COORDENADOR DE GRUPOS DE ESTUDOS - UMA RESPONSABILIDADE QUE EU POSSA ASSUMIR ? CEDE (Coordenadoria do estudo da Doutrina Espírita)

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Transcrição da apresentação:

COORDENADOR DE GRUPOS DE ESTUDOS - UMA RESPONSABILIDADE QUE EU POSSA ASSUMIR ? CEDE (Coordenadoria do estudo da Doutrina Espírita)

Comunicação emissororador R mensagemtemaU Í canalfalaD O receptorouvinte público

BARREIRAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ Não ter AMOR pela tarefa

BARREIRAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ äDäDäDäDesconhecer detalhes do “produto” äCäCäCäCriar uma primeira impressão negativa äTäTäTäTimidez, vergonha, medo de censuras äSäSäSäSuposição que todos têm conhecimentos básicos para entender a mensagem äRäRäRäRepetições desnecessárias

Finalidade do estudo da Doutrina Espírita Visa propiciar, aos interessados, conhecimento dos princípios espíritas e o estímulo à vivência de seus postulados bem como incentivar o gosto pelo estudo continuado. Allan Kardec em Espiritismo na sua mais simples expressão

“O espiritista possui nos conteúdos doutrinários, os instrumentos hábeis para mudar a situação que vivemos, por intermédio da educação das gerações novas, da autoeducação, mediante a transformação moral que se deve impor e também dos esclarecimentos que tornam-na capaz de mudar as estruturas perturbadoras da sociedade.” Bezerra de Menezes

Como é o estudo da Doutrina Espírita Um estudo participativo, onde cada um precisa ter a oportunidade de se expressar, se assim desejar.

Objetivo do Espiritismo O objetivo essencial do Espiritismo é o melhoramento dos homens. Não é preciso procurar nele senão o que pode ajudá-lo para o progresso moral e intelectual.

Para que haja aprendizagem é necessário que existam operações mentais efetuadas, um elemento novo é integrado em uma estrutura antiga, modificando-a. prof. Dione Estrela Vidal

Coordenar é influenciar os participantes de um grupo a se portarem de modo que a meta preestabelecida seja mais facilmente atingida.

Objeto : Espiritismo Objetivo: Convicção Incrédulos Método

“adepto” “adepto” É o conhecedor dos princípios ou dogmas de uma seita, religião, corrente filosófica, etc., ou o iniciado neles. (dicionário Aurélio)

Como transformar informações em conhecimento 1. DIFERENCIAR A APRENDIZAGEM MECÂNICA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Como transformar informações em conhecimento 2. FAZER "GANCHOS" ENTRE OS SABERES QUE O PARTICIPANTE POSSUI E O TEMA QUE SE ESTÁ TRABALHANDO.

Como transformar informações em conhecimento 3. SER, NA REUNIÃO DE ESTUDOS, UM POLIGLOTA COM OS PARTICIPANTES.

Como transformar informações em conhecimento 4. "ALFABETIZAR" O PARTICIPANTE COM UM ENSINO CONCRETO QUE VENHA FACILITAR A COMPREENSÃO DE UMA IDÉIA.

Como transformar informações em conhecimento 5. USAR ESTRATÉGIAS (DINÂMICAS) EMPOLGANTES E DIVERSIFICADAS.

Só pssaoes epsertas cnsoeugem ler itso. Eu não cnogseui acreidatr que relmanet pidoa etndeer o que etvsaa lndeno. O pdoer fnemoeanl da mntee huamna, de aorcdo com uma psqueisa da Unvireisadde de Cmabrigde, não ipmrota a odrem em que as lteras em uma plavara etsão, a úcina cisoa ipmotratne é que a piremira e a útimla ltreas etseajm no lguar ctreo. O rseto pdoe etasr uma ttaol bnauguça e vcoê adnia pdoreá ler sem perolbmea. Itso pruqoe a mtene haunma não lê cdaa lreta idnvidailuemtne, mas a pvrlaaa cmoo um tdoo. Ipessrinaonte hien? É e eu smrepe pnenesi que slortaerr era ipmorantte! Se vcoê pdoe ler itso pssae aidntae !! Só pssaoes epsertas cnsoeugem ler itso. Eu não cnogseui acreidatr que relmanet pidoa etndeer o que etvsaa lndeno. O pdoer fnemoeanl da mntee huamna, de aorcdo com uma psqueisa da Unvireisadde de Cmabrigde, não ipmrota a odrem em que as lteras em uma plavara etsão, a úcina cisoa ipmotratne é que a piremira e a útimla ltreas etseajm no lguar ctreo. O rseto pdoe etasr uma ttaol bnauguça e vcoê adnia pdoreá ler sem perolbmea. Itso pruqoe a mtene haunma não lê cdaa lreta idnvidailuemtne, mas a pvrlaaa cmoo um tdoo. Ipessrinaonte hien? É e eu smrepe pnenesi que slortaerr era ipmorantte! Se vcoê pdoe ler itso pssae aidntae !!

CAÇA PALAVRAS 1. pseudo s á bios G-2 2. batedoresG levianosA-7 4. impurosK-6 5. imperfeitosE-2 6. purosO-4 7. s á biosG neutrosF-4 9. moral intelectualN-8 D de sabedoria B superioresO-2

Como transformar informações em conhecimento 6. TER EM MENTE A IMPORTÂNCIA DO BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Como transformar informações em conhecimento 7. UTILIZAR TÉCNICAS QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES OPERATÓRIAS, EM TODAS AS REUNIÕES DE ESTUDO

Como transformar informações em conhecimento 8. "ALFABETIZAR" O PARTICIPANTE NAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS QUE FACILITAM A COMPREENSÃO DE UMA IDÉIA.

Como transformar informações em conhecimento 9. ANALISAR O ESSENCIAL EM CADA CAPÍTULO OU EIXO TEMÁTICO.

“O Espiritismo é revelação transcendente, ciência celeste que nos convida a renovar nossos cabedais morais e intelectuais, a cultivar o bom senso, meditar profundamente, para reconhecer que essa filosofia, pelo Alto revelada, traz em seu bojo sutilezas que convém serem conhecidas antes que venhamos a apresentar-nos como expositores de seus princípios.” Yvonne A. Pereira em À luz do consolador

“O Espiritismo... traz em seu bojo sutilezas que convém serem conhecidas antes que venhamos a apresentar-nos como expositores de seus princípios.” Yvonne A. Pereira em À luz do consolador

Como transformar informações em conhecimento 10. AVALIAR TAMBÉM O PROCESSO E NÃO APENAS O PRODUTO.

Como transformar informações em conhecimento A DINAL VEJOM FIO NASSISASADA ON DAÍ DO UES MOTENACAS

A DINAL VEJOM FIO NASSISASADA ON DÁI DO UES MOTENACAS

Como transformar informações em conhecimento A LINDA JOVEM FOI ASSASSINADA NO DIA DE SEU CASAMENTO

A DINAL VEJOM FIO NASSISASADA ON DAÍ DO UES MOTENACAS A LINDA JOVEM FOI ASSASSINADA NO DIA DE SEU CASAMENTO

Como transformar informações em conhecimento 11. MANTER O DOMÍNIO DE CLASSE E O CONTROLE DA DISCIPLINA.

Como transformar informações em conhecimento 12. PREOCUPAR-SE COM A PREPARAÇÃO DAS REUNIÕES E COM A ATUALIZAÇÃO PERMANENTE, PARA PODER ESTIMULAR OS PARTICIPANTES FRENTE AOS TEMPOS ATUAIS.

Como transformar informações em conhecimento 13. EVITAR LEVAR PARA O ESTUDO "VERDADES PRONTAS". APRESENTE ESTUDOS DE CASOS, TRABALHE COM SITUAÇÕES- PROBLEMA ETC; ENFIM, FAÇA O PARTICIPANTE PENSAR E RACIOCINAR.

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 1. Função motivadora levantar indagações preliminares que estimulem a participação do grupo

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 2. Função informativa Refletir o pensamento espírita exarado nas obras básicas

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 3. Função comunicativa O papel do mestre é emitir sinais que possam ser captados com clareza pelo participante.

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 4. Função sistematizadora Capacidade de inter-relacionar conteúdos do tema com a vida cotidiana

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 5. Função dinamizadora Manter acesa a chama do interesse

FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DO COORDENADOR/MONITOR 6. Função avaliativa Avaliação das reuniões pela frequência e interesse do grupo Autoavaliação

Metas a serem atingidas pelo coordenador   Conteúdo programa   Integração do grupo   Integração com Deus   Integração nas atividades da Casa

Características do coordenador  Ter conhecimento do conteúdo específico   Domínio do conteúdo   Segurança doutrinária

Características do coordenador  Saber administrar recursos humanos   Habilidade para lidar com grupos de pessoas   Administrar conflitos   Administrar clima psicológico   Mobilizar talentos individuais   Desenvolver os recursos humanos disponíveis

Saber administrar o tempo Pontualidade no início e término da reunião de estudos Características do coordenador

ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE GRUPO DE ESTUDO Gerais  Elaborar com os demais coordenadores o plano anual de atividades  Apresentar o plano das atividades à Coordenação doutrinária da Casa

  Frequentar os seminários e cursos com vistas à atualização de conhecimentos   Participar do movimento espírita federativo, mantendo contato com os coordenadores da CEDE da Federativa procurando dirimir dúvidas e levando sua colaboração. ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE GRUPO DE ESTUDO

Específicas   Aplicar o o plano anual de atividades desenvolvido com os demais coordenadores   Administrar as atividades do grupo   Coordenar as reuniões de estudo, comparecendo mesmo naquelas em que não será o coordenador principal ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE GRUPO DE ESTUDO

  Comparecer à tarefa com assiduidade e pontualidade, devendo chegar sempre, no mínimo com 30 minutos de antecedência   Comunicar, com antecedência, impedimentos   Entregar à direção da Casa a identificação dos participantes de seu grupo... ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DE GRUPO DE ESTUDO