Janeiro de 2015 Slide 1 CONSUMO NA INTERNET Compras Coletivas.

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Janeiro de 2015 Slide 1 CONSUMO NA INTERNET Compras Coletivas

OBJETIVOS DO ESTUDO Slide 2 Traçar o perfil dos consumidores virtuais; Mapear o processo de consumo em sites de compras coletivas: Produtos mais comprados Escolha de site Motivadores de compra Vantagens e desvantagens

METODOLOGIA Obs.: Ao longo do relatório alguns gráficos não fecham em 100% devido ao arredondamento dos valores e/ou respostas múltiplas. Público alvo : residentes nas 27 capitais brasileiras, com idade igual ou superior a 18 anos, ambos os sexos, todas as classes sociais e que já fizeram alguma compra virtual. Método de coleta : pesquisa realizada via web. Tamanho amostral da Pesquisa : 678 casos, gerando uma margem de erro no geral de 3,7 p.p para um intervalo de confiança a 95%. Questionário : Foram aplicadas 11 questões. Data de coleta dos dados : 5 a 8 de janeiro de 2015 Slide 3

Foram mapeados o consumo virtual de 22 produtos:  Calçados  Vestuário  Cosméticos e Perfumaria  Acessórios  Passagens  Reservas  Pacotes Turísticos  Eletroeletrônicos  Acessórios para celulares e tablets  Livros  DVD/CD PRODUTOS INVESTIGADOS  Ingressos  Artigos Esportivos  Jogos, músicas e aplicativos  Eletrodomésticos  Cama, mesa, banho  Decoração  Artigos para bebês e crianças  Brinquedos  Pets  Delivery  Seguros  Produtos Eróticos

Slide 5 P1 CIDADE: BASE Geral 676 Cidade onde mora Nº de entrevistas realizadas Cidade onde mora Nº de entrevistas realizadas Aracaju9Manaus22 Belém18Natal10 Belo Horizonte48Palmas5 Boa vista2Porto alegre24 Brasilia35Porto velho2 Campo Grande9Recife22 Cuiabá11Rio Branco4 Curitiba24Rio de Janeiro108 Florianópolis4Salvador41 Fortaleza35Sao Luís10 Goiânia25Sao Paulo169 Joao Pessoa11Teresina10 Macapá1Vitória5 Maceió12 Total676

Quem é o consumidor virtual?

PERFIL DO CONSUMIDOR VIRTUAL As entrevistas foram feitas de forma aleatória, sem parâmetros de sexo, idade, classe ou qualquer outra característica demográfica com o objetivo de identificar o perfil do público da pesquisa; O consumidor virtual é composto por homens e mulheres, de todas as idades, classes e escolaridades. Percebe- se, no entanto, que algumas características estão mais presentes entre os consumidores virtuais quando comparados ao perfil da população de uma forma geral. Há uma maior presença de consumidores virtuais nos segmentos: – Classe A/B – 25 a 49 anos – Ensino Superior – Pós graduação

PERFIL DO CONSUMIDOR VIRTUAL Foi feita uma segmentação dos consumidores virtuais de acordo com o número de compras feitas em 2014, sendo denominados nas seguintes classificações: – Baixo (Low): consumidores realizaram no máximo 3 compras virtuais em 2014; – Médio (Medium): consumidores que fizeram entre 4 e 10 compras virtuais em 2014; – Alto (High): consumidores que fizeram 11 ou mais compras virtuais em 2014.

Slide 9 P4 / P3 SEXO I IDADE BASE Geral 676

Slide 10 P7 | P8 ESCOLARIDADE I CLASSE BASE Geral 676

COMPRAS COLETIVAS

42% dos entrevistados fizeram compras em sites de compras coletivas em O público que mais procura este tipo de site é o mais jovem, das classes A/B, mais escolarizados e com alta frequência de compras virtuais. Destes, 61% fazem ao menos uma compra coletiva a cada 6 meses. Serviços são os itens mais demandados neste tipo de site, principalmente alimentação em restaurantes, bares, lanchonetes, compra de ingressos e tratamentos estéticos. As principais compras virtuais em sites de compras coletivas são: pratos em restaurantes, bares e pizzarias, entrada para shows, teatros, cinemas, boates, casas noturnas e tratamentos estéticos. Apesar do volume significativo, este tipo de compra passa por um momento de estabilização a queda da demanda. 65% daqueles que fizeram compras coletivas em 2014 admitiram ter mantido o mesmo número de compras (18%) ou ainda diminuíram (47%) em relação aos anos anteriores.

COMPRAS COLETIVAS A estabilização da queda da demanda possivelmente tem relação com a experiência de compras coletivas passadas: 1/3 destes consumidores não chegaram a usufruir a compra feita, principalmente pela dificuldade de acompanhamento dos prazos de validade dos cupons. Outros 46% tiveram problemas com o produto e/ou serviço adquirido relacionado principalmente à qualidade.

Geral Slide 14 P64 ADQUIRIU PRODUTOS OU SERVIÇOS EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS EM 2014? 42% dos entrevistados fizeram compras em sites de compras coletivas, principalmente pessoas das classes A/B, mais escolarizadas, mais jovens e com maior familiaridade com as compras virtuais. SexoIdadeClasseEscolaridade Consumo Virtual BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh

Geral Slide 15 P49 FREQUÊNCIA COM QUE FAZ COMPRAS: entre aqueles que fizeram compras coletivas, 61% fazem ao menos uma compra a cada 6 meses. SexoIdadeClasseEscolaridade BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh Consumo Virtual * Somente para quem fez compras coletivas em 2014

Geral Slide 16 P56 COMPARAÇAO DO NÚMERO DE COMPRAS EM RELAÇÃO AOS ANOS ANTERIORES: Percebe-se que as compras coletivas estão num momento de estabilização ou até mesmo queda, 65% daqueles que fizeram compras deste tipo em 2014 admitiram ter mantido o mesmo número de compras (18%) ou redução (47%) em relação aos anos anteriores. SexoIdadeClasseEscolaridade BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh Consumo Virtual * Somente para quem fez compras coletivas em 2014

Slide 17 P50 PRODUTOS COMPRADOS : Serviços correspondem a maior demanda dos sites de compras coletivas: restaurantes e bares, compra de ingressos, tratamentos estéticos e viagens foram os mais comprados. RMGERAL SexoIdadeClasseEscolaridadeConsumo Virtual FemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/E Até 2o grau SuperiorPósLowMediumHigh Pratos em restaurantes, bares, pizzarias, rodízios 71%68%74%73%68%67%78%63%65%73%70%49%72%82% Entrada para shows, teatros, cinemas, boates, casas noturnas 53%51%55%54%55%44%55%50%44%53%58%44%51%61% Tratamentos estéticos36%50%20%36%38%36%41%32%28%37%42%24%39%40% Viagens29%25%35%25%35%36% 22%26%27%39%24%28%35% Kits de festas (salgadinhos, bolos, etc) 21%25%16%20%26%15%18%24%37%19%13%24%18%24% Peças, manutenção, revisão e/ou lavagem de automóveis 14%10%19%12%21%13%18%10%15%12%19%9%11%22% Roupas e calçados14%15%14%5%26%28%15%13%22%12%13% 17% Atividades esportivas9%10%9%10%5%15%11%8%11%8%10%9%11%8% Cursos (língua, informática, oratória, gastronomia, etc) 3%1%5%2%5%3%2%4%7%2% 5%3%1% BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh * Somente para quem fez compras coletivas em 2014

Geral Slide 18 P51 VALOR MÉDIO DAS COMPRAS EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS : O valor médio das compras coletivas é de R$ 196,00 sendo maior entre os homens, pessoas mais velhas e com menor frequência de compras virtuais. SexoIdadeClasseEscolaridadeConsumo Virtual BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh * Somente para quem fez compras coletivas em 2014

Geral Slide 19 P52 UTILIZOU TODOS OS CUPONS ADQUIRIDOS EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS: Praticamente 1/3 dos consumidores deixam de usufruir ao menos um dos cupons adquiridos, principalmente na faixa de 35 a 49 anos, menos escolarizados, C/D/E e menor frequência com compras virtuais. SexoIdadeClasseEscolaridade BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh Consumo Virtual * Somente para quem fez compras coletivas em 2014

Slide 20 P53 / P54 PRODUTOS E RAZÕES DOS CUPONS NÃO UTILIZADOS: Os produtos não utilizados são convergentes àqueles mais comprados, de uma forma geral. A principal justificativa é a falta de organização com o período válido dos cupons. Produtos não utilizados GERAL Pratos em restaurantes, bares, pizzarias, rodízios43% Tratamentos estéticos23% Entrada para shows, teatros, cinemas, boates, casas noturnas 22% Kits de festas (salgadinhos, bolos, etc)12% Atividades esportivas (academia de ginástica (musculação e/ou aulas coletivas) 12% Roupas e calçados10% Peças, manutenção, revisão e/ou lavagem de automóveis 8% Cursos (língua, informática, oratória, gastronomia, etc)8% Viagens5% BASE PRODUTOSMOTIVOS 6098 Razões de não utilização GERAL O prazo para utilização do cupom expirou58% O local para usufruir o produto/serviço comprado era muito longe 16% Não li com atenção o regulamento e as datas definidas para usar o serviço/ frequentar o bar ou restaurante não me atendi 15% Tive dificuldades para agendar, pois o estabelecimento sempre estava indisponível ou lotado 15% Quando pesquisei ou visitei o lugar para usufruir o serviço ou produto não gostei ou não senti confiança 9% * Somente para quem fez compras coletivas em 2014 e que não utilizaram o cupom da compra.

Slide 21 P55 TEVE ALGUMA INSATISFAÇÃO COM OS PRODUTOS COMPRADOS? Quase metade dos consumidores de sites coletivos tiveram algum problema, principalmente com a qualidade e atendimento. RMGERAL SexoIdadeClasseEscolaridadeConsumo Virtual FemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/E Até 2o grau SuperiorPósLowMediumHigh Não, foi tudo como esperado54%58%48%55%47%61%45%63%51%61%39%62%58%42% Sim, a qualidade do serviço ou produto era muito ruim 21%18%24% 3%24%17%25%16%29%17%19%27% Sim, o atendimento deixou a desejar 20%16%23%21%20%14%22%17%16%17%29%15% 29% Sim, foi difícil conseguir um dia e horário para usufruir o produto ou serviço 14%9%19%14%12%14%18%9%12%8%29%6%10%22% Sim, outro6%3%8%3%8%11%6%5%8%6%3%4%5%7% Sim, a entrega do produto não foi feita no período combinado 5% 4%5%7%3%6%4%8%2%10%6%5%4% Sim, o estabelecimento não aceitou o meu cupom 2%1%3%2%1%3%2% 4%1%2% 1%4% BASE GeralFemininoMasculino18 a 3435 a 4950 ou maisA/BC/D/EAté 2o grauSuperiorPósLowMediumHigh * Somente para quem fez compras coletivas em 2014