PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Fundamentos de Lógica e Algoritmos: Apresentação Técnico em Informática Cleone Silva
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
E STÁGIO : LEGISLAÇÃO CBD Estágio Supervisionado em Unidades de Informação 2. semestre 2014 Profa Dra. Vânia Mara Alves Lima 1.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Prof. Dr° Vagner Custódio
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ESCOLA DIOCESANA BÍBLICO- CATEQUÉTICA ÁGUA VIVA DIOCESE DE CAMPO MOURÃO ANIMAÇÃO BÍBLICA-CATEQUÉTICA “ Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
O que é o PIBIC-EM? É o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Tem por finalidade integrar estudantes do ensino.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
MATRÍCULAS 2012/2013 CRONOGRAMA DETALHADO. AGOSTO Elaboração e aprovação dos cronogramas para processo de matrícula Elaboração e aprovação dos cronogramas.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos teóricos e metodológicos do Ensino de Música na escola, buscando redefinições no fazer pedagógico dos professores que atuam na rede de ensino pública ou privada no que diz respeito aos saberes e práticas pedagógicas. Desenvolver um processo de discussão sobre os fundamentos científicos, filosóficos e pedagógicos da Música, dos saberes artísticos e estéticos e suas relações com as práticas pedagógicas, considerando-se a realidade de ensino na qual os professores (as) estejam inseridos. CARGA HORÁRIA 360 horas INVESTIMENTO: 1 Parcela de 50,00 (inscrição) 12 parcelas de 180,00 NÚMERO DE VAGAS 56 vagas – 10% destinadas aos servidores da UFRN de nível superior (conforme legislação). LOCAL E HORÁRIO DO CURSO Local: Escola de Música da UFRN Horário: de 2ª a 6ª das 18h às 22h e sábado das 8h às 12h (Uma semana por mês em Módulos de 40h). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS Diploma de graduação (cópia autenticada). CPF e RG (cópias) Currículo Vitae ou Lattes Observação: todos os documentos devem ser reunidos em um único arquivo enviados pelo sistema (SIGAA) em formato PDF. MÓDULOS Módulo I – O Ensino de Música na Contemporaneidade - 40h Drª. Jusamara Souza(UFRGS) Módulo II – Pedagogia e Fazeres em Educação Musical I - 40h Ms.Gisele Carvalho da Silva Módulo III – Pedagogia e Fazeres em Educação Musical II - 40h Ms. Carolina Chaves Gomes (UFRN) Módulo IV - Pesquisa em Ensino de Música I Ms. Isaac Samir Cortez de Melo (IFRN) Módulo V – Ensino de Música e o Contexto Escolar - 40h Dr. Carlos Elias Kater ( UFSC) Módulo VI – Educação Inclusiva no Ensino de Música - 40h Ms. Catarina Shin Lima de Souza (UFRN) Módulo VII - Pedagogia e Fazeres em Educação Musical III - 40h Dra. Leila Miralva Martins Dias(UFBA) / Dra. Amélia Martins Dias Santa Rosa (UFRN) Módulo VIII – Pesquisa em Ensino de Música II - 40h Dr. Jean Joubert Freitas Mendes (UFRN) Módulo IX – Seminário de Orientação - 40h Dr. Luis Ricardo Silva Queiroz(UFPB) ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO Período de inscrição: 10 a 31 de agosto de Para se inscrever siga o caminho: 1 – acesse o site: 2 – no menu à esquerda clique em “Processos seletivos”; 3 – clique na “Seleção para o Curso de especialização em ensino de música na educação básica” e proceda com o preenchimento da inscrição. CRITÉRIOS E DATAS PARA SELEÇÃO Os candidatos serão selecionados mediante análise da documentação exigida para a inscrição e prova escrita com produção de um texto sobre o Ensino de Música na Educação Básica. Será requerido um mínimo de 30 linhas. Referências bibliográficas: REVISTAS da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM disponíveis no endereço:. 03 de setembro de 2015 às 19:00 na Escola de Musica da UFRN. Data da prova escrita: 03 de setembro de 2015 às 19:00 na Escola de Musica da UFRN. Resultado da seleção: 08 de setembro de 2015 INÍCIO DO CURSO: 28 de setembro de INFORMAÇÕES PARA CONTATO: Dejadiere Lima: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Tel: (84) Jean Joubert Mendes: Tel – (84) Valéria Carvalho: Tel – (84)

MÓDULOS Módulo I – O Ensino de Música na Contemporaneidade - 40h Ementa: Os paradigmas contemporâneos para a Educação Musical e o papel do professor. Concepções e perspectivas para o Ensino de Música. Módulo II – Pedagogia e Fazeres em Educação Musical I - 40h Ementa: Vivências rítmico-sonoras em educação musical. A utilização do corpo como recurso para a aprendizagem musical. Utilização de Jogos musicais como ferramentas para o ensino-aprendizagem de música. Módulo III – Pedagogia e Fazeres em Educação Musical II – 4oh Ementa: Vivências rítmico-sonoras em educação musical. Utilização de Jogos musicais como ferramentas para o ensino-aprendizagem de música no ensino infantil e fundamental. Módulo IV – Pesquisa em Música I - 40h Ementa: Os fundamentos, as principais definições metodológicas, a elaboração e a estruturação da ciência, do conhecimento e da pesquisa. O entendimento e organização do conhecimento científico e sua produção na universidade; aplicação das normas para elaboração e redação de trabalhos científicos. Módulo V - Ensino de Música e o Contexto Escolar - 40h Ementa: Os aspectos teórico-metodológicos no Ensino de Música na Educação Básica. Aprofundamento sobre as especificidades no Ensino de Música na Educação infantil; no Ensino fundamental I e II e no Ensino Médio. Módulo VI – Educação Inclusiva no Ensino de Música - 40h Ementa: Da educação especial à educação inclusiva: caminhada histórica; aspectos preponderantes nos processos de ensinar e aprender; a educação inclusiva e o ensino de Música na escola; reorientações curriculares para o ensino de Música com pessoas com necessidades educativas especiais. Módulo VII – Pedagogia e Fazeres em Educação Musical III – 40h Ementa: Práticas de criação e condução de grupos vocais para o canto coral e o teatro musical como recursos para a vivência artística e aprendizagem musical na educação básica. Módulo VIII – Pesquisa em Música II - 40h Ementa: Os métodos e as técnicas de pesquisa em Música. O pesquisador e o processo de seleção e coleta e análise dos dados. Elaboração de projetos e relatórios de pesquisa científica: estrutura, redação e apresentação. Aspectos éticos dos procedimentos e processos de investigação. Criação do trabalho de conclusão do curso. Módulo IX – Seminário de orientação de pesquisa Ementa: Estudo orientado, com base em plano de trabalho para a elaboração e desenvolvimento do trabalho de conclusão do orientando. ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA