Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Advertisements

Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Gerencie sua franquia educacional com tranquilidade e segurança.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Orientação Escolar e Profissional Escola Secundária Inês de Castro 2015/ º ano! E AGORA? E AGORA?
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
Mhacker Software Inteligência Corporativa Mhacker Consultoria e Auditoria de Sistemas Ltda.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
» Critérios de selecção dos temas/problemas:. a maior ou menor relação dos temas/problemas com os futuros profissionais pretendidos pelos alunos, nomeadamente.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Apresentação II GUIAS DE TURISMO. Apresentação II Entrevista com Guias de Turismo.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Instituto Nacional Politécnico de Lorraine. O conjunto da Universidade de Lorraine: estudantes com mais de 500 diplomas em: 150 menção nível L;
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
TIC 1. Informática  A palavra informática tem origem na junção das palavras informação e automática  Informática significa, portanto, tratamento da.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Introdução a atividade acadêmica
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Olavo Moniz Formação Pessoal e Social Engenharia Informática Wagner Do Rosário Ricardo Salvador Nuno Barros Edson Évora Heitor Silva Jamir Lopes Mauro Miguel

Índice :  Introdução;  Engenharia Informática;  Formação base da engenharia informática;  Áreas de especialização;  Responsabilidades de um engenheiro;  Objectivos do curso;  Saídas profissionais;  Entrevista com Diamantino Santos;  Opinião do grupo;  Conclusão;  Agradecimento;  Notas Bibliográficas.

Introdução:  Assim temos ao longo desse trabalho algumas noções básicas sobre a Engenharia Informática, de modo a transmitir aos nossos colegas mais informações, análises e conhecimentos sobre este tema que pode ser bastante útil para alguns alunos que tem planos acerca desse curso.  Temos a apresentação do conceito da Engenharia de Informática, a formação base de um engenheiro informático, áreas de especialização, responsabilidades profissionais, alguns cursos acreditados pela ordem dos engenheiros, os objectivos desse curso e as saídas profissionais.  E ainda transmitiremos a opinião do grupo sobre o tema na sociedade profissional e por último uma entrevista exclusiva com o professor Diamantino Santos.

Engenharia Informática  Engenharia informática é o nome mais comum pelo qual são conhecidos os cursos superiores portugueses focados em informática (ciência da computação) que incluem também algumas cadeiras obrigatórias ditas "de bases de engenharia" como matemáticas e físicas.  Engenharia informática é o ramo da engenharia que recorre a métodos, técnicas e ferramentas de:  Processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação;  Análise, projecto, instalação e manutenção de sistemas de informação;  Concepção e exploração de redes de dados e seus serviços.

Formação base de um engenheiro informático  Uma formação de base equilibrada deverá cobrir as seguintes áreas científicas:  Matemática;  Electrónica e Física;  Informática;  Economia, Gestão e Ciências Sociais.

Áreas de especialização:  Devem ser criadas áreas de especialização dentro do colégio de engenharia informática com base, não em conteúdos de formação (como um académico se sentiria inclinado a defender), mas sim no respeito dos perfis de exercício da profissão e das competências necessárias para os exercer.  Sistemas de Informação - abrangendo os analistas programadores, chefes de projecto, engenheiros de software, analistas de exploração, gestores de sistemas de informação e gestores de bases de dados.  Arquitectura de Sistemas Informáticos - abrangendo os engenheiros de sistemas e os responsáveis de micro sistemas.  Sistemas e Redes de Comunicação - cobrindo os engenheiros de redes e os engenheiros de segurança.  Inteligência Artificial - dedicada aos engenheiros do conhecimento.  Controlo, Automação e Informática Industrial - correspondente aos engenheiros de informática industrial  Interacção com o Utilizador - abrangendo os engenheiros de multimédia e os engenheiros ergónomos.  Informática Comercial - dedicada aos engenheiros comerciais e técnico- comercial.

Responsabilidades de um engenheiro  Devem-lhe ser atribuídas as responsabilidades inerentes ao exercício qualificado dos perfis profissionais acima citados, incluindo as de assumir os respectivos riscos, perdas e culpas, no respeito escrupuloso da legislação e dos princípios da ética profissional.

Objectivos do curso  Este curso de licenciatura tem como objectivo principal formar engenheiros qualificados para a compreensão e resolução dos problemas associados à concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, nas suas diversas facetas de organização, programação de aplicações e de sistemas, arquitecturas de computadores e comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.

Saídas Profissionais  O curso de Engenharia Informática confere aos seus detentores habilitações para desempenharem funções em organismos públicos e de instituições e empresas privadas com necessidades de desenvolvimento, utilização, reorganização e modernização de sistemas de informação, nomeadamente: em empresas vocacionadas para o desenvolvimento e comercialização de soluções baseadas em informática; na integração e chefia de equipas informáticas em grandes empresas dos sectores comerciais, industriais ou dos serviços; em instituições ligadas ao sector público estatal ou privado, em particular na área dos serviços, nomeadamente a nível regional.

Entrevista com Diamantino Santos  1.Visto que escolheu o ramo de engenharia Informática, gosta do seu emprego hoje?  É claro que gosto, apesar de não ser o curso que eu pretendia realizar, porque queria antes de mais ir para a área de arquitectura mas não tinha condições na época e acabei por ir para a área de engenharia Informática.  2.Quanto tempo demorou o curso?  Na época eram 5 ou 4 anos, mas hoje em dia pode vir a ser mais se alguém pretender fazer o mestrado e o doutorado.  3.Qual a melhor instituição que você recomenda?  Bom, eu recomendo o Jean Piaget. Há mais condições e qualidades de curso.  4.Encontrou vantagens no seu emprego?  Sim, tirando a questão do salário, porque não considero-o uma vantagem. Eu encontrei a vantagem de aprender mesmo enquanto eu ensino, pois tenho de pesquisar sobre uma variedade de assuntos e também a facilidade de encontar emprego visto que esse curso garante-lhe a possibilidade de trabalhar em quase todo lugar.  5.Considera a Engenharia Informática um bom curso?  Claro que sim, é um excelente curso e acho que oferece muitas oportunidades para o futuro profissional das pessoas.

Opinião do grupo :  Após um longo processo de trabalho o grupo, com base nos dados pesquisados e obtidos chegou finalmente a uma opinião sobre esse trabalho.  Sendo assim todos nós, elaboradores deste trabalho na nossa opinião pensamos que a engenharia de informática é um curso superior que exige bastante dedicação, esforço e empenho dos seus alunos.  Ela exige certas áreas científicas tais como: a matemática, electrónica e física, informática ou ciências de computação, economia, gestão e ciências sociais.  Também todos nós temos um pensamento unânime quanto a dificuldade desta formação superior, sendo um pouco exigente, e quem quiser cursar nessa área tem de ser um pessoa estudiosa, responsável e matura.

Conclusão :  Resumindo e concluindo a engenharia informática é o nome mais comum pelo qual são conhecidos os cursos superiores portugueses focados em informática, e ela recorre a métodos técnicas e ferramentas de, processamento automático, conservação, comunicação e pesquisa de informação, instalação e manutenção de sistemas de informação e exploração de redes de dados e seus serviços.  Também durante este trabalho concluímos que a formação base do engenheiro de informática deverá cobrir as seguintes áreas científicas, Matemática, Electrónica e Física, Informática, Economia, Gestão e Ciências Sociais. Devem ser criadas áreas de especialização tais como: sistemas de informação, arquitectura de sistemas informáticos, sistemas e redes de comunicação entre outros.  A engenharia informática requer muita responsabilidade profissional, Que existem vários cursos acreditados pela ordem dos engenheiros, esse curso de licenciatura tem como objectivo principal formar engenheiros qualificados para a compreensão e resolução dos problemas associados à concepção, realização e manutenção de sistemas informáticos, nas suas diversas facetas de organização, programação de aplicações e de sistemas, arquitecturas de computadores e comunicações, sistemas de informação e sistemas de conhecimento.  E por fim que o curso de Engenharia Informática confere aos seus detentores habilitações para desempenharem funções em organismos públicos e de instituições e empresas privadas com necessidades de desenvolvimento.

Agradecimento :  Gostariamos de agradecer aos pais dos membros do grupo que nos apoiaram no financiamento do trabalho tais como: fundos monetários para a pesquisa dos conteúdos sobre o tema, para a impressão e encardenação.  Mas gostariamos de agradecer principalmente a Escola Secundária Olavo Moniz(ESOM) por proporcionarnos programas escolares recorrendo a temas bastante interessantes e importantes para o nosso futuro e também ao Senhor Diamantino Santos que nos deu uma entrevista sobre o tema do trabalho.

Notas Bibliográficas :  Neste trabalho tivemos algumas referências bibliográficas, pela qual o trabalho baseou-se em argumentos de sites da internet das quias constam informações do mesmo trabalho.  São as seguintes: o o