P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Controle de Recursos Públicos
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
Voto e cidadania.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
EDUCAÇÃO FISCAL e CIDADANIA
EDUCAÇÃO FISCAL PARA A CIDADANIA
Perfil do Profissional
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
COLÉGIO METRÓPOLE CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANDERSON RESENDE 27/08/2009.
Alexandre Rampelotto.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
14 O cristão e a cidadania. 14 O cristão e a cidadania.
Encontro Estadual de Formação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Inclusão que bicho é esse?
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Centros de Educação em Direitos Humanos
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
 ATUALMENTE TODA À EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL, A CADA 15 DIAS, INSTALA UMA TENDA, EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO FAZENDO NAQUELA LOCALIDADE VÁRIOS SERVIÇOS.
O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROJETO “EDUCAÇÃO FISCAL” Semana de planejamento O que é Educação Fiscal? “ É um instrumento para a construção e ampliação do exercício da cidadania,
Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF - A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PEF/RJ Programa de Educação Fiscal do Rio de Janeiro Origem - Organização - Fonte de Financiamento - Missão da EF Contribuir permanentemente para a formação.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Matriz de avaliação processual
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Transcrição da apresentação:

P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de todo e qualquer imaginário e é pensando dessa forma que me coloco a disposição para formar uma sociedade de valor a qual sempre é possível transformar a realidade.” Resende – RJ 2013 ELIANE DOS SANTOS ROSA BARBOSA

 Projeto apresentado ao Curso de Disseminadores de Educação Fiscal promovido pela ESAF( Escola de Administração Fazendária), em parceria com a S.M.E.R( Secretaria Municipal de Educação de Resende), tendo como orientador o tutor Alberto da Silva Franqueira. Educação Fiscal na Escola

 Promover uma formação de qualidade ao educando com base no Programa de Educação Fiscal que proporcione igualdade de condições a todos, para que no transcorrer do dia-a-dia o mesmo possa ser implantado com transparência oportunizando a aplicação com consciência e segurança. Missão

 Reconhecer que a comunidade escolar deve priorizar os conhecimentos sobre Educação Fiscal no mundo em que vivemos;  Estreitar relações harmoniosas entre o Estado e o cidadão;  Ajudar no que for necessário para que o índice de sonegação diminua expressivamente;  Comover não só a comunidade escolar assim como também a sociedade de um modo geral, para interagir juntamente com o poder público na especulação quanto ao modo de cobrança dos tributos a serem pagos;  Fomentar e intensificar orientação a sociedade no cumprimento da aplicação dos recursos públicos. Objetivos:

 Escolas de Educação Infantil  Escolas de Ensino Fundamental I e II fase  Sociedade em geral Abrangência

Tributos O que é? São impostos, taxas, contribuições de melhoria que nós, todo o povo brasileiro pagamos. em prol de benefícios para todos Para quê? Para beneficiar todo o povo com melhorias em todos os aspectos da vida no seu cotidiano E como fazer? É aí que está o problema. Será que realmente recebemos retorno dos impostos que pagamos? Para falar a verdade, no mundo em que vivemos atualmente, boa parte do dinheiro ainda está concentrado nas mãos de alguns poucos muito ricos. Devido a esse fator agravante o desemprego, a corrupção, a liberdade de expressão e outros, estão cada vez mais aumentando por conta do desvario que o próprio sistema exerce sobre os menos favorecidos. É caótica a nossa situação, a sociedade está necessitando urgentemente de ajuda. E o melhor caminho é entender como funciona as leis do nosso país, para que como cidadãos agentes de transformação sejamos capazes de compreender e modificar as diversas situações no contexto social.

Não tem como fugir, temos que pagar os nossos impostos sim, é o nosso dever, então precisamos mudar a nossa mentalidade, ou seja, devemos nos informar melhor sobre tudo, os gastos, os recursos, as necessidades, o que compramos, se há necessidade, enfim traçar um planejamento orçamentário para que se obtenha a real dimensão dos gastos públicos aos quais devemos estar sempre antenados. Por isso, devemos implantar nas escolas esse projeto de Educação Fiscal desde as séries iniciais até a formação adulta, para que desde cedo tenham contato com as informações e reais situações referentes a gastos e finanças públicas. Somente através da socialização, e das informações verídicas é que poderemos acompanhar e controlar todo esse processo de acordo com as necessidades do nosso povo.

Essa é uma mudança de comportamento e hábito muito importante, essencial para a formação cidadã e execução das políticas públicas. Enfim, nossa missão através da Educação Fiscal é ter a preocupação com os impostos pagos, conferir se realmente eles estão sendo aplicados de forma correta e em prol da sociedade, evitando assim a sonegação, a pirataria e a corrupção, para garantir o bom uso dos recursos públicos. Todo cidadão tem o dever de participar do orçamento público acompanhando as ações do Estado, fazendo valer seus direitos, exigindo seu cupom fiscal de tudo que consumir, é um direito que temos como consumidor ativo e permanente frente ao exercício da cidadania.

Parcerias:  Secretaria da Fazenda;  Secretaria de Educação;  Esaf – Secretaria Executiva do Programa PNEF. Executores