Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável.

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ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Realidade da sociedade em geral... Neoliberalismo Concentração Econômica Sociedade de Consumo Desenvolvimento Insustentável

O Desenvolvimento Insustentável faz com que os indicadores de insustentabilidade aumentem ainda mais, se não for controlado; Escassez de recursos; O envolvimento das empresas com esse desenvolvimento é maior do que se imagina.

Desenvolvimento Sustentável Capacidade de carga da Terra não poderá ser ultrapassada sem que ocorram grandes catástrofes sociais e ambientais. O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem

Desenvolvimento Sustentável Características: Movimento Global Não autoritário Pensar globalmente e agir localmente Desagregação de elementos que compõe DS – Social, Econômico, Ambiental, Espacial, Cultural e Político

Empresa Sustentável

É a que procura incorporar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável em suas políticas e práticas de modo consistente. Desenvolvimento Sustentável OBJETIVO Responsabilidade Social MEIO

Responsabilidade econômica, social e ambiental “ EQUIVALEM” Dimensões da sustentabilidade econômica, social e ambiental Responsabilidade Social + Desenvolvimento sustentável = empresa sustentável Gestão Ambiental

Agenda 21

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em Tem por objetivo fazer países pensar em alternativas para solucionar os problemas socio-ambientais. Cada país tem a sua agenda 21.

Prioridades da Agenda do Brasil As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão acesso educação, saúde e distribuição de renda) sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais Ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Temas da Agenda 21 do Brasil Dimensões sociais e econômicas; Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento; Fortalecimento do papel dos grupos principais; Meios de execução.

Protocolo de Kyoto

Se deu com a realização de vários eventos: Toronto no Canadá em outubro de 1988; Na Suécia em agosto de 1990; Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática na Eco-92 no Rio de Janeiro em junho de Também reforça seções da CQNUMC.

Tratado internacional. Que envolve 55% dos países que juntos produzissem 55% da emissão. Negociação no ano de 1997 no Japão. Entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005.

Obrigações Redução da emissão de gases do efeito estufa 5,2% níveis de 1990 entre 2008 e As metas não são iguais para todos os países. Níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento como Brasil, México, Argentina e Índia não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente.

Ações Básicas Reformar os setores de energia e transportes; Promover o uso de fontes energéticas renováveis; Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção; Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos; Proteger florestas e outros sumidouros.

CASES

O Boticário Fundado em 1977 no centro de Curitiba como uma pequena farmácia de manipulação; O Grupo também é composto pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, reconhecida no Brasil e exterior pelos projetos de preservação ambiental; Alguns dos prêmios recebidos: Projeto Crescer e Empresa Cidadã.

O Boticário Principais projetos: Projeto Crescer Passeio Tamanho Família Fábrica de Talentos Happy Hour Inteligente Essência da Vida Brincar é Coisa Séria

Os gerentes: Quando a ética não está bem configurada dentro da empresa sua RS se torna superficial. O desenvolvimento sustentável não está em todos os níveis da organização. Ainda falta uma metodologia de avaliação para checar o desempenho da RS em toda a rede de relações da empresa.

O Boticário “O Boticário é muito respeitado em sua totalidade, tanto para com os fornecedores como junto à comunidade, de forma que se tornou um símbolo empresarial do Paraná.” (BUFFARA; PEREIRA, 2003)

Natura Considerada a empresa sustentável do ano de A Natura tem a preocupação com a sustentabilidade impregnada em sua estratégia desde a fundação, em 1969.

Natura Prêmios e reconhecimentos: Melhores Empresas para Trabalhar da América Latina – 2005/ 2006 Troféu Transparência – 2005 As Empresas mais Sustentáveis da América Latina – 2008 As Empresas mais Admiradas no Brasil – Carta Capital – 2000 a 2008.

Dry Wash Visão: Sermos reconhecidos mundialmente como a melhor e mais admirada empresa de tecnologias para limpeza, conservação e revitalização de superfícies e ambientes em geral Sustentabilidade: “Essa é a nossa essência. É a nossa razão de ser.”

Considerações Finais Vantagens para as empresas nos âmbitos: -Econômico -Social -Empresarial Limitações: - Atingir o tripé ideal de uma maneira geral

Sugestões Pequenas empresas também podem ser sustentáveis Campanha Tic Tac – melhorar a eficácia do COP-15 com metas ambiciosas e justas para o combate às mudanças climáticas; abaixo-assinado por uma plataforma mínima de ações COP-15 – responsabilidade mundial delegada a umas 200 pessoas; empresas possuem muita responsabilidade; cada um pode fazer sua parte

Saiba mais... Campanha Tic Tac COP-15 Copenhague – Dinamarca 07/12/09 (inglês)

FAÇA A SUA PARTE! E OBRIGADO PELA ATENÇÃO.