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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Gestão do conhecimento Profº: Eduardo Andrade Alunos: Andreia Vieira Gilbert Emmanuel Gilberto Ferreira Marcela Santiago Nadma Barbosa Valéria Fraga

2 OBJETIVO Abordar a aprendizagem organizacional e sua importância para a organização e para o indivíduo. Mostrar os níveis de aprendizagem e a sua relação com o desempenho. 

3 O QUE É APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL?
“A aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização.” (Guns, 1998) É uma característica de organizações que aprendem.

4 ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
“A organização que aprende é a que dispõe de habilidades para criar e transferir conhecimentos, e é capaz de modificar seu comportamento, de modo a refletir os novos conhecimentos e idéias.” Garvin (1993) “São instituições nas quais as pessoas se voltam para a aprendizagem coletiva, o que requer o comprometimento com resultados que sejam motivadores.” Senge (1990)

5 APRENDIZAGEM INDIVIDUAL versus APRENDIZAGEM COLETIVA
Ocorre a partir das experiências e observações individuais; Aprendizagem organizacional (coletiva): Quando essas experiências e observações são compartilhadas entre os membros da organização.

6 AS 5 DISCIPLINAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Domínio pessoal Modelos mentais Visões compartilhadas Aprendizagem em grupo Pensamento sistêmico Senge (1990)

7 CAMINHOS ATRAVÉS DOS QUAIS A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL OCORRE
Resolução sistemática de problemas Experimentação Experiências passadas Circulação de conhecimento Experiências realizadas por outros Garvin (1993)

8 TIPOS DE APRENDIZAGEM Tarefas Sistêmica Cultural Liderança Equipe
Estratégica Empreendedora Reflexiva Transformacional Guns (1998)

9 APRENDIZAGEM versus DESEMPENHO
“Organizações baseadas na aprendizagem concentram-se em realizar melhor suas tarefas. Elas veem a aprendizagem como uma ótima maneira de melhorar o desempenho de longo prazo.” (Guns, 1998)

10 ESTUDO DE CASO “Nossa prioridade é gerenciar e colocar em rede o nosso conhecimento […], de forma a nos tornar ainda mais eficientes e a proporcionar maiores benefícios aos nossos clientes.” Heinrich Von Pierer, Presidente Mundial Siemens

11 ESTUDO DE CASO A missão do CEGC (Comitê Executivo de Gestão do Conhecimento) reflete a preocupação da Siemens em fortalecer as suas ações de gestão de conhecimento:  fortalecer a nossa cultura de gestão e partilha de conhecimento;  garantir a melhoria contínua dos nossos processos e das nossas ferramentas de gestão do conhecimento, a partir da análise das nossas métricas para o processo de gestão de conhecimento;  fortalecer a posição da Siemens como benchmark mundial em gestão do conhecimento.

12 ESTUDO DE CASO Métricas: Strategic-Skill-Gap KS-Enabled

13 ESTUDO DE CASO Práticas gerenciais e ferramentas: “Siemens Sharenet”;
People Sharenet; “Athena”; Happy Hour do Saber.

14 O aprendizado requer esforço e envolvimento de todos.
CONCLUSÃO A aprendizagem organizacional envolve uma mudança nos valores e na cultura da organização. O aprendizado requer esforço e envolvimento de todos.

15 REFERÊNCIAS ALVARENGA NETO, R. C. D. de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – PPGCI, Escola de Ciência da Informação da UFMG, Belo Horizonte. FLEURY, Afonso e FLEURY, Maria T. L. APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: As experiências de Japão, Coréia e Brasil. 2. ed., São Paulo: Atlas, 1997. GUNS, Bob. A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE RÁPIDO: Seja competitivo utilizando o aprendizado organizacional. São Paulo: Futura, 1998.


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