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2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)

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Apresentação em tema: "2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)"— Transcrição da apresentação:

1 2016

2 Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)

3  Contexto neotecnicista  “responsabilização” vertical  Meritocracia  idolatria da avaliação produto/centrada  o viés da qualidade mercadológica

4 De que qualidade estamos falando? Que formação desejamos? Como a avaliação pode colaborar?

5 Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito Manoel de Barros

6  Formação ampliada ( qualidade social)  Foco nas aprendizagens  Metodologias ativas  Indissociabilidade teoria/prática  Construção de subjetividades solidárias, interdisciplinares e críticas  Processos dialógicos e problematizadores  Dúvida epistemológica como valor  Avaliação como recurso para aprendizagens

7 ATIVIDADE FORMADORA APRENDIZAGENSENSINO Avaliação

8 A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós Manoel de Barros

9  Linear Objetivos da aula Conteúdos abordadosEstratégias de ensino Avaliação dos resultados

10  Contraditória ou complexa objetivos conteúdos Avaliação métodos ------------------------------------------------------------------------------------------ realidade

11  Ambiência democrática  Retórica dialógica  Pacto de qualidade negociado (Coletivos organizados para ação)  Negociação e formulação de metas com responsabilização multilateral  Controle social

12 COMPETÊNCIA COLETIVA/PARTICIPAÇÃO

13 PLURALISMO DE VISÕES PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA

14 HORIZONTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FORTALECIMENTO DOS ATORES

15 NEGOCIAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO BILATERAL

16 ?

17

18  O lugar da AVALIAÇÃO no trabalho pedagógico  O significado da AVALIAÇÃO formativa  O sentido do erro  O papel dos instrumentos  A AVALIAÇÃO informal  As relações de poder

19  O aluno concreto x o profissional desejado  O professor como mediador do trabalho pedagógico  As microdecisões pedagógicas e o significado político  O Projeto Pedagógico e o trabalho coletivo  A centralidade do par objetivos/ avaliação  A avaliação a serviço das aprendizagens  As condições objetivas existentes 

20  PRECISO E QUERO ATINGIR ESSES OBJETIVOS PARA CONTRIBUIR COM O PP DO MEU CURSO....  DEVO BUSCAR ESTAS EVIDÊNCIAS QUE ENTENDO TRADUTORAS DO ÊXITO DE NOSSO PERCURSO...

21  TORNAREI CLARO NOSSO ALVO PARA O ALUNO  VOU CONSTRUIR E MOSTRAR OS CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO E OS CRITÉRIOS DE ÊXITO  CONSTRUIREI TAREFAS DEFLAGRADORAS DOS OBJETIVOS

22  1.Quero saber se... 2. Para decidir que..... 3. Para tal, devo observar isto: 3.1 3.2 3.n 4. da seguinte maneira: propor as tarefas evidenciadoras das competências desejadas

23

24 Magritte( 1936) La Clairvoyance

25 Obrigada ! maradesordi@uol.com.br


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