Programa de Pós Graduação - FCS Dourados – MS Ciências da Saúde DISCIPLINAS -Alvos moleculares em doenças crônicas e infecto- parasitárias -Bioestatística.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOTECNOLOGIA – INTEGRAL – 46300/500 (2015) (2015) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A)
Advertisements

A CONTRIBUIÇÃO DA UNESP PARA O DINAMISMO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS  A UNESP, desempenha um papel importante no dinamismo econômico dos municípios onde.
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Consumo de Frutas e Refrigerantes pelos Alunos de 7°ano PERGUNTA DE INVESTIGAÇÃO Pergunta 1: Será que a maioria dos alunos consome de 3 a 5 porções diárias.
PLANO DE EXPANSÃO DA UFGD 2011/2020 Plano Nacional de Educação Projeto de Lei nº 8035/2010.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
SESSÕES PARALELAS - 17 DE NOVEMBRO 16:00 – 17:30h PROFISSIONAL DO FUTURO Coordenador: Márcio de Miranda Santos - CGEE Relator: Luiz Roberto Liza Curi -
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Segurança da Informação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre Setembro/2014.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Resultados - Estado do Rio de Janeiro Chamada Pública MCT/FINEP Subvenção Econômica à Inovação – 01/2006 – Temas Prioritários e Temas Gerais Chamada Pública.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Análise comparativa entre tratamentos complementares/alternativos e convencionais no combate à dependência alcoólica Ana Ghion Prado, André Banin dos Santos.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa Brasília- DF, 04 de abril de 2016 Audiência Pública “destinada a debater a respeito dos resultados obtidos.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
COMISSÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ZOOTECNIA- CNEZ ADRIANA EVANGELISTA RODRIGUES DEZ / 2014.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Profa.Msc Ana Catarina de Melo
CALENDÁRIO DE PEDIDOS DE TURMA – Compatibilização com o SiSU
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Apresentação do CBIS “A INFORMÁTICA TRANSFORMANDO A SAÚDE”
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300 - (2016) QFL1212 Química Analítica II (4T+4L+2A) LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
PERSPECTIVA HISTÓRICA
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Audiência Pública Fosfoetanolamina Departamento de Ciência e Tecnologia Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério da Saúde –
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Padronização da Análise de Urina Requisição do Exame  Orientação ao Paciente  Coleta do Material  Entrega do Material  Conferência do Material  Transporte.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS 4. CONCLUSÃO 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 2. MATERIAL E MÉTODOS 1. INTRODUÇÃO RESUMO Fabiana de Fátima GIACOMINI 1 ; Ana Paula.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Importância do laboratório de saúde pública no diagnóstico das infecções associadas a procedimentos estéticos Erica Chimara Instituto Adolfo Lutz.
Iniciei o trabalho em psicoterapia breve em 1970, coordenando o Setor de Saúde Mental dos Alunos do Depto. de Medicina Preventiva da Escola Paulista de.
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
Vera Andrade
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós Graduação - FCS Dourados – MS Ciências da Saúde DISCIPLINAS -Alvos moleculares em doenças crônicas e infecto- parasitárias -Bioestatística -Bioética -Bioterismo -Diagnóstico em doenças auto-imune sistêmicas -Diagnóstico laboratorial - Ensaios clínicos -Epidemiologia -Estágio em docência -Medicina baseada em evidências -Metodologia Científica -Microbiologia aplicada à Saúde -Saúde de populações indígenas -Seminário de pesquisa -Tópicos avançados em biologia molecular -Tópicos especiais - Toxicologia INSTRUÇÕES PARA SELEÇÃO Serão divulgados nos meses de dezembro/2009 e janeiro/2010 as datas do cronograma oficial para seleção do Programa pelo site e na secretaria do Programa PROCESSO DE SELEÇÃO 2010 Inscrições 04 a 27 de janeiro de Documentos pessoais e Histórico escolar -Currículo Lattes documentado -Carta de Intenção fornecida pelos membros docentes do Programa Fases de Seleção do Programa em /02 Prova escrita de Conhecimentos específicos. 08/02 Prova de Suficiência em Língua Inglesa /02 Entrevista e Análise de Currículo Consulte o Edital de Seleção do Programa Universidade Federal da Grande Dourados

Edson Lucas dos Santos Farmacêutico Bioquímico - FCBA/UFGD Doutor em Biologia Molecular (UNIFESP) com pós-doutorado em Biologia Molecular (UNIFESP/MDC-Alemanha) ORIENTADORES APRESENTAÇÃO O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde está vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Grande Dourados. Criado em 2009, conceito 3 da CAPES, irá desenvolver pesquisas integradas nas áreas descritas a seguir. ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO 1– DOENCAS CRÔNICAS E INFECTO- PARASITÁRIAS Descrição: Estudos epidemiológicos e clínicos com o objetivo de produzir e aplicar conhecimentos na identificação e controle de problemas de saúde que afetam a população geral ou grupos específicos com intuito de subsidiar ações para a prevenção de ocorrência e tratamento dos mesmos. Linhas de pesquisa: 1.1. Epidemiologia e biologia molecular aplicada a doenças infecto-parasitárias (Tuberculose, HIV/AIDS, Dengue e Micoses Sistêmicas) Estudos epidemiológicos e clínicos em doenças crônicas (Doenças Reumáticas, Diabetes, Hipertensão e Obesidade) 2 – FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA Descrição:Estudos experimentais pré-clínicos e clínicos com o objetivo de investigar conhecimentos etnofarmacológicos e comprovar efeitos biológicos de compostos ativos, bem como avaliar a segurança de agentes químicos ambientais utilizados pela população. Desenvolvimento de novos fármacos e viabilização de patentes. Linhas de pesquisa: 2.1. Estudos experimentais pré-clínicos e clínicos em farmacologia 2.2. Estudos experimentais pré-clínicos e clínicos em toxicologia Arielle Cristina Arena Biomédica – FCS/UFGD Doutor Biologia Celular e Estrutural (UNESP) Candida Aparecida Leite Kassuya Farmacêutico - FCS/UFGD Doutor em Farmacologia (UFSC) com pós-doutorado em Farmacologia (UFPR) Fabio Juliano Negrão Veterinário – FCS/UFGD Doutor Ciência Animal (UEL) Júilo Henrique Rosa Croda Médico - FCS/UFGD Doutor em Patologia (USP/Pateur-França) Karine de Cássia Freitas Nutricionista – FCS/UFGD Doutor em Nutrição (UNIFESP) Kely de Picoli Souza Bióloga - FCBA/UFGD Doutor em Fisiologia Humana (USP) com pós-doutorado em Biologia Molecular (UNIFESP) Kelly Mari Pires de Oliveira Farmacêutico Bioquímico - FCBA/UFGD Doutor em Ciências de Alimentos (UEL) Dulce Lopes Barboza Ribas Nutricionista – UFMS Doutor em Saúde Coletiva (USP) Márcia Midori Shinzato Médico - FCS/UFGD Doutor em Ciências (FMUSP) Marcio Eduardo de Barros Biomédico – FCS/UFGD Doutor em Ciências da Saúde (UNIFESP) Maria Cristina Corrêa de Souza Nutricionista – FCS/UFGD Doutor em Nutrição Humana Aplicada (USP) Mauro Nakayama Médico – FCS/UFGD Doutor em Medicina Interna (Niigata University/Japão) com pós- doutorado em Medicina Interna (Kumamoto University/Japão) Rosangela da Costa Lima (Coodenadora do Programa) Médico - FCS/UFGD Doutor em Epidemiologia (UFPEL)