Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Advertisements

S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
A PADRONIZAÇÃO DE ÁREAS DE TRABALHO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA
PLANEJAMENTO Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. Planejamento é a determinação consciente de.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Vagner José Diegas ISO 9001.
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP)
Aulas 20 Manutenção Autônoma Treinamento dos Operadores
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
A Programação de Intervenções na CEMIG Baseada em Análise de Risco.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Padronização: Conceitos e Definições
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Profª Claudia Pedro Corrêa
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Controle da Qualidade Total
Fluxograma Juliana Borges
MANUTENÇÃO.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Certificação e Auditoria
GERENCIAMENTO DA ROTINA DO TRABALHO DO DIA A DIA
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
Capítulo 1 – Entenda o seu trabalho
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Gestão da Produção e Logística
Administração de Materiais
Controle da Qualidade Total
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Administração de Operações
Conteúdo programático
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Mapeamento e Padronização de Processos
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Gerenciamento da Qualidade
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
4.4 Implementação e Operação
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
CMMI Capability Maturity Model Integration
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?? SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
Transcrição da apresentação:

Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO

Padronizar Estabelecer padrões, normas ou modelos.

O que é padronização? É deixar documentado como a empresa alcança seus resultados através da execução de suas atividades. É preservar a tecnologia, o conhecimento e, até mesmo, a história da empresa. É tornar cada processo previsível e, conseqüentemente, ter uma menor variação nos resultados da organização.

Por que padronizar? A documentação do conhecimento, principalmente na forma de procedimentos operacionais, é um passo importante na implantação de um Sistema da Qualidade e até mesmo na obtenção de uma certificação. A variação nos resultados gera um retrabalho.

Por que padronizar? Um sistema de controle de documentos bem estruturado pode significar mais tranquilidade no processo de certificação, quer seja ISO 9000, ISO 14000, ou mesmo o Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ.

Quais são as etapas de um processo de padronização? São basicamente: Determinação dos processos relacionados com os objetivos da organização. Treinamento dos responsáveis pela condução do processo de padronização. Elaboração dos primeiros procedimentos. Definição da sistemática de controle.

Quais são as etapas de um processo de padronização? Estabelecimento de objetivos, metas e respectivo cronograma de implementação e avaliação dos resultados. Gestão da informação. Estabelecimento de auditorias internas. Utilização do Ciclo PDCA.

Quais são as etapas de um processo de padronização? A prática tem demonstrado que, se colocado como estrategicamente importante para a empresa, todo esse processo produzirá resultados satisfatórios e trará lucro para a organização.

A importância da padronização Grande parte dos produtos e processos têm suas normas e padrões técnicos regidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seguindo modelos internacionais. As empresas privadas estão cada vez mais conscientes da necessidade de padronização interna de seus processos, visando o aperfeiçoamento de sua capacidade competitiva.

O padrão é o instrumento básico para um gerenciamento O padrão é o instrumento que indica a meta e os procedimentos para a execução dos trabalhos, de modo que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho.

O padrão é o próprio planejamento do trabalho a ser executado pela organização. Não existe gerenciamento sem padronização. Comece a padronizar pelas tarefas prioritárias.

O uso do Fluxograma é o primeiro passo para iniciar a padronização. No gerenciamento utiliza-se o fluxograma com dois objetivos: Garantir a qualidade; Aumentar a produtividade.

Todos os gerentes devem estabelecer os fluxogramas do processo sob sua autoridade, como: previsão de vendas, vendas, compras, planejamento estratégico, faturamento, contabilidade, desenvolvimento de novo produto, manutenção preventiva, entre outros.

Quando o fluxograma estiver pronto critique-o: Este processo é necessário? Cada etapa do processo é necessária? É possível simplificar? É possível adotar novas tecnologias (informatização ou automação) no todo ou em parte?

Uma das definições de processo é: toda operação que introduz uma modificação de forma, composição, estrutura, etc. Esta definição serve tanto para a área de manufatura quanto para manutenção e administração. Explicite as tarefas conduzidas em cada processo. Quantas tarefas existem em sua área de trabalho? Quantas pessoas trabalham em cada uma.

Monte um manual para cada processo importante. Agora faça uma reunião com seus supervisores e determine, junto com eles, quais são as tarefas prioritárias a serem padronizadas. Não se esqueça: comece sempre do fluxograma do seu produto prioritário ou crítico.

Tarefas prioritárias são aquelas em que: Se houver um pequeno erro, afetam fortemente a qualidade do produto. Já ocorreram acidentes no passado. Ocorrem “problemas” na visão dos supervisores e na sua.

Existem outras maneiras de se priorizar a padronização dos procedimentos operacionais, algumas delas são: Ocorrência de acidentes; Reclamações de clientes; Análise de anomalias repetitivas; Análise de anomalias de alto custo; Alta dispersão (avaliação de processos), etc.

 Se você estiver assumindo a gerência de uma empresa (ou de um processo), você deverá receber o POP, já pontos da área administrativa, da área de engenharia ou do fornecedor do equipamento. Neste caso cabe a realizar o treinamento da equipe de acordo com estes procedimentos. POP (Procedimento Operacional Padrão)

Primeiro verifique como cada Operador daquela tarefa está trabalhando (isto deve ser feito em todas os setores); - Esta verificação pode ser feita através de um check-list ou mesmo de uma câmera de vídeo; Peça a seu supervisores para conversar com os Operadores as oposições que vocês encontraram; PROCEDIMENTOS

Defina com os supervisores a “seqüência certa” para o trabalho; Assegure-se de que todos os Operadores, em todas as turmas, que executam a mesma tarefa, estão conduzindo o seu trabalho da mesma maneira; Por fim, faça o “esboço”, colocando em um pedaço de papel qualquer “sequência certa” das atividades críticas.

“Atividade crítica” é uma atividade que tem que ser feita para que a tarefa tenha bom resultado. Por exemplo: “retirar as cadeiras do auditório antes de lavar o piso”. O crítico aqui é retirar as cadeiras antes de lavar o piso. O operador é livre para retirar a seu jeito. Procedimento Operacional Padrão