ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Advertisements

CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
1 SEMINÁRIO PAIR EXPANSÃO BELO HORIZONTE 12 de maio de 2009 PAIR Minas inicia atividades de Formação.
Belo Horizonte, uma Cidade Cada vez Melhor !. População por Região Administrativa de Belo Horizonte.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Trabalho.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
1 INESC: Principais Estratégias de Atuação para 2012 Assembléia Geral Brasília, 16 de abril de 2012.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
BASE DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS: Política de Atendimento Art ECA A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Seminário de Formação Intersetorial dos Grupos Gestores Locais e Técnicos Dinâmica de Grupo Ações Intersetoriais Ministério do Desenvolvimento Social e.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
2013 Lançamento do Fora da Escola Não Pode! O Desafio da Exclusão Escolar. Realização de oficina com a sociedade civil Lançamento do relatório Todas.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
Ações de Educação Alimentar e Nutricional Educação e Intervenção Nutricional – Profa. Léo.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO. CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema fundado em 1985.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
Articulação Educação x Saúde na Estratégia de Vacinação contra o HPV 2014 Em Porto Alegre.
Comissão de Enfrentamento à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes/Quebrando o Silêncio CMDCA - Campinas - SP.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO 2o FÓRUM COMUNITÁRIO ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO Fev/2016

Feira Crescendo Juntos

Feira Crescendo Juntos

Feira Crescendo Juntos

Feira Crescendo Juntos O município organiza seis espaços, referentes à seis objetivos do Selo, onde deverão ser expostas pelos menos seis e no máximo doze ações estratégicas entre as ações de políticas públicas e de participação social, identificando nos espaços, os direitos correspondentes (pags. 20 e 21 do Guia metodológico); O município deve escolher as ações estratégicas de forma a contemplar ações da saúde, educação, assistência social, NUCA e Conselhos de Direitos. Em cada espaço será exposto banner para cada ação estratégica (modelo sugerido pelo UNICEF) que servirá, junto com os demais elementos para compor o ambiente e a exposição das ações estratégicas; As apresentações culturais deverão acontecer de maneira a respeitar o tempo de exposição da feira; Serão responsáveis por cada um dos espaços as secretarias municipais setoriais saúde, educação, assistência social, NUCA e Conselho de direitos.

Exemplo SAÚDE EDUCAÇÃO NUCA ASSISTÊNCIA SOCIAL CONSELHO DE DIREITOS RESPONSÁVEL DIREITO ESTRATÉGIA DE POLITICA PÚBLICA ESTRATÉGIA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL SAÚDE SOBREVIVER E SE DESENVOLVER PLANO PELA PRIMEIRA INFÂNCIA SEMANA DO BEBÊ EDUCAÇÃO APRENDER MUNICÍPIO PROMOVENDO O ACESSO À AGUA DE QUALIDADE, BANHEIRO MASCULINO E FEMININO E COZINHA NAS ESCOLAS MUNICÍPIO PROMOVENDO AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS EM TORNO DA CAMPANHA DO UNICEF – POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO NUCA SER ADOLESCENTE COMITÊ/CONSELHO DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS INSTALADO E FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE MUNICÍPIO IMPLEMENTANDO O NUCA ASSISTÊNCIA SOCIAL SER PRIORIDADE NAS POLITICAS PÚBLICAS E CRESCER SEM VIOLÊNCIA TODAS AS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO COM ACESSO À INFORMAÇÃO E CONHECIMENTOS SOBRE A SITUAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E PROMOVENDO INICIATIVAS PELA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES MUNICÍPIO REALIZANDO AÇÕES DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM TORNO DA VIOLÊNCIA, TRABALHO INFANTIL E/OU SOBRE LETALIDADE DE ADOLESCENTES NEGROS E INDÍGENAS CONSELHO DE DIREITOS SER PRIORIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICÍPIO COM CONSELHO DE DIREITOS FUNCIONANDO MUNICÍPIO COM CONSELHO TUTELAR FUNCIONANDO MUNICÍPIO REALIZANDO O PRIMEIRO FÓRUM COMUNITÁRIO SECRETARIA DE ESPORTE, OU EDUCAÇÃO OU NUCA BRINCAR, PRATICAR ESPORTES E DIVERTIR-SE MUNICÍPIOS IMPLEMENTANDO PLANOS MUNICIPAIS DE ESPORTE EDUCACIONAL MUNICÍPIO REALIZANDO AÇÕES DE MOBILIZAÇÃO PELO ESPORTE EDUCACIONAL SEGURO E INCLUSIVO

TAMANHO DO BANNER 120 cm 90 cm

Feira Crescendo Juntos A dinâmica de apresentação e divulgação dos espaços ficará na responsabilidade do segmento que realizou a ação, contando com o apoio dos adolescentes do NUCA; Os espaços devem ser organizados com antecedência (definição de local, materiais utilizados, responsáveis e conteúdos a serem expostos, dentre outros);

Feira Crescendo Juntos O horário de funcionamento será: abertura às 8:00 e encerramento às 13:00; A feira é aberta a toda comunidade do município, dando prioridade à rede escolar, grupos de idosos, grupos de convivência dos CRAS, agentes de saúde, e outros atores do município; Os membros convidados para a Assembleia do 2º Fórum visitarão a feira no período das 8:00 às 9:00 da manhã.

Assembleia do 2º Fórum Comunitário

Assembleia do 2º Fórum Comunitário Mestre de Cerimônia: texto de abertura (boas vindas, programação e composição da mesa de autoridades); Fala das autoridades: Presidente do CMDCA, Adolescente do NUCA, Prefeito; Articulador: Apresentação do Selo Unicef (power point); 01 Membro da Comissão Intersetorial: apresentação da metodologia do 2º Fórum;

Assembleia do 2º Fórum Comunitário 01 Membro do NUCA e um idoso da assembleia: apuração e divulgação das 03 (três) ações estratégicas a serem apresentadas; Apresentadores das ações estratégicas pelas equipes das setoriais das ações estratégicas; Condução dos debates: 01 membro do Conselho de Direitos mediará/coordenará o debate da plateia sobre as ações estratégicas apresentadas; 02 Membros da Comissão Intersetorial ficarão responsáveis pelos registros das discussões geradas durante o Fórum, resultando na Ata final.

Visita ao Conselho Tutelar Conversa com os conselheiros tutelares sobre as questões sugeridas no guia do Unicef; Validação do funcionamento do Conselho com foco no instrumental preenchido e postado na plataforma.

Visita ao CMDCA Conversa com os conselheiros do CMDCA sobre as sobre as questões sugeridas no guia do Unicef; Validação do funcionamento do Conselho com foco no instrumental preenchido e postado na plataforma.