Disciplina a oferta de produtos e serviços ao público Aluna: Ariane Felício Docente: Marilda Castelar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
Estatuto da Criança e do Adolescente
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Revisão.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Concepções Teóricas em Psicologia II
ATIVIDADE AVALIATIVA:
ARQUITETURA E URBANISMo
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
MELHORIA NA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A CONDUTOR
ARQUITETURA E URBANISMo
II Jornada Científica dos Estudantes de Medicina da UNIGRANRIO
Desmistificando a Psicologia Organizacional
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 1)
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
Profª. Selma Maria da Silva
TRABALHO DO MENOR.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
ESF Integralidade da assistência
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Atendimentos breves Aconselhamento psicológico
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 05. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Psicopedagogo clínico
Avaliação Psicológica: Diretrizes na Regulamentação da Profissão
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Direito à saúde e defesa do consumidor
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Fundamentos do Psicodiagnóstico
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Universidade Federal do Rio Grande Psicologia Educacional
Eduardo Hipólito do Rego
Questões éticas e panorama da Avaliação Psicológica no Brasil
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.   Em 1990, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor (CDC), um grande marco na história da defesa.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DEONTOLOGIA 1° semestre- 2010
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
Psicologia da Educação
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Disciplina a oferta de produtos e serviços ao público Aluna: Ariane Felício Docente: Marilda Castelar

CONTEXTUALIZANDO A profissão da Psicologia é regulamentada pela Lei de 27/08/1962. Confere ao psicólogo o direito de utilizar, privativamente, métodos e técnicas psicológicas com os objetivos de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO BRASIL Aplica conhecimento teórico e técnico da psicologia, com o objetivo de identificar e intervir nos fatores determinantes das ações e dos sujeitos. O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO BRASIL Contribui para a produção do conhecimento científico da psicologia através da observação, descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem, personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; Analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicossociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico;

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO BRASIL Promove a saúde mental na prevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial; Elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para conhecimento das condições do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsíquicos e das relações interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento apropriado, conforme a necessidade

ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO PSICÓLOGO NO BRASIL O psicólogo desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente e em equipes multiprofissionais, em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais, atuando em: hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente.

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO CONSIDERANDO a Resolução CFP 010/97, que estabelece critérios para divulgação, publicidade e o exercício profissional do Psicólogo, associados a práticas que não estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos no Campo da Psicologia;

DOS DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR Art. 6º, alínea I: a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos. Art. 6º, alínea IV: a proteção contra publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusula abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; Art. 6º, alínea VI: a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos;

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO Resolve: Art.1º § 1º - Entende-se como produto os testes psicológicos, inventários de interesses, material de orientação vocacional, jogos e outros instrumentos. § 2º - Entende-se como serviços as atividades profissionais de Psicólogo prestadas a uma ou mais pessoas, organizações ou comunidades.

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO Art. 2º - Todo produto oferecido ao público deverá ter uma correspondente ficha técnica, constando obrigatoriamente, no mínimo, os seguintes itens: Nome do produto, fornecedor, data da edição ou fabricação, tipo, forma de apresentação, quantidade de fases, duração média de execução, forma de utilização, fundamentação teórica e responsáveis técnicos com CRP.

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO Art. 3º - No rótulo de produtos de consumo restrito de psicólogos, deverá constar a indicação, de forma visível e facilmente identificável, de que o produto só pode ser adquirido por psicólogos mediante apresentação de sua carteira de identidade profissional e de que o descumprimento desta norma fere a legislação federal (Lei 4.119/62).

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO § 1º- Os produtos psicológicos vinculados a métodos e técnicas privativas do psicólogo, somente poderão ser vendidos, comercializados ou cedidos a psicólogo devidamente registrado em um Conselho Regional, ou a pessoa jurídica, em todo ou em parte através de Psicólogo responsável. § 2º - A utilização dos produtos e a divulgação de seus resultados são atividades privativas de psicólogos.

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO § 3º - Os produtos de consumo restrito aos psicólogos e os de consumo amplo ficam obrigados a apresentar resultados compatíveis com os objetivos propostos pelos mesmos e a estarem em acordo com as premissas teórico – técnicas que os fundamentam

DISCIPLINA A OFERTAS DE PRODUTOS E SERVIÇO AO PÚBLICO Art. 4º - É de responsabilidade das editoras de testes psicológicos e da instituição que os comercializa o zelo pela qualidade do produto, bem como da venda exclusiva destes produtos conforme art. 3º, parágrafo 1º, desta resolução. Art. 5º - Cabe aos Conselhos de Psicologia a fiscalização da comercialização dos serviços e produtos oferecidos por psicólogos.

ENTRAVES DA RESOLUÇÃO Segundo Souza (2008), grande parte dos instrumentos comercializados no Brasil não estão de acordo com as definições estabelecidas pelo CFP.

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS Obrigação ética que a prática requer: o profissional precisa ter consciência da influência que ele exerce sobre a vida do cliente, seja ele indivíduo, família, grupo, comunidade, instituição ou organização. Exigência ética elementar: atualização profissional ao nível do conhecimento científico, familiarização com as várias técnicas e instrumentos específicos, potencialidades e limites interpretativos.

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS Segundo afirma Coelho (2007), teorias e práticas psicológicas mobilizam processos e geram efeitos; novas formas de estar no mundo, propiciando, a partir de experiências intersubjetivas transformações importantes, em cada sujeito, nas formas de contato com o outro e consigo mesmo.

ÉTICA E DIREITOS HUMANOS “[...] toda técnica ‘deve’ ser ética. Não deveria ser possível separar ética de técnica. Mas para que isso se efetive parece ser necessário que cada um de nós (psicólogos e estudantes de psicologia) possa suportar as frustrações decorrentes dos limites (seus próprios e de seus objetos de escolha)” (Coelho, 2007).

REFERÊNCIAS Atribuições Profissionais do Psicólogo no Brasil. Disponível em Resolução CFP 11/2000. Disciplina a ofertas de produtos e serviços ao público. Disponível em CAMÕES, C., OLIVEIRA, M.F. A ética na avaliação psicológica: uma perspectiva psico-filosófica. Disponível em < COELHO, N.E.J. Ética & técnica em psicologia: Narciso e o avesso do espelho. Disponível em CRP-MG. Guia para o exercício profissional- Psicologia: Legislação, Orientação, Ética, Compromisso Social. 3ª edição, Disponível em SOUZA, C., at all. Proposta de Revisão do método zulliger- forma coletiva. Disponível em