SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
O Estatuto do Idoso como ferramenta de combate à violação dos Direitos Humanos Roseli de Sousa Costa Supervisora da Centra Judicial do Idoso - TJDFT.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Boletim informativo Programa Saúde na Escola (PSE) ADESÃO PSE 2014/15 O prazo para adesão ao PSE 2014/15 foi prorrogado até o dia 06/06/14 no Portal do.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para entender o que é política pública Produção cultural
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
Reunião do Comitê Consultivo BVS ECOCooperação Técnica Internacional II Reunião Regional Rede ePORTUGUÊSe As necessidades informacionais de Populações.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Família, a base para cidadania
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
GESTÃO DO PAIF.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - SEMAS Grupo de Trabalho Permanente do ICMS Verde (Portaria nº317)
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Artesanato Políticas Culturais.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
22/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) A experiência brasileira na construção.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO Prof Dr Belmiro Gonçalves Pereira FCM / UNICAMP SOGESP (2016-17) belmirop@hotmail.com

RESUMO DE CONTEÚDOS Empoderamento Empoderamento das mulheres Saúde Cultura Conhecimento

EMPODERAMENTO EMPOWERMENT = EMPODERAMENTO Quem traduziu pela primeira vez para o português foi o Professor Paulo Freire. EMPODERAMENTO: “é a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer” Paulo Freire EMPODERAR-SE: é um processo emancipatório em que o indivíduo dá poder a si mesmo para viver suas escolhas

EMPODERAMENTO O termo tem sido utilizado em diferentes áreas de conhecimento - educação, sociologia, ciência política, saúde pública, psicologia comunitária, serviço social, administração. Constituindo-se em ferramenta de governos, organizações da sociedade civil e agências de desenvolvimento em agendas direcionadas para a melhoria da qualidade de vida e dignidade humana de setores pobres, boa governança, maior efetividade na prestação de serviços e responsabilização social. (NARAYAN, 2002)

EMPODERAMENTO EMPODERAMENTO: parte da ideia de se dar às pessoas o poder, a liberdade e informação que lhes permitam tomar decisões e participar ativamente das decisões e organização social. EMPODERAMENTO: historicamente, começa muito antes dos recentes movimentos de libertação. Em termos práticos, significa: Educação, Cultura e Informação.

EMPODERAMENTO Conscientização, Criação e Socialização. Conquistar a condição e a capacidade de participação, inclusão social e exercício da cidadania. Libertar-se dos medos e das culpas. Fundamentalmente, viver a alegria, a paz e o amor.

17 METAS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

IGUALDADE DE GÊNEROS ● O TRABALHO DEVE CONTEMPLAR IGUALDADE DE GÊNERO.  ● IGUALDADE E EMPODERAMENTO A TODAS AS MULHERES E MENINAS. ● O TRABALHO DEVE CONTEMPLAR IGUALDADE DE GÊNERO. ● PRINCÍPIOS DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES.          

EMPODERAMENTO DAS MULHERES 1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível. 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação. 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. 4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres. 5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing. 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero. ”ONU Mulheres & Pacto Global”

EMPODERAMENTO DAS MULHERES A importância do Empoderamento Feminino O Empoderamento Feminino não é uma causa de uma pessoa, é o que você faz para fortalecer mais mulheres e desenvolver a igualdade de gênero. Publicado em 02 de fevereiro de 2015 POR Ana Paula Passarelli

PROTAGONISMO E EMPODERAMMENTO PROTAGONISMO: É o processo de protagonizar, de ser o figurante principal de uma representação. DO LATIM: “ PROTOS” = PRINCIPAL, PRIMEIRO. “AGONISTES” = LUTADOR, COMPETIDOR. O PROTAGONISMO É SINGULAR. É da mulher, é do homem, do adolescente,.... O EMPODERAMENTO É PLURAL. É das mulheres, dos operários, do time de futebol,...

PROTAGONISMO E EMPODERAMMENTO BEIJING+20: — O PROTAGONISMO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DA PAZ EM NOVA YORK - MARÇO 2015. ORGANIZAÇÃO: NAÇÕES UNIDAS. TEMA CENTRAL: “BEIJING+20”. PROFUNDA REFLEXÃO A RESPEITO DOS AVANÇOS E RETROCESSOS HAVIDOS DESDE 1995, QUANDO A QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES DEFINIU COMO FOCO PRINCIPAL TRABALHAR PELA IGUALDADE DE GÊNERO E LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE MULHERES E MENINAS EM TODO O UNIVERSO. 2015

SAÚDE E EMPODERAMENTO

SAÚDE E EMPODERAMENTO POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Surgiram da necessidade de igualdade de direitos às mulheres. São ações do governo para produzirem benefícios para a sociedade e a economia e por isso são de interesse para o governo.

SAÚDE E EMPODERAMENTO Criação de políticas públicas para as mulheres. POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Criação de políticas públicas para as mulheres. 2003: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). ... 2011: III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

SAÚDE E EMPODERAMENTO Plano Nacional de Políticas para a Mulher. POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Plano Nacional de Políticas para a Mulher. É a base para as ações do governo em erradicar a desigualdade contra a mulher. Gestão ocorre por conta dos órgãos do governo como o ministério e secretarias especiais.

SAÚDE E EMPODERAMENTO Política Nacional para a Mulheres POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Política Nacional para a Mulheres É de caráter permanente, estabelece as linhas gerais sobre os planos. Princípios: igualdade e respeito à diversidade equidade autonomia laicidade do estado universalidade justiça social transparência controle social

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER (PNAISM). SAÚDE E EMPODERAMENTO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER (PNAISM). Objetivos gerais: 1)Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território nacional. 2) Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. 3) Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS).

SAÚDE E EMPODERAMENTO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER -CNDM, VINCULADO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Grande relevância porque se constituem em espaços de controle social e de interlocução da sociedade civil e de lideranças com os governos. Função: Formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

SAÚDE E EMPODERAMENTO REDE CEGONHA Programa do governo Federal para qualificar o pré-natal, parto, pós-parto e do atendimento ao recém-nascido e crianças até dois anos. OUTUBRO ROSA Luta contra o câncer de mama. Estimula a população, empresas e entidades a participarem. Movimento popular.

CASA DA GESTANTE VULNERÁVEL SAÚDE E EMPODERAMENTO CASA ACONCHEGO Acolhe mulheres vítimas de violência e seus filhos em Santa Maria. CASA DA GESTANTE VULNERÁVEL Acolhe mulheres gestantes em situação de moradoras de rua e usuárias de drogas em Campinas.

CULTURA E EMPODERAMENTO CULTURA: modo verbal que tem sempre alguma relação com o futuro; tanto que a própria palavra tem essa terminação –ura, que é uma desinência de futuro, daquilo que vai acontecer, da aventura. As palavras terminadas em –uro e –ura são formas verbais que indicam projeto, algo que vai acontecer. CULTURA: desenvolvimento humano, conjunto de ideias e valores ou transmissão de conhecimento. Bosi A: ”Entrevista. In Revista de cultura e extensão USP, 2005

CULTURA E EMPODERAMENTO As raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como nos costumes do brasileiro. A Constituição Brasileira assegura o pleno exercício dos direitos culturais e define que o estado deve apoiar, incentivar e valorizar suas manifestações, além de proteger as culturas indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO O empoderamento envolve um processo de conscientização, a passagem de um pensamento ingênuo para uma consciência crítica. Mas isso não se dá no vazio, numa posição idealista, segundo a qual a consciência muda dentro de si mesma, através de um jogo de palavras num seminário. A conscientização é um processo de conhecimento que se dá na relação dialética homem-mundo, num ato de ação-reflexão. (FREIRE, 1979)

SAÚDE, CULTURA, CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO O empoderamento resulta de uma bem elaborada organização de processos que envolvem: alimentação de qualidade, saneamento, saúde, bem estar, conscientização, educação, respeito, equidade e igualdade entre os seres humanos. Enquanto existirem grupos minoritários excluídos, lutar para que políticas públicas cuidem deles. Fundamentalmente, deixar de considerar a possibilidade de existência de grupos minoritários e excluídos.

SAÚDE, CULTURA CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO FEMININO Educação CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO Empoderamento

OBRIGADO!