ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO PCNP DE ARTE ANTONIO CAFFI NÚCLEO PEDAGÓGICO DA D.E. CARAPICUÍBA-SP Contato: Npe: decarnpe@educacao.sp.gov.br BLOG: ensinodearteemcarapicuiba.blogspot.com E-mail: pcopartedecarapicuiba@gmail.com Telefone: 4185 8241
EQUIPES APRENDENTES: O PROFESSOR QUE COMPARECEU À ORIENTAÇÃO TÉCNICA DEVERÁ RETRANSMITIR AS INFORMAÇÕES E OS CONHECIMENTOS NA ESCOLA .
TEATRO
OBJETIVO: SUBSIDIAR O PROFESSOR DE ARTE NA EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO DE ARTE NA SALA DE AULA; ESTUDAR O CADERNO DO PROFESSOR DE ARTE NAS O.T.S; DESENVOLVER ESTUDOS/TRABALHOS COM HABILIDADES COMUNS DO CURRÍCULO OFICIAL.
“AÇÕES DE ALINHAMENTO E ACOMPANHAMENTO” (mesma linguagem para todos, ou unidade para o ensino de arte): OBSERVAR A COERÊNCIA ENTRE: PLANEJAMENTO DA ESCOLA – PLANEJAMENTO BIMESTRAL DO PROFESSOR DE ARTE- PLANO DE AULA DO PROFESSOR DE ARTE EM CONSONÂNCIA COM O CURRÍCULO OFICIAL.
ARTE Caderno 7º ano EF – volume 2 Situação de Aprendizagem 4: Teatro. Tema: Os diálogos de matérias e ferramentas com as linguagens da arte Atividade: Movendo a apreciação Proposição I: página 34. H01 Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal. (GI)
ARTE Nesta situação de aprendizagem a proposta é trabalhar com o repertório do teatro de animação. Os textos imagéticos apresentam diferentes possibilidades de trabalho com os personagens característicos desse gênero teatral. Chame a atenção para os exemplos; Levante hipóteses sobre os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens; são personagens para que tipo de espetáculo? A qual público se destina o espetáculo? A proposta é que o aluno decida por uma melhor resposta sobre o provável público alvo a que se destina um texto teatral a partir das informações contidas nas questões oferecidas pelo professor.
Estrutura didática do ensino de Arte de acordo com o currículo oficial do Estado de São Paulo
PROCEDIMENTO DIDÁTICO (RESUMO ESQUEMÁTICO - sequência didática): RODA DE CONVERSA INICIAL (atividade permanente do Ensino de Arte); RODA DE CONVERSA INICIAL = SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO ENCAMINHAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TEMA (CONHECER) FAZER /PRODUÇÃO FUNDAMENTADA RODA DE CONVERSA FINAL, FRUIÇÃO/AVALIAÇÃO DO PRODUTO FINAL = O QUE FICOU DA NOSSA CONVERSA ? NOVOS ENCAMINHAMENTOS. OBS.:RESUMO DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS no caderno do Professor
O QUE É SONDAGEM ?
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NUTRIÇÃO ESTÉTICA
OS TERRITÓRIOS:
O QUE SÃO TERRITÓRIOS:
LINGUAGEM TEATRO , TERRITÓRIO: MATERIALIDADE
LINGUAGEM: TEATRO, TERRITÓRIOS: LINGUAGENS ARTÍSTICA E MATERIALIDADE.
CADERNO DO PROFESSOR DE ARTE 7º ANO P. 31 A 37: VÍDEO: “ A DANÇA DOS PAEZINHOS – CHARLES CHAPLIN” FRUIÇÃO DO VÍDEO
OBJETOS PERSONAGENS – CADERNO DO PROF. DE ARTE – 7º ANO
VER PÁGINA 34 CADERNO DO PROF. DE ARTE PARA A APRECIAÇÃO DAS IMAGENS. Figuras 17 a 21 – Cia. Mariza Basso. Teatro de Formas Animadas. Personagens do espetáculo Sítio dos objetos. Técnica: manipulação de objetos. 17) Galinha. 18) Galo. 19) O caipira. 20) Porcos. 21) Pato. VER PÁGINA 34 CADERNO DO PROF. DE ARTE PARA A APRECIAÇÃO DAS IMAGENS.
Figuras 22 a 25 – Grupo Gats. O patinho feio, 2004 Figuras 22 a 25 – Grupo Gats. O patinho feio, 2004. Direção: Leone Silva.
MATERIAL DA LINGUAGEM TEATRAL DA SEE SP
COMO BAIXAR ESTE MATERIAL – BLOG SO ENSINO DE ARTE OU NO SITE DO CULTURA É CURRÍCULO
1) VER PPT ESCOLA EM CENA COM MATERIAL DA SEE-SP; OUTRAS SUGESTÕES 1) VER PPT ESCOLA EM CENA COM MATERIAL DA SEE-SP; 2) Dica: Jogos teatrais na escola pública. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu. In Revista da Faculdade de Educação. V.24. n.2. jul/dez. 1998. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#1not Apresenta uma pesquisa sobre o ensino regular de teatro, em escola pública de Ensino Fundamental da Rede Estadual. PUBLICAÇÃO IDÉIAS 31 –FDE/SEE-SP; 3) VER OUTROS MATERIAIS DE TEATRO NA BIBLIOTECA/SALA DE LEITURA DA SUA ESCOLA .
APRECIAÇÃO DE VÍDEOS DE TEATRO DE SOMBRA
OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS FORMAR 4 GRUPOS E MONTAR PEQUENAS APRESENTAÇÕES COM TEATRO DE SOMBRAS ( UM GRUPO PODERÁ SER: BONECOS DE PAPEL, MÃOS, O PRÓPRIO CORPO E OBJETOS PERSONAGENS -COM OBJETOS DIVERSOS, TAIS COMO : CHAVES, CANETAS, UTENSÍLIOS FEMININOS, ETC) ); CONSIDERAR: A HISTÓRIA A SER CONTADA/INTERPRETADA, A ANIMAÇÃO , A ILUMINAÇÃO E A SONOPLASTIA, BEM COMO OUTROS RECURSOS DRAMÁTICOS E TEATRAIS. SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES
AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PREENCHER E ENTREGAR AO PCNP ANTONIO. Bom trabalho a todos!