Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Análise das cinco forças de Porter
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
O Processo de Gestão Estratégica
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Análise do Meio Ambiente
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Planejamento de Campanha – A4
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Formação de preços e concorrência
O Ambiente de Marketing
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Planejamento Organizacional Integrado
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
As Cinco Forças Competitivas
Aula 3 Análise do Ambiente
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
O Ambiente de Marketing
Novos Modelos de Empresa
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Posicionamento Estratégico
Objetivos e Estratégias Funcionais
Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica e Competitividade
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Planejamento Estratégico de Marketing
Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson
Fundamentos da Administração Ambiente Externo e Cultura Organizacional
Análise Macroambiental
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica,
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica,
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/15.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/32 Aula 8 Objetivos e Estratégias Funcionais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/16 ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA MACROAMBIENTE AMBIENTE SETORIAL Empresa Missão Recursos Formulação de Estratégias Implementação de Estratégicas Controle Estratégico Objetivos

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/16 MACROAMBIENTE FORÇAS POLÍTICO-LEGAIS Economia de combustível Gastos com defesa Comunidade Européia Exemplos nos EUA oAmbiente de trabalho livre de riscos à saúde oProibição de discriminação oPrecisão nas garantias oLicença não-remunerada FORÇAS ECONÔMICAS Aumento ou diminuição do PIB Aumento ou diminuição da taxa de juros Aumento ou diminuição da inflação Política cambial Exemplos no Brasil oCódigo do Consumidor oCódigo de Trânsito oLegislação Trabalhista

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/16 FORÇAS SOCIAIS Tradições Valores Expectativas Tendências sociais FORÇAS TECNOLÓGICAS Melhorias e inovações científicas Intensidade das mudanças Força de trabalho jovem decrescente Clientes pré-adolescentes crescente Força de trabalho jovem decrescente Clientes pré-adolescentes crescente

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/16 Leis tributárias Regulamentações de comércio internacional Regulamentações de empréstimos a consumidores Leis de proteção ambiental Sanção de regulamentações antitruste Leis de contratação, demissão, promoção e pagamento Controles de preços/salários Outros exemplos de forças macroambientais FORÇAS POLÍTICO-LEGAIS

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/16  Incentivos fiscais e tributação  Mudanças na legislação  Monopólios e concessões do Estado  Legislação antitruste e monopólios  Política internacional  Direito do consumidor  Legislação trabalhista  Fiscalização  Compras governamentais  Infraestrutura  Pactos mundiais pela sustentabilidade  Incentivos fiscais e tributação  Mudanças na legislação  Monopólios e concessões do Estado  Legislação antitruste e monopólios  Política internacional  Direito do consumidor  Legislação trabalhista  Fiscalização  Compras governamentais  Infraestrutura  Pactos mundiais pela sustentabilidade Variáveis político-legais

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/16 Outros exemplos de forças macroambientais oAtitudes em relação à inovação de produtos, estilos de vida, carreiras e ativismo dos consumidores oPreocupação com a qualidade de vida oExpectativas de vida oExpectativas em relação ao local de trabalho oMudança na presença de mulheres na força de trabalho oTaxas de nascimento oAlterações populacionais FORÇAS SOCIAIS

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/16  Envelhecimento da população  Preocupação com saúde, estética e ecologia  Fim do emprego  Maior tempo livre  Aumento nas atividades centradas no lar  Incorporação da mulher ao mercado de trabalho  Crescimento no nível educacional  Incremento nos valores democráticos  Transformação da família  Aumento das taxas de violência  Envelhecimento da população  Preocupação com saúde, estética e ecologia  Fim do emprego  Maior tempo livre  Aumento nas atividades centradas no lar  Incorporação da mulher ao mercado de trabalho  Crescimento no nível educacional  Incremento nos valores democráticos  Transformação da família  Aumento das taxas de violência Tendências contemporâneas no ambiente social

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/16 Fornecimento de dinheiro Política monetária Taxa de desemprego Custos com energia Renda pessoal disponível Estágio do ciclo econômico FORÇAS ECONÔMICAS

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/16 l Gastos com Pesquisa e Desenvolvimento do Governo e do setor l Enfoque em gastos com pesquisa e desenvolvimento l Taxa de introdução de novos produtos l Automação l Robótica FORÇAS TECNOLÓGICAS

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/16 Eletricidade Automóvel Eletrônica Saneamento básico Telefonia Telecomunicações Engenharia genética Energia nuclear Informática Aviação Conquista do espaço Eletricidade Automóvel Eletrônica Saneamento básico Telefonia Telecomunicações Engenharia genética Energia nuclear Informática Aviação Conquista do espaço Conquistas tecnológicas do século XX  Proteção dos recursos naturais;  Manipulação genética  Desenvolvimento de fontes alternativas de energia  Reciclagem  Globalização da Internet  Inteligência artificial  Prolongamento da vida (engenharia genética)  Exploração do espaço  Previsão e controle do clima  Segurança e combate ao terrorismo  Proteção dos recursos naturais;  Manipulação genética  Desenvolvimento de fontes alternativas de energia  Reciclagem  Globalização da Internet  Inteligência artificial  Prolongamento da vida (engenharia genética)  Exploração do espaço  Previsão e controle do clima  Segurança e combate ao terrorismo Desafios do século XXI

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/16 Análise setorial Ameaças de entrada –economias de escala –diferenciação de produtos –exigências de capital –custos de mudança –acesso a canais de distribuição –desvantagens de custos desvinculadas de escala –políticas governamentais –retaliação esperada Intensidade da rivalidade entre concorrentes existentes Ameaça de produtos ou serviços substitutos Poder de barganha de compradores Poder de barganha de fornecedores

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/16 Entrantes potenciais Competitividade do setor Rivalidade entre empresas concorrentes Competitividade do setor Rivalidade entre empresas concorrentes Modelo de Porter das cinco forças competitivas Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais Fornecedores Poder de barganha dos fornecedores Fornecedores Poder de barganha dos fornecedores Consumidores Poder de barganha dos consumidores Consumidores Poder de barganha dos consumidores Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/16 Análise de séries temporais Previsão por julgamento Cenários múltiplos Técnica Delphi Outras técnicas (previsão econométrica, previsão dos vendedores, previsão da administração, pesquisa junto aos consumidores, brainstorming [tempestade de ideias]) Previsão do Ambiente

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/16 Realização de questionário/pesquisa Análise das respostas do questionário Tabelamento das respostas e entrega da informação ao grupo Desenvolvimento do questionário seguinte Recompilação dos resultados num resumo final Atingiu-se consenso? Técnica Delphi

Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/16 Aula 4 Análise da Organização FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.