CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA DA ARTE PORTUGUESA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DO PORTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Encontro sobre turismo sustentável de São Luiz do Paraitinga
Advertisements

MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
ART HISTORY AFTER MODERNISM ou O FIM DA HISTÓRIA DA ARTE HANS BELTING.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Comunicação – VIII Encontro Nacional de Arquivos Municipais “Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra” Fernanda Maria do Ó Rodrigues Vila Real, 2007.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
MEMBROS: Josicélia Dumet Fernandes - UFBA e Coordenadora da Comissão anterior 2007/2009 Marta Lenise do Prado - UFSC e memória da Comissão anterior.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Grande Área: Ciências Humanas Curso: História
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental Viana do Castelo Um recurso educativo … Leonor Cruz.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2015/2016 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
“Voluntário Sim!” “Cada um de nós deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo.” Mahatma Gandhi “Cada um de nós deve ser a própria mudança que deseja.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
DIMENSÕES OPERACIONAIS DO TURISMO - ELEMENTOS: # Setor Público ( Turismo Receptivo ) # Setor Privado ( Turismo Emissivo /Receptivo ) # 3o. Setor ( Turismo.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Fundação Florestal SMA PROPOSTA DE NOVO MOSAICO PELO PODER EXECUTIVO
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO SETOR SANEAMENTO PARA REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS HIDROENERGÉTICOS Poços de Caldas, 26 de Maio de 2015.
COMUNICAÇÃO SOCIAL COM A CRIAÇÃO DE CARTILHA “CUIDANDO DO NOSSO LIXO” Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Autora Ana Paula da Silva Pinto Chamareli Coautora.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Porque é Feriado em 5 de Outubro? A IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Patrimônio cultural.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
ARTE GÓTICA.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação Aula 01 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da.
SERVIÇO DE MELHORIA CONTÍNUA, 6 Outubro de O Serviço de Melhoria Contínua.
Aula 4 – 31/3/2016 Cartas patrimoniais e o instrumental da UNESCO para registro do patrimônio imaterial mundial A Arte Kusiwa – pintura corporal e Arte.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
III Congresso de Formação de Professores XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores Águas de Lindóia/SP Lançamento.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Transcrição da apresentação:

CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA DA ARTE PORTUGUESA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS E TÉCNICAS DO PATRIMÓNIO FACULDADE DE LETRAS UNIVERSIDADE DO PORTO

Linhas de investigação I. Investigação aplicada a projetos de intervenção no Património 1. Conservação, gestão e requalificação do património na cidade actual 2. Análise das relações e inter-dependências entre turismo e cidades históricas

3. Estudos do papel do turismo nos processos de recuperação urbana 4. Dinamização funcional dos centros históricos e áreas monumentais das cidades

II. Planeamento de exposições, práticas curatoriais e estudo de coleções 1. Comissariado e documentação para exposicões temporárias e programas museográficos de arte e cultura 2. Arte e mercado

III. Arte e públicos 1. Estudo do impacto público das manifestações artísticas Este campo de trabalho abarca qualquer meio de difusão pública da arte e dos debates sobre arte, como: o desenho gráfico a publicidade a Internet

O QUE OFERECEMOS Novas Unidades Curriculares: Arquitetura Contemporânea, Espaço Urbano e Intervenções no Património I e II História das Artes Aplicadas: técnicas formas e funções

Seminário de Projeto I e II Workshops Práticas de inventariação do património Metodologias e práticas de intervenção no património edificado Preservação de policromias sobre madeira – no Laboratório de Conservação e Restauro da FLUP

Gestão de sítios arqueológicos e museológicos Galerias de Arte: tipos, implantações e formas de funcionamento Prática profissional de organização e/ou estudo de coleções Prática profissional de curadoria Articulação entre prática dos artistas plásticos e o historiador de arte no processo de conceção, organização e receção de uma exposição Tratamento de informação para a reformulação de sítios de museus, casas-museu, casas de cultura, centros históricos, etc

1.6. Outros Workshops Fotografia Photoshop Base de dados em Access 2. Oficinas de teoria e práticas de restauro 3. Oficinas de teoria e práticas de património

Exercícios de Gestão e Difusão do Património: Construção de uma exposição virtual consagrada à história artístico-cultural Portuguesa a ser publicada na plataforma cedida pelo Google Cultural Institute.

O QUE OFERECEMOS Protocolos 1. Protocolo com a Direção Regional de Cultura do Norte

2. Protocolo com a Fundação de Serralves Proposta de cooperação científica e técnica com a Fundação/Museu de Serralves

Tarefas de montagem, organização e acompanhamento de exposições; Tarefas de apoio e acompanhamento de outros eventos; Realização de visitas guiadas a exposições e núcleos da colecção Realização de visitas guiadas às arquitecturas, jardim, casa agrícola, etc.

3. Protocolo com a Câmara Municipal do Porto Sinais do Porto. O que caracteriza a cidade e a sua identidade Exemplos: Produção de guias das arquiteturas da área metropolitana do Porto

Criação da CIDADE DA ARQUITETURA VERNACULAR construção de uma base de dados digital sobre a arquitetura portuense de expressão vernacular que, embora caraterize de forma exemplar a cidade do Porto, não é normalmente objeto de estudo e da respetiva divulgação

4. Protocolo com Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva 5. Protocolo com a GEMA (Enigma Virtual LDA.) Colaboração com o Google Cultural Institute

Projetos já realizados Rota do Românico Elaboração de conteúdos para livros, guias, catálogos, sinalética, etc

4. Outros protocolos Estágios já realizados

Fundação Museu do Douro Museu Nacional do Azulejo Museu Nacional do Traje e da Moda Porto Vivo Departamento de Museus e Património da Câmara Municipal do Porto Câmara Municipal da Póvoa de Varzim Museu de Penafiel Museu do Traje de Viana do Castelo

Porto Vivo FACE (Fórum de Arte e Cultura de Espinho)

Resultados 2008/2014 – 66 Dissertações/Relatórios de Estágio defendidos Exemplos CUNHA, Diana – Uma espécie de património. Um olhar sobre a teoria e a aplicação de práticas patrimoniais, 2012 AFONSO, Daniel – A rua na construção da forma urbana medieval ( ), 2012 REIS, Ricardo – A poesia visual em Portugal ( ): territórios de expressão, 2012

Estágios no Museu do Douro SILVA, Mariana Almeida e – Meu Douro - Projecto com Escolas 2009/ Serviço Educativo do Museu do Douro - Um estudo de caso, 2011 DUARTE, João Filipe Tomé – Retratos dos benfeitores da Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua no Museu do Douro. Estudo da Coleção, 2011

Estágio no Museu do Traje e da Moda (Lisboa) SOUSA, Sara Marina Pinto de – O viajante imóvel: Estudo sobre a vida e a obra de Yves Saint Laurent, 2010 Estágio na Porto Vivo Sociedade de Reabilitação Urbana MAIA, Rui Miguel de Almeida – Por Pedras Sujas e Gastas. Porto - Políticas de Reabilitação Urbana, 2010

Estágio na Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva VIEIRA, Clara Serra Veiga – Estudo do Núcleo de Desenhos de Arquitectura executados pelo Arquitecto José Marques da Silva enquanto aluno da Faculdade de Belas-Artes de Paris eno atelier Laloux ( ), 2010.

AZEVEDO, Ana Clara de – O traje de senhora no retrato de Augusto Roquemont, 2011 TEIXEIRA, Diogo Emanuel Pacheco – O abastecimento de água na cidade do Porto nos séculos XVII e XVIII - Arquedutos, fontes e chafarizes, 2011 RODRIGUES, Ana Filipa Gomes – Américo Amarelhe - o impressivo artista da caricatura teatral, 2011 SANTOS, Teresa Campos dos – Joaquim Lopes. Questões de estilo em torno da obra do pintor, 2012