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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Victor N.

2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações não funcionam ao acaso. FATOR HUMANO DIFERENÇAS; PERSONALIDADE; RELACIONAMENTO; COMUNICAR.

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

6 O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ?

7 CONCEITO Refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organização. É o campo que investiga o impacto que os indivíduos e grupos e estrutura organizacional tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de aplicar tais conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.

8 CONCEITO É um campo de estudo voltado para prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto organizacional. Enfoca em comportamentos observáveis: (conversar, trabalhar) Lida com ações internas: (pensar, perceber e decidir) Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e com influência da organização sobre as pessoas.

9 INTRODUÇÃO Personalidade, atitudes,percepção aprendizado, motivação.
CO- trata do comportamento Individual: Personalidade, atitudes,percepção aprendizado, motivação.

10 Gangue do Terror

11 INTRODUÇÃO Normas, papéis, construção de equipes; conflitos;
CO – trata comportamento grupal: Normas, papéis, construção de equipes; conflitos;

12 CARACTERÍSTICAS DO CO As principais características do CO são:
É uma disciplina científica aplicada- questões práticas, buscando aumentar a satisfação das pessoas no trabalho; Adota uma abordagem contingencial – abordagem situacional, tudo depende das circunstancias. Utiliza métodos científicos – desenvolve e testa empiricamente hipóteses ; metodologia de pesquisa sistemática.

13 CARACTERÍSTICAS DO CO 4. Ajuda a lidar com pessoas na organização 5. Recebe contribuições de várias ciências comportamentais – Ciência política, antropologia, psicologia, PSI social e organizacional, sociologia etc. É interdisciplinar. 6. Esta ligada a vários campos de estudo – Teoria das organizações (TO) Desenvolvimento organizacional (DO) Gestão de pessoas Recursos Humanos

14 Perspectiva Intermediária
Macroperspectiva Comportamento do sistema organizacional como um todo. Perspectiva Intermediária Trata o comportamento de grupo e de equipes na organização. Microperspectiva Trata o comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização. TRÊS NÍVEIS DO CO

15 TRÊS NÍVEIS DO CO Macroperspectiva - C. Macroorganizacinal
Estudo dos comportamentos de organizações inteiras. Liderar, comunicar, decisões, estresse, conflito, negociação, poder, política, coordenar. Intermediária – C. mesoorganizacional Comportamento de pessoas que trabalham em grupo ou em equipe. Dinâmica grupal ou intergrupal. Microperspectiva – C. microorganizacinal Focada no comportamento do indivíduo. Diferenças, personalidade, percepção, motivação e satisfação no trabalho. TRÊS NÍVEIS DO CO

16 MODELO DE CO Modelo constituído de três níveis:
Individual, grupal e organizacional. Individual Organizacional Cada nível é construído sobre o anterior.

17 VARIÁVIES INDEPENDENTES
Variável no nível do sistema organizacional - Assim como os grupos são mais do que a soma de seus membros individuais, a organização é mais que a soma dos grupos. Variável no nível do grupo – O comportamento do grupo é mais que a soma das ações do indivíduo que fazem parte dele.

18 Variável no nível do indivíduo – As organizações dependem das pessoas para poder funcionar. As ingressam no trabalho com determinadas características pessoais e individuais. Influenciam comportamento no seu trabalho: Características biográficas, formação e capacitação, valores, atitudes, personalidade e emoções.

19 VARIÁVIES DEPENDENTES
As variáveis dependentes constitui os fatores fundamentais que pretendem explicar ou medir e são afetados pelos fatores independentes.

20 1. Produtividade A produtividade na organização é alcançada pro meio das pessoas, por isso, as organizações estão sempre procurando descobrir fatores que influenciam e melhoram a eficácia e eficiência.

21 Eficácia X Eficiência

22 Eficiência: significa o uso adequado dos recursos disponíveis – ênfase nos meios e processos. Eficácia: significa alcançar metas e objetivos previamente definidos – ênfase no fins e resultado. Empresa é eficaz quando atende as necessidades do cliente e eficiente quando o faz com baixo custo.

23

24 2. Absenteísmo É o não comparecimento das pessoas ao trabalho,seja por faltas voluntárias ou involuntárias. Tem custo elevado: Valor anual foi estimado em 40 milhões em empresas americanas, na industria alemã representa 60 bilhões de marcos por ano. Empresa de 100 funcionários e seu absenteísmo for 5%. Ela pode contar com 95 % das pessoas.

25 3. Rotatividade ou Turnover
É a constante entrada e saída de pessoas da organização, seja voluntária ou involuntariamente. Custo elevado – dólares por ano. (recrutamento, capacitação, treinamento) Ponto positivo: Dar oportunidade a funcionário baixo desempenho ficar mais competentes e motivados

26 4. SATISFAÇÃO NO TRABALHO
É a diferença entre as recompensas recebidas pela pessoa e aquilo que ela acredita merecer ou deseja receber. É mais uma atitude do que comportamento.

27 CIDADANIA ORGANIZACIONAL
É um comportamento discriminatório que não faz parte das exigências funcionais de uma pessoa, mas que pode ajudar a promover o funcionamento eficaz da organização. Boas práticas e convivência.

28 OS NOVOS DESAFIOS CO

29 1. O MUNDO ESTÁ MUDANDO MUITO RÁPIDO. 2
1. O MUNDO ESTÁ MUDANDO MUITO RÁPIDO. 2. o AMBIENTE DE NEGÓCIO ESTÁ MUDANDO. 3. A FORÇA DE TRABALHO ESTÁ MUDANDO. 4. AS EXPECTATIVAS DO CLIENTES E CONSUMIDORES ESTÃO MUDANDO. 5. AS ORGANUIZAÇÕES ESTÃO MUDANDO. 6. OS GERENTES E LÍDERES ESTÃO MUDANDO. 7. O CONHECIMENTO HUMANO ESTÁ SE TORNANDO O PRINCIPAL FATOR DE PRODUÇÃO DE RIQUEZA.

30 UTILIDADES DO CO Pensar sistematicamente sobre o comportamento de pessoas e grupos em trabalho organizado e integrado. Oferecer um vocabulário de termos e conceitos, propor conjunto de técnicas para lidar com problemas e oportunidades que ocorrem no trabalho. Criar condições para tornar as organizações mais eficazes e competitiva de maneira sustentável


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