1º Seminário de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais ASSISTÊNCIA SOCIAL - antes e depois da LOAS - Maria Ângela Rocha Pereira Presidente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Caderno de Textos: Subsídios para debates
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Profª Maria Cecilia Ziliotto
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Políticas públicas e cidadania
“Entidades e organizações de assistência social”
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
“Linha do tempo: do assistencialismo à PNAS”
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Democratização do SUAS e Entidades de Assistência Social e o vínculo SUAS Ir. Vicente Falqueto.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Politica de Assistência Social
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Oficina sobre Vínculo SUAS – 09/06/2009 VÍNCULO SUAS.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

1º Seminário de Gestores Municipais de Assistência Social de Minas Gerais ASSISTÊNCIA SOCIAL - antes e depois da LOAS - Maria Ângela Rocha Pereira Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social 2005

Política de Assistência Social e sua implementação: direito fundamental na sociedade inclusiva

A Política de Assistência Social é Política de Seguridade Social e integra um conjunto de políticas sociais básicas que compõem o Sistema de Proteção Social Brasileiro: educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular, meio ambiente, que visam assegurar à população o exercício dos seus direitos de cidadania.

Assistência Social como Seguridade Social Olhar a questão da assistência social, sob o foco da Seguridade Social, supõe estabelecer qual é o padrão básico de qualidade com que será provida uma necessidade, quais as necessidades a serem providas dentro da assistência social,com qual padrão de segurança social e padrão de relações civilizatórias esta sociedade irá operar na busca da igualdade, da equidade e da justiça social entre os seus semelhantes.” (Sposati,1997)

Assistência Social: do trânsito da benemerência para o campo do direito. A política de assistência social está inserida em um contexto mais abrangente, de mão dupla, e vai se afirmando na medida em que se afirma, como um todo, a sociedade inclusiva, onde o estado não se afaste de seu papel de provedor dos direitos sociais universais.

Assistência Social: do trânsito da benemerência para o campo do direito. Dezessete anos de implantação do Estado Democrático de Direito no país, oriundo da CF/88 e doze anos de regulamentação e implementação da assistência social como política de seguridade social, através da LOAS/93, trouxeram ganhos expressivos no campo da legislação e do debate conceitual e político, mas ainda tímidos na oferta de serviços, programas e projetos de impacto que alterem a realidade social dos seus beneficiários, em se tratando do volume de necessidades da população usuária dessa política. Assim se expressa a mudança de paradigmas:

Assistencialismo Mecanismo de perpetuação da pobreza: política compensatória. Atenção, proteção social, defesa de direitos: política pública. Ação isolada, pontual, emergencial, residual. X Política Pública Ação planejada, programada técnica e financeiramente,articulada a ações das diversas políticas setoriais e econômica. Ação paliativa, temporária,irregular. Ação de cobertura dos mínimos sociais, com rede de serviços constantes, contínuos e regulares.

Ação clientelista, de concessão de favores e privilégios, fisiológica. Atenção, proteção social, defesa de direitos: política pública. Assistencialismo X Política Pública Ação que cria vínculos de dependência, subordinação e atrelamento político/ideológico. Ação de interesse particular, familiar, escuso. Ação de direito, passível de cobrança judicial, que permite o acesso a bens e serviços sociais, de caráter universalizante Ação de cobertura dos mínimos sociais, com rede de serviços constantes, contínuos e regulares.

Assistencialismo Ação promotora de baixa auto-estima e sentimento de inferioridade. Ação promotora da conquista da cidadania X Política Pública Ação pulverizada, imediatista, desordenada, com caráter centralizador. Ação baseada em princípios e diretrizes da CF/88 e da LOAS/93, executada através da Política Nacional de Assistência Social na perspectiva SUAS, com participação popular e controle social.

Segundo Sposati, o trânsito histórico da assistência social como prática social e institucional para o patamar de política social pública no campo da seguridade social, é complexo por inúmeros motivos:  Implica numa decisão da sociedade em assumir a universalidade da socialização dos riscos sociais.  Assegurar a assistência social como política social pública, supõe retirar a assistência social do campo privado, e até mesmo coletivo das práticas sociais tradicionais, e alçá-la a uma concepção e operação unificada e asseguradora dos direitos sociais;

 Configurar a assistência social como dever do Estado não significa estatizar a ação, mas construir esta responsabilidade pública em parceria entre o governo e as organizações sem fins lucrativos. Estamos falando de um dos grandes paradigmas que é a questão da gestão democrática compartilhada entre o poder público e a sociedade civil.

A NOVA MATRIZ DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Os marcos normativos da política de assistência social- a LOAS 93, a PNAS 98 e a 2004, a NOB 98 e a 2005 e o SUAS constituem-se uma construção coletiva da sociedade brasileira e consolidam o trânsito da assistência social do campo da benemerência para o campo do direito. As bases políticas e institucionais do Sistema Único de Assistência Social-SUAS demandam desafios à sua constituição e podem se ater a quatro eixos fundamentais:

1- Concepção da Política de Assistência Social reconhecer a assistência social como política de seguridade social. superar padrões assistenciais tradicionais. reconhecer a assistência social como política de seguridade social. superar padrões assistenciais tradicionais. construir critérios de elegibilidade compatíveis com o exercício do direito social e publicizar informações sobre eles. integrar a política de assistência social às demais políticas públicas.

2- Gestão e Descentralização otimizar a gestão da assistência social. ter clareza das competências de cada esfera de governo. proceder à qualificação dos órgãos gestores para assumir as novas atribuições. elaborar diagnósticos locais para assumir a organização da política. criar sistemas de informações gerenciais. implantar sistema nacional de informações sobre as famílias, publico alvo da política, e das entidades executoras das ações sócio-assistenciais, possibilitando viabilizar parcerias.

3- Comando único e Controle social capacitar de forma sistemática e permanente todos os atores envolvidos nas diferentes dimensões da política de assistência social. capacitar de forma sistemática e permanente todos os atores envolvidos nas diferentes dimensões da política de assistência social. Propiciar a representação dos diferentes segmentos sociais nos conselhos de assistência social. Propiciar a representação dos diferentes segmentos sociais nos conselhos de assistência social. democratizar o processo de formulação, execução e divulgação da política de assistência social. democratizar o processo de formulação, execução e divulgação da política de assistência social. Viabilizar a integração entre o planejamento, a execução e controle social da política. Viabilizar a integração entre o planejamento, a execução e controle social da política.

4- Financiamento implementar o piso mínimo para o orçamento da assistência social. implementar o piso mínimo para o orçamento da assistência social. reduzir exigências para acesso aos recursos financeiros para a área. reduzir exigências para acesso aos recursos financeiros para a área. fortalecer a autonomia dos municípios. fortalecer a autonomia dos municípios. rever critérios de destinação de recursos pela renda “per capita”. rever critérios de destinação de recursos pela renda “per capita”. garantir quadro técnico qualificado para a gestão e execução de programas sociais. garantir quadro técnico qualificado para a gestão e execução de programas sociais. cumprir cronograma de repasse de recursos. cumprir cronograma de repasse de recursos.