ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Formação Sala de Leitura e Filosofia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Máscaras Africanas.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
Professor-artista-professor
Secretaria da Educação e Cultura
1.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Rotina na Alfabetização:
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Programa Ler e Escrever
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Núcleo Pedagógico DE Centro Sul
Decisões.
ARTE E TECNOLOGIA VALKIRIA GARCIA ALAVREZ DE CARVALHO PCNP ARTE
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Metodologia do Ensino de Arte
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
Slides before 1st Section Divider
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
DANÇA.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Base nacional comum curricular
Disciplina de Arte.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) PCNP ANTONIO CAFFI.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
Componente Curricular Arte
Abrir o Apetite Poético
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Formação continuada 3º Encontro
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016 ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO PCNP DE ARTE ANTONIO CAFFI NÚCLEO PEDAGÓGICO DA D.E. CARAPICUÍBA-SP Contato: Npe: decarnpe@educacao.sp.gov.br BLOG: ensinodearteemcarapicuiba.blogspot.com E-mail: pcopartedecarapicuiba@gmail.com Telefone: 4185 8241

EQUIPES APRENDENTES: O PROFESSOR QUE COMPARECEU À ORIENTAÇÃO TÉCNICA DEVERÁ RETRANSMITIR AS INFORMAÇÕES E OS CONHECIMENTOS NA ESCOLA .

TEATRO

OBJETIVO: SUBSIDIAR O PROFESSOR DE ARTE NA EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO DO ENSINO DE ARTE NA SALA DE AULA; ESTUDAR O CADERNO DO PROFESSOR DE ARTE NAS O.T.S; DESENVOLVER ESTUDOS/TRABALHOS COM HABILIDADES COMUNS DO CURRÍCULO OFICIAL.

“AÇÕES DE ALINHAMENTO E ACOMPANHAMENTO” (mesma linguagem para todos, ou unidade para o ensino de arte): OBSERVAR A COERÊNCIA ENTRE: PLANEJAMENTO DA ESCOLA – PLANEJAMENTO BIMESTRAL DO PROFESSOR DE ARTE- PLANO DE AULA DO PROFESSOR DE ARTE EM CONSONÂNCIA COM O CURRÍCULO OFICIAL.

ARTE Caderno 7º ano EF – volume 2 Situação de Aprendizagem 4: Teatro. Tema: Os diálogos de matérias e ferramentas com as linguagens da arte Atividade: Movendo a apreciação Proposição I: página 34. H01 Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal. (GI)

ARTE Nesta situação de aprendizagem a proposta é trabalhar com o repertório do teatro de animação. Os textos imagéticos apresentam diferentes possibilidades de trabalho com os personagens característicos desse gênero teatral. Chame a atenção para os exemplos; Levante hipóteses sobre os objetos do cotidiano utilizados na composição dos personagens; são personagens para que tipo de espetáculo? A qual público se destina o espetáculo? A proposta é que o aluno decida por uma melhor resposta sobre o provável público alvo a que se destina um texto teatral a partir das informações contidas nas questões oferecidas pelo professor.

Estrutura didática do ensino de Arte de acordo com o currículo oficial do Estado de São Paulo

PROCEDIMENTO DIDÁTICO (RESUMO ESQUEMÁTICO - sequência didática): RODA DE CONVERSA INICIAL (atividade permanente do Ensino de Arte); RODA DE CONVERSA INICIAL = SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO ENCAMINHAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TEMA (CONHECER) FAZER /PRODUÇÃO FUNDAMENTADA RODA DE CONVERSA FINAL, FRUIÇÃO/AVALIAÇÃO DO PRODUTO FINAL = O QUE FICOU DA NOSSA CONVERSA ? NOVOS ENCAMINHAMENTOS. OBS.:RESUMO DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS no caderno do Professor

O QUE É SONDAGEM ?

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E NUTRIÇÃO ESTÉTICA

OS TERRITÓRIOS:

O QUE SÃO TERRITÓRIOS:

LINGUAGEM TEATRO , TERRITÓRIO: MATERIALIDADE

LINGUAGEM: TEATRO, TERRITÓRIOS: LINGUAGENS ARTÍSTICA E MATERIALIDADE.

CADERNO DO PROFESSOR DE ARTE 7º ANO P. 31 A 37: VÍDEO: “ A DANÇA DOS PAEZINHOS – CHARLES CHAPLIN” FRUIÇÃO DO VÍDEO

OBJETOS PERSONAGENS – CADERNO DO PROF. DE ARTE – 7º ANO

VER PÁGINA 34 CADERNO DO PROF. DE ARTE PARA A APRECIAÇÃO DAS IMAGENS. Figuras 17 a 21 – Cia. Mariza Basso. Teatro de Formas Animadas. Personagens do espetáculo Sítio dos objetos. Técnica: manipulação de objetos. 17) Galinha. 18) Galo. 19) O caipira. 20) Porcos. 21) Pato. VER PÁGINA 34 CADERNO DO PROF. DE ARTE PARA A APRECIAÇÃO DAS IMAGENS.

Figuras 22 a 25 – Grupo Gats. O patinho feio, 2004 Figuras 22 a 25 – Grupo Gats. O patinho feio, 2004. Direção: Leone Silva.

MATERIAL DA LINGUAGEM TEATRAL DA SEE SP

COMO BAIXAR ESTE MATERIAL – BLOG SO ENSINO DE ARTE OU NO SITE DO CULTURA É CURRÍCULO

1) VER PPT ESCOLA EM CENA COM MATERIAL DA SEE-SP; OUTRAS SUGESTÕES 1) VER PPT ESCOLA EM CENA COM MATERIAL DA SEE-SP; 2) Dica: Jogos teatrais na escola pública. Ricardo Ottoni Vaz Japiassu. In Revista da Faculdade de Educação. V.24. n.2. jul/dez. 1998. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt#1not Apresenta uma pesquisa sobre o ensino regular de teatro, em escola pública de Ensino Fundamental da Rede Estadual.  PUBLICAÇÃO IDÉIAS 31 –FDE/SEE-SP; 3) VER OUTROS MATERIAIS DE TEATRO NA BIBLIOTECA/SALA DE LEITURA DA SUA ESCOLA .

APRECIAÇÃO DE VÍDEOS DE TEATRO DE SOMBRA

OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS FORMAR 4 GRUPOS E MONTAR PEQUENAS APRESENTAÇÕES COM TEATRO DE SOMBRAS ( UM GRUPO PODERÁ SER: BONECOS DE PAPEL, MÃOS, O PRÓPRIO CORPO E OBJETOS PERSONAGENS -COM OBJETOS DIVERSOS, TAIS COMO : CHAVES, CANETAS, UTENSÍLIOS FEMININOS, ETC) ); CONSIDERAR: A HISTÓRIA A SER CONTADA/INTERPRETADA, A ANIMAÇÃO , A ILUMINAÇÃO E A SONOPLASTIA, BEM COMO OUTROS RECURSOS DRAMÁTICOS E TEATRAIS. SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PREENCHER E ENTREGAR AO PCNP ANTONIO. Bom trabalho a todos!