Tomada de Decisão Professor: Fábio Josende Paz 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Renato da Silva Luiz Baranhuk Sylvia Marcela de Lima
Advertisements

A Gestão da Tomada de Decisão
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Brainstorming 1-O que fazer para termos um país melhor? 2-O que fazer para termos mais sucesso em nossos projetos?
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
INSTITUTO DE TREINAMENTO BRASILEIRO A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Introdução à Administração
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
O Processo Decisório O processo de tomada de decisão é constituído por seis etapas sequenciais: Identificação da situação; Diagnóstico da situação; Desenvolvimento.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO.
Processos Decisórios– apostila 4 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
FERRAMENTAS para Gestão de Serviços e Processos Ilan Chamovitz
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Fundamentos da Administração
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Prof. Glauco Carvalho UNIDADE III Como Decidir?. 1. Identificação da situação; 2. Diagnóstico da situação; 3. Desenvolvimento de alternativas; 4. Avaliação.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Indicadores de Saúde Conceito
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 Direção e Liderança 2 Direção atividade técnica de determinar, comandar, orientar e essencialmente decidir na consecução de obra ou serviço.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Aula 01 - Apresentação Disciplina: Elaboração de Projetos em TI.
Pesquisa e Decisões Criativas Alunos: Andrews Miguel Queiroz Ericka Reis Barros Filipe Souza Guilherme de Paula Souza Pedro Mendonça Rhayane Borges Ricardo.
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Mudança Organizacional. Deflagradores da necessidade de mudança Instabilidade de processos ambientais. Mudanças sociais e econômicas. Globalização. Alternativas.
As Questões-Chave da Avaliação Avaliação para quê? Avaliação para quem? Quando deve ocorrer a avaliação? Quais os critérios de avaliação? Quem deve ser.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 8 Controle.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Tomada de Decisão Professor: Fábio Josende Paz 1

Tomada de Decisão 2 Fábio Paz 2

Conceito de Decisão 3 Fábio Paz 3 Decisão: Escolhas feitas entre duas ou mais alternativas. Todas as decisões requerem a interpretação e a avaliação de informações. Os dados vem de diversas fontes e precisam ser selecionados, processados e interpretados Uma decisão precisa ser tomada sempre que há um problema que possui mais que uma alternativa para sua solução;

Tomada de Decisão 4 Fábio Paz 4 Plano e estratégias culminam no processo de Decisão; Quanto melhor a tomada de Decisão, melhor o planejamento estratégico. Tomada de Decisão é o processo para identificar problemas e oportunidades e depois resolvê-los.

Tipos de Decisões e Problemas 5 Fábio Paz 5 DecisãoProblemaProcedimentosExemplos ProgramadaRepetitivo, rotineiro Regras Procedimentos Operacionais Padronizados Políticas Negócios: processamento de folha de salários Faculdade: Processamento de candidaturas de admissão Hospital: preparação de um paciente para cirurgia Governo: utilização de um veículo do Estado Não Programada Complexo, novo Resolução criativa do problema Negócios: lançamento de um novo produto Faculdade: construção de novas salas de aula Hospital: reacção a uma doença epidémica regional Governo: resolução de um problema social

6 Tipos de Decisão e Nível de Decisão Topo Abrangente, não estruturado, não frequente, Médio / Intermédio Tanto estruturado, como não estruturado Baixo / Operacional Frequente, estruturado, repetitivo Decisões não Programadas Decisões Programadas Nível de Gestão Tipo de Problema Fábio Paz

7 7 A informação é essencial para a Tomada de Decisão. Situações de tomada de Decisão

8 Fábio Paz 8 Normalmente se classifica em três Modelos: Modelos de Tomada de Decisão Modelo ClássicoModelo AdministrativosModelo Político Metas e problemas bem definidos; Condição de certeza; Informações completas sobre as alternativas e seus resultados; Escolha racional do individuo para maximizar os resultados; Metas e problemas vagos; Condição de incerteza; Informações limitadas sobre as alternativas e seus resultados; Escolha satisfatória, usando a intuição. Metas conflitantes; Condição de incerteza / ambiguidade; Ponto de vistas conflitantes; Barganha e discussão entre membros. DAFT, Richadt L. Administração, 2010.

Etapas do processo de Tomada de Decisão 9 Fábio Paz 9

Etapas do processo de Tomada de Decisão 10 Fábio Paz 1ª Etapa: Identificação do Problema 2ª Etapa: Desenvolvimento de Alternativas 3ª Etapa: Avaliação de Alternativas 4ª Etapa: Escolha de uma Alternativa 5ª Etapa: Aplicação da Decisão 6ª Etapa: Controlo e Avaliação

11 1ª Etapa: Identificação do Problema O processo se inicia com uma situação de frustração, interesse, desafio, curiosidade ou irritação; Há um objetivo a ser atingido e apresenta-se um obstáculo, ou acontece uma situação irregular que se deve corrigir, ou está ocorrendo um fato que exige um tipo de ação, ou apresenta-se uma oportunidade que pode ser aproveitada. Fábio Paz

12 1ª Etapa: Identificação do Problema Para detectar problemas, os gestores contam com vários indicadores: 1.Desvio em relação ao desempenho passado 2.Desvio em relação ao plano 3.Crítica externa Fábio Paz

13 2ª Etapa: Desenvolvimento de Alternativas -Consiste na listagem das várias formas possíveis de resolver um problema que foi identificado e requer solução. -Consiste em procurar entender o problema ou oportunidade e identificar suas causas e consequências; -Todas as alternativas possíveis devem ser consideradas. Ao não considerar uma hipótese, antes de avaliar a mesma, podemos estar excluindo a “melhor solução”. Fábio Paz

14 2ª Etapa: Desenvolvimento de Alternativas Diagrama de ISHIKAWA Técnica criada por Ishikawa em 1943, é conhecida por vários nomes: diagrama causa-efeito, diagrama espinha de peixe, diagrama 4P, diagrama 6M. Ferramenta de grande utilidade, pois permite conhecer os problemas cada vez mais a fundo. Pode ser facilmente aprendida e imediatamente posta em prática por pessoas de qualquer nível dentro da empresa. É útil quando necessita identificar, explorar e ressaltar todas as causas possíveis de um problema ou situação específica. Fábio Paz

Pode ser usado individualmente. Discussão em grupo. Destaca as áreas mais significativas. Fábio Paz Diagrama de ISHIKAWA

Diagrama Fonte: Fábio Paz

Razões e benefícios Razões: Para identificar as informações a respeito das causas do seu problema. Para organizar e documentar as causas potenciais de um efeito ou característica de qualidade. Para indicar o relacionamento de cada causa e subcausa as demais e ao efeito ou característica de qualidade. Reduzir a tendência de procurar uma causa "Verdadeira", em prejuízo do desconhecido. ou esquecimento entre as causas potenciais. Benefícios Ajuda a focar o aperfeiçoamento do processo Registra visualmente as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas. Provê urna estrutura para o brainstorming. Envolve todos. Fábio Paz

Exemplo: Em uma empresa de mecânica, há muita perda na oficina, no processo de fabricação de peças mecânicas (usinagem). Resolveu-se fazer um estudo para identificar as possíveis causas das perdas. Fábio Paz

Fonte:

Diagnóstico – Diagrama de Ishikawa Por que ocorrem acidentes de trânsito? MotoristaVeículos FiscalizaçãoVias Falta de educação Desconhece a fiscalização Insuficiente Sem equipamento Velhos e mal-conservados Falta equipamento de segurança Sem conservação Falta de educação

21 3ª Etapa: Avaliação de Alternativas Uma vez desenvolvidas, as alternativas devem ser avaliadas e comparadas. A relação alternativa – resultado baseia-se em três condições possíveis: Certeza Risco Incerteza Fábio Paz

22 4ª Etapa: Escolha de uma Alternativa A alternativa que se mostrar mais vantajosa para a organização será a escolhida para ser implementada. A escolha de uma alternativa visa resolver um problema para se atingir um objetivo pré-determinado. Mais do que “otimizar”, o decisor precisa de “satisfazer”, isto é, escolher uma alternativa que conduza a um resultado aceitável, satisfatório. Fábio Paz

23 5ª Etapa: Aplicação da Decisão É a etapa que corresponde à passagem à ação. Uma decisão deve ser eficazmente implementada para que se cumpra o objetivo para o qual foi tomada. Fábio Paz

24 6ª Etapa: Controle e Avaliação Implementar uma decisão envolve mais do que dar ordens adequadas. Só com mecanismos de controle é possível obter feedback sobre a resolução do problema. Fábio Paz

25 Estilos de Decisão Diretivo – usado por pessoas que preferem soluções simples e bem definidas. Tomam decisões rápidas, geralmente são eficientes e racionais e preferem confiar nas regras ou nos procedimentos existentes para tomar decisões. Analítico – Gostam de considerar soluções complexas baseadas em quantos dados podem reunir. Procuram as melhores decisões possiveis através das informações possíveis. Fábio Paz

26 Estilos de Decisão Conceitual – também gostam de considerar uma grande quantidade de informação, porém socializam mais, confiam tantos nos sistemas quanto nas pessoas e gostam de resolver problemas criativamente. Comportamental – estilo dos gerentes que tem uma profunda preocupação com as pessoas, gostam de conversar e compreender seus sentimentos sobre uma possivel decisão sua, suas causas e efeitos. Fábio Paz

27 Atividades Analise duas decisões que você tenha tomado nos últimos seis meses. Elas eram programadas ou não programadas? Que modelo – clássico, administrativo ou político. Qual seu estilo pessoal de Decisão? Questionário. Fábio Paz

A – diretiva B – analítica C – conceitual D – comportamental. 28