidores aquisição de uma empresa estabelecida pode ser mais eficiente do que entrar no mercado como um competidor que oferece um bem ou serviço não familiar aos compradores atuais proporciona ao novo entrante um acesso imediato ao mercado

7 Razões para Aquisições:
Custo do Desenvolvimento de Novos Produtos e Velocidade de Entrada em Mercados Investimentos significativos dos recursos de uma empresa são necessários para Desenvolver novos produtos internamente introduzir novos produtos no mercado A aquisição de um competidor pode resultar em retornos mais previsíveis entrada mais rápida no mercado rápido acesso a novas capacidades

8 Razões para Aquisições:
Menor risco em comparação com desenvolvimento de novos produtos Os resultados de uma aquisição podem ser estimados com mais facilidade e precisão em comparação com os resultados de um processo interno de desenvolvimento de produto Portanto os gerentes podem ver as aquisições como uma redução de riscos

9 Razões para Aquisições:
Maior Diversificação Pode ser mais fácil desenvolver e introduzir novos produtos em mercados atendidos atualmente pela empresa Pode ser difícil desenvolver novos produtos para mercados nos quais a empresa não tenha experiência é incomum que uma empresa desenvolva novos produtos internamente como meio de diversificar suas linhas de produto aquisições são a forma mais fácil e rápida de diversificar uma empresa e mudar seu portfólio de negócios

10 Razões para Aquisições:
Remodelar o Escopo Competitivo da Empresa As empresas podem utilizar aquisições para reduzir sua dependência de um ou mais produtos ou mercados Reduzir a dependência que a empresa tem de mercados específicos altera o escopo competitivo da empresa

11 Razões para Aquisições:
Aprender e Desenvolver Novas Capacidades Aquisições podem proporcionar capacidades que a empresa não possui Aquisições podem ser usadas para adquirir uma capacidade tecnológica específica aumentar a base de conhecimento da empresa reduzir a inércia

12 Problemas com Aquisições
Dificuldades de Integração Demasiadamente grande Aquisições Avaliação inadequada do alvo Gerentes abertamente focalizados em aquisições Dívida grande ou extraordinária Demasiada diversificação Incapacidade para obter sinergia

13 Problemas com Aquisições
Dificuldades de Integração Desafios de integração incluem fundir duas culturas corporativas distintas vincular diferentes sistemas financeiros e de controle criar relações de trabalho eficientes (especialmente quando os estilos gerenciais diferem) resolver problemas referentes à situação dos executivos da empresa recém-adquirida a perda de pessoal importante enfraquece as capacidades da empresa adquirida e reduz seu valor

14 Problemas com Aquisições
Avaliação Inadequada do Alvo A avaliação requer o exame cuidadoso de centenas de questões, incluindo financiamento da transação pretendida diferenças de culturas entre a empresa adquirente e a empresa-alvo conseqüências fiscais da transação ações que seriam necessárias para integrar as duas forças de trabalho com sucesso Um processo de due diligence ineficaz pode resultar no pagamento de um ágio excessivo pela empresa-alvo

15 Problemas com Aquisições
Dívida Grande ou Extraordinária A empresa pode fazer dívidas significativas para adquirir a empresa-alvo O alto endividamento pode aumentar a possibilidade de falência levar a um rebaixamento na classificação de crédito da empresa impedir o investimento necessário em atividades que contribuem para o sucesso de longo prazo da empresa

16 Problemas com Aquisições
Incapacidade para Obter Sinergia Sinergia existe quando os ativos valem mais quando são utilizados em conjunto uns com os outros do que quando são utilizados separadamente As empresas enfrentam custos de transação quando utilizam estratégias de aquisição para criar sinergia As empresas tendem a subestimar os custos indiretos ao avaliarem uma aquisição em potencial

17 Problemas com Aquisições
Diversificação Excessiva Empresas diversificadas precisam processar mais informações de maior diversidade O escopo criado pela diversificação pode levar os gerentes a confiarem demais em controles financeiros em vez de estratégicos para avaliar os desempenhos das unidades de negócio As aquisições podem se tornar substitutos para inovação

18 Problemas com Aquisições
Gerentes Demasiadamente Focalizados em Aquisições Gerentes das empresas-alvo podem atuar em um estado de animação suspensa virtual durante uma aquisição Os executivos podem ficar hesitantes em tomar decisões com conseqüências de longo prazo até que as negociações tenham sido concluídas O processo de aquisição pode criar uma perspectiva de curto prazo e maior aversão ao risco entre altos executivos de uma empresa-alvo

19 Problemas com Aquisições
Demasiadamente Grande Custos adicionais podem exceder os benefícios das economias de escala e do poder de mercado adicional O tamanho maior pode levar a controles mais burocráticos Controles formalizados freqüentemente levam a um comportamento gerencial relativamente rígido e padronizado A empresa pode produzir menos inovação

20 Atributos das Aquisições Efetivas
Resultados Ativos ou recursos complementares Empresas adquirentes com ativos que atendem as necessidades atuais para construir competitividade Aquisições amigáveis Acordos amigáveis tornam a integração mais suave Processo de seleção cuidadoso Avaliações e negociações deliberadas tendem a resultar em uma integração fácil e a construir sinergias Manter folga financeira Proporcionar recursos financeiros adicionais suficientes, de forma que projetos lucrativos não sejam abandonados

21 Atributos das Aquisições Efetivas
Resultados Dívida baixa a moderada Empresa incorporada mantém flexibilidade financeira Ênfase sustentável em inovação Continua a investir em P&D como parte da estratégia geral da empresa Flexibilidade Tem experiência em gestão de mudança e é flexível e adaptável

22 Reestruturação das Atividades
Downsizing Redução de empregados no atacado Downscoping Eliminar ou fechar negócios não-centrais da empresa, de forma seletiva Reduzir o escopo das operações Leva a maior foco Leveraged Buyouts (LBO) Uma parte compra todos os ativos de uma empresa a fim de torná-la privada.

23 Reestruturação e Resultados
Reduzidos custos de mão-de-obra Perda de capital humano Downsizing Reduzidos custos da dívida Menor desempenho Downscoping Ênfase em con- troles estratégicos Desempenho mais elevado Leveraged buyout Elevados custos da dívida Risco mais elevado


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