OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
O trabalho com conceitos em História
DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Pacto do Ensino Médio e o REM
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
História geral Introdução ao estudo de história
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
A Sociedade humana: generalidades
Tendência Progressista Libertadora
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Ginástica nos ciclos de educação
Antonia Maria Coelho Ribeiro
CURSO: Licenciatura em Educação Física
ESTUDO DO MEIO.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Cultura corporal: DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E O LAZER
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
As Concepções Pedagógicas.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
05/11/2015.
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA

 Estabelecer nexos entre o homem, a natureza e a sociedade;  Construção sócio-histórica do conhecimento;  Levar em consideração os determinantes históricos, os significados e sentidos da atividades corporais e esportivas;  Construção da Cultura Corporal com base num Projeto Histórico de sociedade.;  Contribuir com a Transformação Social.

 1º CICLO (Da pré escola até a 3ª série)  Ciclo da organização da identidade dos dados da realidade.  2º CICLO (Da 4ª à 6ª série)  Ciclo de iniciação à sistematização do conhecimento.  3º CICLO (Da 7ª à 8ª série)  Ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento.  4º CICLO (1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio) Ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento.

 Objeto de Estudo: Qual o conhecimento que é/deve ser tratado nas aulas de Educação Física?  O tempo/espaço pedagógico necessário para apreensão do conhecimento;  Objetivos/Avaliação e Conteúdo/Forma;  Historicizar o conhecimento, a sua produção pelas classes sociais para atender interesses;  Desenvolver o conhecimento, instrumentos de pensamento e habilidades técnicas.

 a) projeto histórico socialista;  b) o trabalho material como elemento central da pedagogia socialista;  c) a evidência do par dialético avaliação/objetivos, modulando o outro par dialético conteúdo/método;  d) auto-organização dos alunos e a categoria da unidade metodológica e;  e) uma relação democrática no interior da escola

 Jogar e brincar são sinônimos em diversas línguas;  Invenção do homem, historicamente construída;  Resulta num processo criativo de modificação, imaginária, da realidade;  Busca satisfazer as necessidades das crianças, principalmente de “ação”;  Importante fator de desenvolvimento humano, mudanças das necessidades e da consciência.

 Atividade para atender as necessidades lúdicas e competitivas das classes;  Atividade humana que se distingue porque seu produto, além de inseparável do processo de produção é consumido durante a própria prática (ESCOBAR, 2007).  Podemos ver no curso de sua evolução a passagem de atividade essencialmente lúdica para essencialmente competitiva;  Jogo espetáculo (mercadoria), leva a alteração da própria essência do prazer, do lúdico.

 Possibilite o conhecimento de si;  Reconhecer materiais e objetos para jogar (naturais ou construídos pelo homem);  Relacionar os objetos com a natureza;  Facilitar o processo de conceituação verbal de imagens;  Considere a organização coletiva;  Implique na elaboração de brinquedos e materiais;  Construir regras, empregar técnicas e táticas;  Construção dos próprios jogos.

 Individual Coletivo  Competitivo Solidário/Cooperativo  Violento/Agressivo Motivação/Tensão  Jogar “contra” Jogar “com”

 Construção de conceitos das funções do jogo, das habilidades próprias e específicas para jogá- lo, uso mais adequado técnica e taticamente;  Para tanto é preciso compreender:  1) das possibilidades dos movimentos especializados e as técnicas, como passar, driblar, tocar, etc.  2) das afinidades e diferenças das técnicas em relação a força, velocidade, etc.  3) Possibilidade de generalizar o que em todos os jogos com bola é comum.  4) a gênese do jogo, a essência lúdica.  5) A relações possíveis entre o conhecimento do jogo e outras disciplinas. (ESCOBAR, 2007)

 O Jogo como elemento da Cultura Corporal;  Essencialmente lúdico;  Importante para o constituição da autonomia do sujeito;  Relacionado com significados e sentido;  No Jogo a ação está subordinada ao sentido/significado e na vida real, a ação domina o significado.  Possibilidade de criação de uma nova relação entre significado e real. (VIGOTSKI, 2007)

 COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez,  ESCOBAR, Micheli O. Jogo e Esporte na Cultura Corporal. Formação do Programa Segundo Tempo. Ministério do Esporte,  ESCOBAR, M. O. e TAFFAREL, C. Z. O trato com o conhecimento científico e a organização do processo de trabalho pedagógico no ensino de Educação Física. In: CONGRESSO SOBRE A UFPE, 1, Anais. V. Recife: Reproart,  FREITAS, L. C. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e da Didática. Campinas. SP. Papirus,  HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva,  VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: M. Fontes, 1988.