Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Advertisements

Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
conhecidos e mais praticados
Ensino Fundamental , 8° Ano
Ensino Fundamental , 8º Ano
COMPONENTE CURRICULAR
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Necessidades Educativas Especiais - Profª. M.Sc. Cris Lopes Durante muitos anos os docentes da Educação Especial tentaram dar resposta aos alunos com necessidades.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
TERAPIA COMPORTAMENTAL - TÉCNICAS
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
O Projeto Político Pedagógico é...
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 7º Ano Esporte: Vivência do esporte Futebol em diferentes espaços ( escola, campos comunitários, praia, praças), compreendendo.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Disciplina: Projeto Integrado Professora: Chaiene Minella, MSc
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 9° Ano Esporte: Socialização das experiências apreendidas na prática esportiva do Basquete.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental,9º Ano Jogo: Socialização dos jogos esportivos e de salão durante as aulas, subsidiados das linguagens corporal-escrita-oral.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Sentido do número e numeração. Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
SOFTWARES. Oque é software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Neuropsicologia Neuropsicologia do esporte Funções executivas (FE) nucleares Estudos que investigaram o impacto das FE no esporte.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
O QUE É FILOSOFIA?.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Fundamentos da Administração
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CAPACIDADES COORDENATIVAS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Introdução a atividade acadêmica
INE5408 Estruturas de Dados Árvores Binárias de Busca - Características - Algoritmos - Inserção, deleção e pesquisa.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental , 9° Ano Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão

Compreensão das regras dos jogos Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Imagem:"Futbol Scout" by Pablo Barranca Fenollar - Pablo Barranca Fenollar. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - Imagem:"Button football" by Silvio Tanaka - originally posted to Flickr as São Paulo Vs Corinthians. Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Futbol_Scout.jpg#/media/File:Futbol_Scout.jpg https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Button_football.jpg#/media/File:Button_football.jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Você já observou quando está jogando, as regras são consentidas por todos? Há mudanças de regras durante o jogo? A partir de agora, vamos analisar dentro dos Jogos esportivos e de Salão, como as regras se configuram, qual sua importância e necessidade de utilização à partir de contribuições de diferentes autores.

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Através do conceito geral do jogo, veja como as regras são entendidas: CONCEITO O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentido de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana. ( HUIZINGA, 1988)

Regras Deve existir regras; Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Segundo o Coletivo de Autores (2012), o jogo é uma invenção da humanidade, um ato em que suas intencionalidades e curiosidades resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente a realidade e o presente. Os jogos possuem certo número de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo: Regras Jogos de salão Jogos Esportivos Jogador; Adversário; Interatividade; Deve existir regras; Deve existir objetivo; Condições de vitória, empate e derrota; Ser uma forma de entretenimento.

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Mello ( 2006) aponta entre outras característica do jogo : Regras estabelecidas; submetida à convenções que suspendem,temporariamente, as leis correntes e que instauram, momentaneamente, uma nova legislação, única a ter validade.

Dimensões do JOGO Social afetiva Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão De uma forma geral o jogo contribui para formação humana dentre outras contribuições o jogo envolve dimensões dentre elas: Dimensões do JOGO Social cognitiva Nível motor afetiva

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão O relacionamento social desenvolve-se na vivência de situações estratégicas de liderança e cooperação a fim de se obter objetivos comuns ao grupo. Dimensão Social Imagem:"Korfball uob" by Peter Saxon - Own work. Licensed under CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Korfball_uob.jpg#/media/File:Korfball_uob.jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Nível motor O jogo permite melhorar a aptidão motora, elevando as capacidades biomotoras ( velocidade, força, resistência, flexibilidade, os diferentes tipos de coordenação, lateralidade, etc.). Noções de espaço e tempo e noções de ritmo. https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Partido_de_campi%C3%B1a.jpg#/media/File:Partido_de_campi%C3%B1a.jpg Imagem:"Partido de campiña" by Belsierre - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão afetiva Ao criar soluções que lhe permitam jogar, a criança toma consciência das suas potencialidades pessoais. Para jogar, tem que raciocinar, de julgar (o que é, ou não, apropriado no momento), de argumentar e de chegar a um consenso. ( COELHO, 2008). Imagem:"Aroko" by Ismo at Esperanto Wikipedia - Transferred from eo.wikipedia to Commons.. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aroko.png#/media/File:Aroko.png

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão cognitiva Ao jogar, a criança desenvolve a operatividade e o pensamento lógico, a criatividade, reversibilidade, as capacidades de associar, transferir, discriminar, analisar, sintetizar, abstrair, etc. Desenvolve ainda o pensamento estratégico, que é um suporte da inteligência e que nos permite proporcionar respostas motoras de qualidade às mais diversas situações (COELHO, 2008).

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Imagem:"Sadugudu sadugude" by Arivazhagan89 - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sadugudu_sadugude.jpg#/media/File:Sadugudu_sadugude.jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Jogo de Damas Xadrez https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blokzet.png#/media/File:Blokzet.png Imagem:"Atomic capture" by Rhododendrites - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - Imagem:"Blokzet" by Eric van Dusseldorp at Dutch Wikipedia - Transferred from nl.wikipedia to Commons.. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Atomic_capture.gif#/media/File:Atomic_capture.gif

Vamos entender: Jogos Esportivos Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Vamos entender: Jogos Esportivos [...] contêm alguns fundamentos de modalidades esportivas em que as regras são alteradas e/ou criadas de outra forma (MATO GROSSO, 1998, p. 22). http://www.obompastor.com.br/cbp/wp- content/uploads/2010/03/Jogos.pdf acessado em11/07/2015

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Imagem:"P1030179 (332125077)" by omnivoreceo - P1030179. Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1030179_(332125077).jpg#/media/File:P1030179_(332125077).jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão São jogos cujo objetivo principal é ensinar as habilidades motoras básicas das modalidades esportivas. Com eles o aluno conhece o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais ações técnico-táticas e suas principais regras.

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão As regras vivenciadas no jogos esportivo “ queimada” envolve inúmeras mudanças que variam de acordo com o entendimento das duas equipes para melhor interatividade, alegria e prazer! Imagem:By Iñaki (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABRILEA.jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão As inúmeras regras inseridas nos jogos esportivos direcionados ao handebol, voleibol, entre outros, são essenciais, para que haja o entendimento do jogo e também inserção de regras do próprio esporte. Imagem:"Tsl streetb21" by Face21 - Own work. Licensed under GFDL via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tsl_streetb21.jpg#/media/File:Tsl_streetb21.jpg

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Jogos de Salão São aqueles em que o jogador depreende menos energia por parte da movimentação corporal, realizado em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses jogos são pré-fabricados /industrializados (SOUZA JR.; TAVARES, 2007). http://www.obompastor.com.br/cbp/wp- content/uploads/2010/03/Jogos.pdf acessado em11/07/2015

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Os jogos de Salão tem suas regras pré-determinadas, no entanto, em sua prática poderão ser acrescentados outras regras a depender do objetivo do jogo. Vamos entender melhor? Imagem:"Estrategia del caballo 047" by EVD - Coldeportes. Licensed under CC BY-SA 2.5 co via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Estrategia_del_caballo_047.jpg#/media/File:Estrategia_del_caballo_047.jpg

o xadrez possui regras pré-determinadas Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão o xadrez possui regras pré-determinadas A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate(também chamado de mate) no adversário https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Xadrez_4_Dir%C3%A7%C3%B5es.gif#/media/File:Xadrez_4_Dir%C3%A7%C3%B5es.gif https://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez acessado em 11/08/2015 Imagem:"Xadrez 4 Dirções" by Arnaldo Almeida - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons -

Dominó Veja como suas regras podem variar! Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Dominó As variantes dos regras do dominó são muitas e ocorrem tanto em função das formas de jogar um mesmo conjunto, quanto por causa dos diferentes tipos de conjuntos, ou ainda pela existência de formatos diferente de peças derivadas do dominó original. Imagem:"Domino game" por Eitan f - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - Veja como suas regras podem variar! https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Domino_game.JPG#/media/File:Domino_game.JPG

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AMuggins.jpg By Liko81 (Own work) [CC BY 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão Vamos Praticar? Organizar na escola um campeonato de jogos: esportivos e de salão! Seja por sala ou socializando com toda escola. Pesquisar diferentes jogos de salão e esportivos: suas regras e possível variações, organizar em forma de apresentação em grupos, de modo que todos vivenciem os diferentes tipos de jogos. Fazer uma exposição do material da pesquisa na biblioteca.

slide Autoria/Licença Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso 2a Imagem:"Futbol Scout" by Pablo Barranca Fenollar - Pablo Barranca Fenollar. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Futbol_Scout.jpg#/media/File:Futbol_Scout.jpg 11/08/2015 2b Imagem:"Button football" by Silvio Tanaka - originally posted to Flickr as São Paulo Vs Corinthians. Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Button_football.jpg#/media/File:Button_football.jpg 8a Imagem:"Korfball uob" by Peter Saxon - Own work. Licensed under CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Korfball_uob.jpg#/media/File:Korfball_uob.jpg 9a Imagem:"Partido de campiña" by Belsierre - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Partido_de_campi%C3%B1a.jpg#/media/File:Partido_de_campi%C3%B1a.jpg 10a Imagem:"Aroko" by Ismo at Esperanto Wikipedia - Transferred from eo.wikipedia to Commons.. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aroko.png#/media/File:Aroko.png

Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso 12a Imagem:"Sadugudu sadugude" by Arivazhagan89 - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sadugudu_sadugude.jpg#/media/File:Sadugudu_sadugude.jpg 11/08/2015 13a Imagem:"Blokzet" by Eric van Dusseldorp at Dutch Wikipedia - Transferred from nl.wikipedia to Commons.. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Blokzet.png#/media/File:Blokzet.png 13b Imagem:"Atomic capture" by Rhododendrites - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Atomic_capture.gif#/media/File:Atomic_capture.gif 15a Imagem:"P1030179 (332125077)" by omnivoreceo - P1030179. Licensed under CC BY 2.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:P1030179_(332125077).jpg#/media/File:P1030179_(332125077).jpg 17a Imagem:By Iñaki (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0-2.5-2.0-1.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ABRILEA.jpg

slide Autoria/Licença Educação Física, 9° Ano, Jogo: Compreensão das regras dos jogos esportivos e de Salão slide Autoria/Licença Link da Fonte Data de Acesso 18a Imagem:"Tsl streetb21" by Face21 - Own work. Licensed under GFDL via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tsl_streetb21.jpg#/media/File:Tsl_streetb21.jpg 11/08/2015 20a Imagem:"Estrategia del caballo 047" by EVD - Coldeportes. Licensed under CC BY-SA 2.5 co via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Estrategia_del_caballo_047.jpg#/media/File:Estrategia_del_caballo_047.jpg 21a Imagem:"Xadrez 4 Dirções" by Arnaldo Almeida - Own work. Licensed under CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Xadrez_4_Dir%C3%A7%C3%B5es.gif#/media/File:Xadrez_4_Dir%C3%A7%C3%B5es.gif 22a Imagem:"Domino game" por Eitan f - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Domino_game.JPG#/media/File:Domino_game.JPG 23a By Liko81 (Own work) [CC BY 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons https://commons.wikimedia.org/wiki/File%3AMuggins.jpg