“PNLD 2015 – Área: Física”. PNLEM 2007 – Marco na produção do Livro Didático de Física  O processo de avaliação dos livros em 2005 foi um processo muito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Formação por competências
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Parâmetros Curriculares Nacionais
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Área de Ciências da Natureza
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Revisita ao PPP.
BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD.
Componente Curricular Arte
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

“PNLD 2015 – Área: Física”

PNLEM 2007 – Marco na produção do Livro Didático de Física  O processo de avaliação dos livros em 2005 foi um processo muito rico e importante.  No processo de avaliação de 2005 foram avaliadas 22 coleções e mesmo considerando apenas as 6 selecionadas pelo programa, ainda nos defrontamos com:  critérios de seleção de conteúdos muito pautados na possibilidade de incorporação de um desenvolvimento matemático acessível a alunos do ensino médio;  um tratamento dos assuntos abordados com uma ênfase ainda grande na aplicação de fórmulas e resolução de exercícios formais, abrindo-se mão, ou não dando o devido destaque, a uma Física mais contemporânea que poderia ser trabalhada nos seus aspectos mais fenomenológicos.

 Aspectos como contextualização, interdisciplinaridade, desenvolvimento de um conhecimento que seja um efetivo instrumento de exercício de cidadania, são fundamentais para a organização de um ensino significativo, mas difíceis de serem atingidos.  Há um movimento de reorganização dos conteúdos e formas de abordagem que têm ido nessa direção.

Desafios atuais para o Ensino Médio Brasileiro

.  Ensino Médio como uma etapa da escolaridade brasileira efetivamente integrada à Educação Básica, em termos de sua universalização.  Conseguir a permanência dos estudantes ingressantes nessa etapa de ensino, levando-os a sua conclusão.  Garantir uma aprendizagem efetiva que capacite o estudante para o exercício pleno de sua cidadania, com possibilidades efetivas em termos de participação ativa e crítica na sociedade, de inserção adequada no mercado de trabalho, de continuidade dos estudos em nível superior e de formação contínua ao longo da vida.

A Física Escolar deve contemplar:  Escolha cuidadosa dos elementos principais, presentes na estrutura conceitual da Física, em termos de conceitos e definições, princípios e leis, modelos e teorias, fenômenos e processos.  Um tratamento articulado com aspectos históricos, tecnológicos, sociais, econômicos e ambientais, de modo a propiciar as aprendizagens necessárias aos estudantes, e, assim, contribuir para que o Ensino Médio efetive sua função como etapa final da formação educacional básica de todo e qualquer cidadão.  Um equilíbrio entre a importância relativa dos tópicos de Física programados, considerando-os no âmbito da estrutura conceitual dessa disciplina científica e a relevância vivencial e social desses conteúdos para os sujeitos em formação, ou seja, para nossos estudantes do Ensino Médio.

Critérios e processo de avaliação do Livro Didático de Física PNLD 2015

Ficha de Avaliação  Para avaliar as obras didáticas de Física para o Ensino Médio inscritas no PNLD 2015, foi utilizada uma ficha de avaliação constituída por cinco (05) Blocos, organizados a partir dos critérios que compõem o Edital de Convocação PNLD 2015 Ensino Médio.  Cada bloco é composto de um conjunto de indicadores (critérios), cada um expresso por uma afirmação.  A ficha de avaliação contém, ao todo, 74 indicadores distribuídos nos 5 blocos.

Características gerais da Ficha de Avaliação

BLOCO 1 - LEGISLAÇAO E CIDADANIA  Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais, relativas ao Ensino Médio (Constituição Brasileira; ECA; LDB 1996; DCNEM; Resoluções e Pareceres do CNE), assim como observância de princípios éticos e democráticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social.  O Bloco 1 é composto por 15 indicadores

Exemplo de Indicadores – Bloco 1  Reconhece o Ensino médio como etapa final da educação básica (LDB/DCNEM) não tendo caráter exclusivamente propedêutico.  Favorece o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a preparação básica para o mundo do trabalho. (LDB/DCNEM).  Favorece a autonomia intelectual e pensamento crítico. (LDB/DCNEM).  Isenta de estereótipos e preconceitos de condição social, regional, étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de idade ou de linguagem, assim como qualquer outra forma de discriminação ou de violação de direitos.

BLOCO 2 - ABORDAGEM TEÓRICO- METODOLÓGICA E PROPOSTA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA  Adequação e coerência da abordagem teórico- metodológica assumida pela coleção com a proposta didático-pedagógica desenvolvida e com os objetivos visados. A coleção deve:  escolher uma abordagem metodológica capaz de contribuir para a consecução dos objetivos educacionais em jogo;  ser coerente com a abordagem assumida, do ponto de vista dos conteúdos de ensino apresentados, bem como recursos propostos;  respeitar a perspectiva interdisciplinar na apresentação e abordagem dos conteúdos.  O bloco 2 é composto por 14 indicadores

Exemplo de Indicadores – Bloco 2  Apresenta coerência entre a fundamentação teórico- metodológica presente no Manual do Professor e o conjunto de textos, atividades, exercícios que configuram o livro do aluno.  Contempla de forma equilibrada o conjunto de conhecimentos da física como disciplina acadêmico-científica de referência;  Propõe discussões sobre as relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, possibilitando a formação de um cidadão capaz de apreciar e posicionar-se criticamente diante das contribuições e dos impactos da ciência e tecnologia sobre a vida social e individual;

Continuação (Bloco 2)  Utiliza o vocabulário científico como um recurso que auxilia a aprendizagem das teorias e explicações físicas, sem privilegiar a memorização de termos técnicos e definições.  Oferece a oportunidade de aprofundamento de conhecimentos sobre assuntos científicos e tecnológicos mediado por diferentes linguagens como por exemplo, mídia, arte, música e outras formas de expressão cultural.  Utiliza a contextualização e a interdisciplinaridade como elementos de organização didático-pedagógica de assuntos e desenvolvimento de atividades;  Estimula o aluno para que ele desenvolva habilidades de comunicação oral e escrita, propiciando leitura e produção de textos diversificados, como artigos científicos, textos jornalísticos e de divulgação científica, gráficos, tabelas, mapas, cartazes, entre outros.

BLOCO 3 - CONCEITOS, LINGUAGENS E PROCEDIMENTOS  Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos presentes na coleção, respeitando tanto os avanços e as conquistas acadêmico-científicas, quanto os princípios didáticos e pedagógicos pertinentes e adequados à natureza da coleção.  O Bloco 3 é composto por 16 indicadores

Exemplo de Indicadores – Bloco 3  Apresenta de modo correto, contextualizado e atualizado conceitos, informações e procedimentos.  Desenvolve os conteúdos e apresenta as atividades, de forma contextualizada, considerando tanto a dimensão histórica da produção de conhecimento, quanto a dimensão vivencial dos estudantes no que se refere à preparação para a vida e para o mundo do trabalho;  Apresenta arranjos experimentais ou experimentos didáticos realizáveis em ambientes escolares típicos, de resultados plausíveis e com periculosidade controlada, ressaltando a necessidade de alerta acerca dos cuidados específicos para cada procedimento.

Continuação (Bloco 3)  Traz uma visão de experimentação coerente com uma perspectiva investigativa, que articule teoria e observação, pensamento e linguagem;  Apresenta os conteúdos da Física considerando a sua contextualização, seja em relação a aspectos sociais históricos, culturais e econômicos, seja em relação àqueles do cotidiano em que suas utilizações se façam pertinentes, evitando a utilização de contextualizações artificiais para esses conteúdos.

BLOCO 4 - MANUAL DO PROFESSOR  Observância das características e finalidades específicas do Manual do Professor.  O Bloco 4 é composto por 19 indicadores

Exemplo de Indicadores – Bloco 4  Apresenta os pressupostos teórico-metodológico com clareza, de modo que fiquem explícitos os princípios subjacentes à proposta didático-pedagógica da obra, tendo em vista: a) papéis do aluno e do professor no processo de ensino/aprendizagem/avaliação; b) tipos de atividades organizadas e propostas; c) papel da avaliação de desempenho dos estudantes; d) forma como o livro se organiza; e) informações complementares necessárias para melhor compreensão da fundamentação teórico-conceitual e prático- metodológica que orientou a produção da obra didática.

Continuação – Bloco 4  Fornece elementos que permitem identificar, no manual do professor, a perspectiva interdisciplinar presente na coleção, bem como formas individuais e coletivas de planejar, desenvolver e avaliar projetos interdisciplinares;  Oferece sugestões de respostas para as atividades propostas no livro do aluno, procurando, sempre que cabível, discutir diferentes estratégias de solução e possibilidades de desenvolvimento das atividades e respostas pertinentes;  Traz considerações pertinentes e atualizadas sobre as possibilidades de abordagens didático-pedagógicas, baseadas em produções acadêmico-científicas.

BLOCO 5 - PROJETO EDITORIAL  Adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da coleção.  O Bloco 5 é composto por 10 indicadores

Exemplo de Indicadores – Bloco 5  Organiza seu projeto editorial de forma clara, coerente e funcional, do ponto de vista da proposta didático-pedagógica.  As ilustrações presentes na obra são claras, precisas e adequadas às finalidades para as quais foram elaboradas, tendo em vista sua real necessidade e sua referência explícita e complementar ao texto verbal.  As ilustrações presentes na obra retratam adequadamente a diversidade étnica da população brasileira, a pluralidade social e cultural do país.  As ilustrações presentes na coleção respeitam as proporções entre objetos ou seres representados, ou informam quando da sua impossibilidade.

Processo de Avaliação – Obra Digital  Para avaliar as obras digitais de Física para o Ensino Médio inscritas no PNLD 2015, foi utilizada uma ficha de avaliação semelhante à utilizada na avaliação do livro impressa, composta pelos mesmos cinco (05) Blocos:  Legislação e Cidadania;  Abordagem metodológica e proposta didático-pedagógica;  Conceitos, linguagens e procedimentos;  Orientações didáticas dos objetos digitais;  Projeto editorial, organização e apresentação do conteúdo digital.

.  Análise da relevância pedagógica do OED  Função Didática:  Ampliação dos conhecimentos físicos;  Enriquecimento cultural dos estudantes;  Desenvolvimentos de competências cognitivas;  Exemplificação/ ilustração de assuntos tratados;   Adequação à abordagem teórico-metodológica e proposta didático-pedagógica da coleção

Critérios específicos dos OED Bloco 4  Explicita a relevância dos OED para o desenvolvimento das atividades a que estão relacionados;  Explicita os objetivos das atividades a serem realizados mediante a utilização dos OED;  Apresenta de modo claro as formas de utilização dos OED;

Bloco 5  Apresenta no livro impresso indicadores (por exemplo ícones) explícitos associados aos OED presentes no livro digital;  Apresenta, no livro digital, os OED de forma integrada aos conteúdos apresentados no livro impresso;  É possível acessar os OED tanto pelo índice de referência como por indicadores (por exemplo ícones) nas páginas onde são referidos;  O conjunto dos conteúdos digitais considera tanto o uso coletivo (em sala de aula, sob a orientação do professor) quanto o individual (fora de sala de aula).

Aspectos não eliminatórios analisados no processo de avaliação dos OED  A interface permite navegação intuitiva e rápida, contendo barras de menu visíveis, botões de ida e volta, botões de ajuda ao usuário e demandando poucos cliques para chegar às informações desejadas;  Os mecanismos de recuperação de informação são eficientes;  A interface favorece o trabalho ativo do aluno em contextos de uso do livro digital por meio, por exemplo, da inclusão de recursos de zoom, anotações, marcação para destacar ou estabelecer relações entre trechos relevantes;  Na sua concepção e/ou nas situações de uso, os OED promovem a interatividade, valorizando as ações do aluno, e estimulando o trabalho intelectual e realização de atividades ;  Em situações de uso/trabalho, os OED fornecem feedback adequado e informações que permitem reflexão e correção dos erros pelo aluno;

Aspectos a serem verificados na escolha do Livro de Física alguns exemplos a título de fechamento

.  Conteúdo selecionado e forma de organização:  Organização tradicional – por áreas da Física (Mecânica, Física Térmica, Óptica,......);  Organização temática – por temas gerais (Energia, Movimento, Comunicação,......).  Formas de Abordagem do conhecimento físico:  Enfoque formal matemático;  Enfoque fenomenológico.  Abordagem da História da Ciência  Foco nos cientistas;  Foco nos conceitos;  Foco no contexto de desenvolvimento da ciência.

.  Atividades experimentais  Nível de direcionamento (desde atividades totalmente dirigidas até atividades abertas)  Objetivo da atividade:  Verificação da validade do conhecimento físico;  Construção de conceitos;  Construção de explicação de fenômenos;

.  Contextualização:  Motivação para o desenvolvimento do conhecimento;  Exemplificação e/ou aplicação do conhecimento já desenvolvido;  Espaço de construção do conhecimento;  Interdisciplinaridade;  Outras áreas do conhecimento são utilizadas como espaço de aplicação ou aprofundamento do conhecimento físico, explorando apenas aspectos relacionados à própria física;  Conteúdos próprios de outras áreas do conhecimento favorecendo a compreensão de conteúdos da física permitindo uma compreensão de fenômenos de uma maneira mais global

.  Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade;  Foco na Ciência e a partir da Física se discute equipamentos principalmente tecnológicos;  Foco na Tecnologia – parte-se de equipamentos tecnológicos para desenvolver ou utilizar a física para explicar seu funcionamento;  Foco na Sociedade – aborda-se, por exemplo, questões sociocientíficas nas quais conhecimentos físicos concorrem com conhecimentos de outras áreas visando um posicionamento do aluno frente à problemática em questão

Era isso.... obrigada