Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIago Álvaro Castilho Alterado mais de 8 anos atrás
1
2016
2
Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)
3
Contexto neotecnicista “responsabilização” vertical Meritocracia idolatria da avaliação produto/centrada o viés da qualidade mercadológica
4
De que qualidade estamos falando? Que formação desejamos? Como a avaliação pode colaborar?
5
Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito Manoel de Barros
6
Formação ampliada ( qualidade social) Foco nas aprendizagens Metodologias ativas Indissociabilidade teoria/prática Construção de subjetividades solidárias, interdisciplinares e críticas Processos dialógicos e problematizadores Dúvida epistemológica como valor Avaliação como recurso para aprendizagens
7
ATIVIDADE FORMADORA APRENDIZAGENSENSINO Avaliação
8
A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós Manoel de Barros
9
Linear Objetivos da aula Conteúdos abordadosEstratégias de ensino Avaliação dos resultados
10
Contraditória ou complexa objetivos conteúdos Avaliação métodos ------------------------------------------------------------------------------------------ realidade
11
Ambiência democrática Retórica dialógica Pacto de qualidade negociado (Coletivos organizados para ação) Negociação e formulação de metas com responsabilização multilateral Controle social
12
COMPETÊNCIA COLETIVA/PARTICIPAÇÃO
13
PLURALISMO DE VISÕES PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA
14
HORIZONTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FORTALECIMENTO DOS ATORES
15
NEGOCIAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO BILATERAL
16
?
18
O lugar da AVALIAÇÃO no trabalho pedagógico O significado da AVALIAÇÃO formativa O sentido do erro O papel dos instrumentos A AVALIAÇÃO informal As relações de poder
19
O aluno concreto x o profissional desejado O professor como mediador do trabalho pedagógico As microdecisões pedagógicas e o significado político O Projeto Pedagógico e o trabalho coletivo A centralidade do par objetivos/ avaliação A avaliação a serviço das aprendizagens As condições objetivas existentes
20
PRECISO E QUERO ATINGIR ESSES OBJETIVOS PARA CONTRIBUIR COM O PP DO MEU CURSO.... DEVO BUSCAR ESTAS EVIDÊNCIAS QUE ENTENDO TRADUTORAS DO ÊXITO DE NOSSO PERCURSO...
21
TORNAREI CLARO NOSSO ALVO PARA O ALUNO VOU CONSTRUIR E MOSTRAR OS CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO E OS CRITÉRIOS DE ÊXITO CONSTRUIREI TAREFAS DEFLAGRADORAS DOS OBJETIVOS
22
1.Quero saber se... 2. Para decidir que..... 3. Para tal, devo observar isto: 3.1 3.2 3.n 4. da seguinte maneira: propor as tarefas evidenciadoras das competências desejadas
24
Magritte( 1936) La Clairvoyance
25
Obrigada ! maradesordi@uol.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.