Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GESTÃO DO CONHECIMENTO
2
Gestão do Conhecimento
Refere-se a todo o esforço sistemático realizado pela organização para criar, utilizar, reter e medir o seu conhecimento.
3
Gestão do conhecimento (GC)
Pode ser definida como um processo que capta, armazena, administra e disponibiliza os conhecimentos individuais, transformando-os em conhecimento organizacional disseminado dentro e fora da organização
4
Pontos são os delineadores da prática da Gestão do Conhecimento nas organizações:
Criação do conhecimento: transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito. Transformar os conhecimentos individuais em conhecimento coletivo, organizacional
5
Pontos são os delineadores da prática da Gestão do Conhecimento nas organizações:
• Utilização do conhecimento: Não adianta investir na criação do conhecimento se não houver, na organização, uma cultura de pesquisa voltada para o aproveitamento desse conhecimento.
6
Pontos são os delineadores da prática da Gestão do Conhecimento nas organizações:
• Retenção do conhecimento: assimilar ou preservar o conhecimento.
7
Pontos são os delineadores da prática da Gestão do Conhecimento nas organizações:
• Medição do conhecimento: a quantidade de conhecimento de uma organização é a diferença entre o seu valor de mercado e o seu valor patrimonial.
8
CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
9
Teoria da Criação do Conhecimento Takeuchi e Nonaka (2008)
Duas dimensões da criação do conhecimento epistemológica ontológica
10
Dimensão Ontológica Conhecimento é criado apenas por indivíduos.
Uma organização não pode criar conhecimento sem os indivíduos. A criação do conhecimento organizacional deve ser compreendida como um processo que amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. on.to.lo.gi.a Substantivo feminino. Parte da filosofia que trata da natureza do ser. § on.to.ló.gi.co adj.
11
Dimensão Epistemológica
Considera-se os conceitos de conhecimento tácito e conhecimento explícito Uma organização cria e utiliza conhecimento convertendo o conhecimento tácito em conhecimento explícito, e vise-versa. Corresponde à conversão interativa entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. e.pis.te.mo.lo.gi.a Substantivo feminino. Estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados das ciências já constituídas; teoria da ciência. § e.pis.te.mo.ló.gi.co adj.
12
MODELO SECI É o processo de criação do conhecimento organizacional
15
SOCIALIZAÇÃO Tácito – tácito
É um processo de compartilhamento de experiências: troca de experiência, por meio da convivência direta, da observação, da imitação e da prática
16
EXTERNALIZAÇÃO Tácito – explícito
consiste na articulação do conhecimento tácito em explícito através de ações que possam ser entendidas pelos outros: redação
17
INTERNALIZAÇÃO Explícito – tácito
Para que o explícito se torne tácito é necessário a verbalização e a diagramação do conhecimento sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais.
18
COMBINAÇÃO Explícito – explícito
é o processo de sistematização do conhecimento explícito em um sistema de conhecimento, onde os indivíduos trocam e combinam conhecimento através de meios como documentos, reuniões, redes de comunicações computadorizada.
19
CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
As empresas devem fornecer um contexto apropriado que facilite as atividades grupais, a fim de que os quatros modelos de conversão do conhecimento sejam bem sucedidos.
20
BA É definido como um contexto dinâmico em que o conhecimento é compartilhado, criado e utilizado. Pode ser: Físico (um escritório ou uma biblioteca), Virtual ( , teleconferência), Mental (por meio de compartilhamento de idéias e experiências), Ou uma combinação de todos
22
O sucesso definitivo da criação do conhecimento resume-se ao modo como os membros de uma organização relacionam-se entre si.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.