Six Sigma Amanda Rodrigues (arbg2) Camila Souto (cscbb) Maria Julia (mjgfl) Simone Cohen (scc) SEIS SIGMA 6
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SEIS SIGMA 6 É uma metodologia que busca aumentar a performance e a lucratividade da empresa, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos. Introdução
O Seis Sigma possui algumas características específicas: É uma metodologia estruturada para solução de problemas nos processos. Utiliza consagradas ferramentas de qualidade. Aplica ferramentas estatísticas e métodos quantitativos para definir e analisar os problemas nos processos. Está vinculado ao retorno financeiro da empresa Introdução
Um pouco da história do Seis Sigma: ●Foi criado pela Motorola ●O foco era a redução de defeitos por manufatura, para reduzir os custos da área ●Rompeu os paradigmas clássicos sobre qualidade, que consideravam como o índice máximo 99% de qualidade no processo Década de 80 Década de 90Década de 2000 ●A General Electric (GE) consagrou-se como referência em qualidade pela excelência na utilização da metodologia ●Jack Welch, CEO da GE, foi coroado como um dos maiores executivos do século XX ●A metodologia tornou-se mundialmente conhecida ●O Seis Sigma começou a ser aplicado em várias organizações, como: Allied Signal, Texas Instruments, Ford, Caterpillar, DuPont, entre outras. Introdução
O Seis Sigma rompeu com paradigmas clássico da qualidade, nos quais as empresas consideram 99% de precisão um índice totalmente aceitável. Acertar 99% das vezes é o melhor que todos podemos fazer, certo? Introdução
Vejamos a diferença... Nível 4σ E se elevarmos o nível Sigma de 4σ para 6σ? 99% de acertos Considerando 700 horas/mês de energia elétrica utilizada em uma casa, 1% de erro significa: ●7horas de falta de energia elétrica por mês Considerando cartas postadas, 1% de erro significa: ●3.000 cartas extraviadas 99,99966% de acertos Considerando 700 horas/mês de energia elétrica utilizada em uma casa, a % de erro representa: ●1 hora de falta de energia elétrica a cada 34 anos. Considerando cartas postadas, 1% de erro significa: ●1 carta extraviada Introdução
Escala Sigma Nível de qualidadeDefeitos por milhão (ppm) Custo da não qualidade (% do faturamento da empresa) Dois sigma Não se aplica Três sigma a 40% Quatro sigma a 25% Cinco sigma2335 a 15% Seis sigma3,4< 1% Introdução
Empresas que adotam o Seis Sigma em seus processos conseguem: ●Reduzir Custos; ●Melhorar a qualidade e produtividade; ●Aumentar a fatia de mercado; ●Reter Clientes; ●Reduzir defeitos. Introdução
Processos exigidos → Alinhar os executivos com os objetivos e metas corretos; → Mobilizar equipes de melhoria; → Acelerar resultados; → Guiar a melhoria sustentada. Introdução
Desafios da Implantação → Comprometimento da Alta Administração; → Habilidades de gerenciamento de projetos; → Priorização e seleção de projetos; → Revisões da documentação; → Complexidade das operações realizadas; → Treinamentos internos. Introdução
Metodologias
O projeto Seis Sigma segue duas metodologias DMAIC: Usado para projetos focados em melhorar processos de negócios já existentes. DMADV: Usado para projetos focados em criar novos desenhos de produtos e processos. Metodologias
Se divide em 5 fases: DMAIC Metodologias
Define (Definição) D Measure (Medição) M Analyze (Análise) A Improve (Melhoria) I Control (Controle) Mensurar e investigar relações de causa e efeito. Certificando que todos os fatores foram considerados, determina quais são as relações. Dentro da investigação, procurar a causa principal dos defeitos. C Identifica os projetos Seis Sigma que serão desenvolvidos na empresa, com o objetivo primeiro de satisfazer as expectativas dos clientes em termos de qualidade, preço e prazo de entrega; Análise dos dados e o mapeamento para a identificação das causas- raiz dos defeitos e das oportunidades de melhoria; Melhorar e otimizar o processo baseada na análise dos dados, usando técnicas como desenho de experimentos, poka-yoke ou prova de erros, e padronizar o trabalho para criar um novo estado de processo. Executar pilotos do processo para estabelecer capacidades; Controlar o futuro estado de processo para se assegurar que quaisquer desvios do objetivo sejam corrigidos antes que se tornem em defeitos. Implementar sistemas de controle como um controle estatístico de processo ou quadro de produções, e continuamente monitorar os processos. Metodologias
Se divide em 5 fases: DMADV Metodologias
Define (Definição) D Measure (Medição) M Analyze (Análise) A Design (Projetar/Desenhar) D Verify (Verificar) Mensurar e identificar características que são críticas para a qualidade, capacidades do produto, capacidade do processo de produção e riscos; V Definição de objetivos que sejam consistentes com as demandas dos clientes e com a estratégia da empresa; Analisar para desenvolver e projetar alternativas, criando um desenho de alto nível e avaliar as capacidades para selecionar o melhor projeto; Desenhar detalhes, otimizar o projeto e planejar a verificação do desenho. Esta fase se torna uma das mais longas pelo fato de necessitar muitos testes; Verificar o projeto iniciado, executar pilotos do processo, implementar o processo de produção e entregar ao proprietário do processo. Metodologias
Principais personagens da estratégia Seis Sigma CHAMPIONSBLACK BELTSGREEN BELTS QUALIFICAÇÕES Diretores e gerentes. Familiaridade com Estatística. Formação superior. Sólidos conhecimentos de Estatística. Experiência técnica e administrativa. Familiaridade com ferramentas estatísticas básicas. TREINAMENTO Três dias ou uma semana de treinamento (30 ou 50 horas). Quatro meses de treinamento (200 horas + projeto). Dois meses de treinamento (100 horas + projeto). NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS TREINADOS Um Champion por área- chave da empresa. Um Master Black Belt para cada 30 Black Belts (em grandes empresas). Um Green Belt para cada 20 funcionários.
Cases
➔ Em 1902 surgia a Minnesota Mining Manufacturing Company, no estado de Minnesota, Estados Unidos; ➔ Em 1946, a 3M se instala em Campinas, no Brasil; ➔ Produção de Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda; ➔ Há 57 anos no Brasil, a 3M investe em tecnologia para oferecer as soluções mais inovadoras para satisfazer as necessidades do mercado Cases
➔ Seguiu o modelo de melhoramento DMAIC; ➔ A implantação dos Seis Sigma na 3M do Brasil seguiu 6 fases preliminares: 1 - Estudo e ganho de conhecimento sobre o 6 Sigma; 2 - Identificação de um projeto em cada uma das três áreas estratégicas; 3 - Análise dos ganhos potenciais e melhorias; 5 - Apresentação dos resultados desse treinamento nos Estados Unidos; 6 - Identificação de oportunidades por toda empresa e envolvimento total dos funcionários. 4 - Treinamento do pessoal envolvido Cases
➔ Integra um grupo empresarial americano cujas operações envolvem produção de elementos de fixação para o setor metal mecânico (indústria de autopeças); ➔ Suas operações no Brasil estão voltadas para o fornecimento de componentes utilizados em sistemas de fixação de automóveis; TTFix
➔ Seguiu o modelo de melhoramento DMAIC; ➔ Benefícios imediatos do Seis Sigma: 1 - Unificação da corporação; 2 - Definição de prioridades estratégicas a longo prazo; 3 - Maiores investimentos em inovação; 5 - Desenvolvimento das pessoas; 6 - Fortalecimento da marca. 4 - Melhoria do gerenciamento do portfólio; TTFix
Vídeo
Referências ● ● aplicacoes/20762/ aplicacoes/20762/ ● ● SEIS SIGMA 6
Dúvidas? Amanda Rodrigues (arbg2) Camila Souto (cscbb) Maria Julia (mjgfl) Simone Cohen (scc) SEIS SIGMA 6