UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.

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Transcrição da apresentação:

UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações = entender e dominar → descrever com detalhes = início do conhecimento científico → comparação, classificação e interpretação = causas, fatores, modificação no tempo e no espaço → dedução e/ou estudos controlados/experimentação = ESTUDOS ANALÍTICOS

1.2 O método científico Método = procedimento sistematizado, passível de ser repetido, para se conseguir algum resultado (material ou conceitual) Científico = modo de proceder próprio da Ciência = raciocínio e formulação de hipóteses → testadas nos experimentos → “Lógica aplicada à ciência” = estuda as formas de pensamento e de raciocínio de cada ciência em particular: ARGUMENTO = coleção de enunciados = premissas e conclusão ENUNCIADO = sentença que engloba uma asserção factual definida

Exemplo 1: Todos os alunos da Faculdade têm idade > 17 anos. (P1) João é aluno da Faculdade. (P2) João tem idade > 17 anos. (Conclusão) A verdade das premissas assegura a verdade da conclusão → LÓGICA DEDUTIVA

Exemplo 2: Teoria matemática dos conjuntos: A B. João População Temos, então, os conjuntos: A = {X\X = maior do que 17 anos} B = {X|X = ser alunos da Faculdade} P1 = B C A P2 = João E B, logo João E A

Exemplo 3: LÓGICA INDUTIVA = PROBABILIDADE O time de futebol A é o último colocado do campeonato. O time A joga no campo do adversário. O adversário do time A é o primeiro colocado no campeonato. O goleiro do time A contundiu-se em jogo anterior e foi substituído por um “frangueiro”. Os dois melhores atacantes do time A receberam cartão vermelho em jogo anterior e não podem jogar O time A perde o jogo para o time B.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS = LÓGICA INDUTIVA → INCERTEZA = Probabilidade e Estatística → Estabelecimento de diagnósticos John Stuart Mill (1843)= postulados (epidemiologistas) 1 – Método da concordância = relação causa-efeito 2 – Método da diferença = estudos de casos-controles 3 - Método da variação concomitante = relação dose-efeito 4 – Método dos resíduos = causas conhecidas são removidas

1.3 A pesquisa em ciências da saúde Campo da saúde = disciplinas básicas e específicas e intersecção com outros campos do conhecimento → Métodos e técnicas da pesquisa social: Estudo de caso (antropologia, sociologia) Grupos focais (antropologia, psicologia, demografia) Observação participante (antropologia, epidemiologia) História oral (antropologia, história) Entrevistas (antropologia, sociologia, história)

2. As Etapas do Trabalho Científico 2.1 ESCOLHA DO ASSUNTO 2.2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2.3 ESCREVER O PROJETO DE PESQUISA Introdução Material e Métodos Avaliação dos custos e recursos necessários Cronograma Declaração sobre os Aspectos Éticos Referências Bibliográficas

2. As Etapas do Trabalho Científico (cont.) 2.4 Execução do trabalho 2.5 Apuração, análise e apresentação dos dados 2.6 Redação do Trabalho

2.3.2 Material e Métodos (tópicos) : - Definição da população de estudo e de referência - Definição dos participantes e dos não-participantes (critérios) - Definição do material a ser utilizado e sua procedência - Definição dos recursos humanos necessários - Definição dos métodos de medidas e critério de avaliação - Padronização dos processos de medida - Definição do processo de amostragem - Descrição da organização do trabalho de campo (supervisão) - Descrição dos modelos de análise dos resultados

Resumindo: São 5 as fases do trabalho científico 1 – Fase preliminar (2.1 e 2.2); 2 – Fase preparatória (2.3); 3 – Fase de coleta de dados (2.4); 4 – Fase de computação e análise dos dados (2.5); 5 – Fase de redação do trabalho científico (2.6).

MODELOS GERAIS DE ESTUDO - Epidemiologia descritiva = estudo de doença ou agravo à saúde, de acordo com a distribuição no tempo, no espaço e segundo dos atributos individuais. -Hipótese a ser testada = ESTUDO ANALÍTICO 1) ESTUDOS EXPERIMENTAIS (ou de intervenção) = o próprio investigador introduz um fator de exposição e controla os outros fatores. 2) ESTUDOS OBSERVACIONAIS = os indivíduos estudados já estão ou não expostos ao fator em estudo, o investigador apenas observa a ocorrência ou não da doença.

MODELOS GERAIS DE ESTUDO 2.1 ESTUDOS OBSERVACIONAIS TRANSVERSAIS: “corte instantâneo” em uma população via amostragem examina- se, simultâneamente, a presença ou ausência da exposição e a presença e ausência da doença. 2.2 ESTUDOS OBSERVACIONAIS LONGITUDINAIS: Estes estudos podem ser do tipo coorte (prospectivos ou retrospectivos) e do tipo caso-controle. Verifica-se, a partir de determinado período, entre expostos e não expostos, o aparecimento ou não da doença.

REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS MODELOS GERAIS DE ESTUDOS ANALÍSTICOS _____ presente ausente _________|_______________ Efeito da | exposição | ________________|_______________ Exposição ao | fator de estudo ________________|______________________________ 0 1 tk (tempo) 2

DELINEAMENTO DE ESTUDOS ANALÍTICOS 1)ESTUDOS EXPERIMENTAIS = introdução do fator de exposição = medida terapêutica ou preventiva efeito terapêutico ou protetor 1.2 Experimento Clínico Controlado = pesquisa de intervenção - Experimento duplo-cego - Seguimento dos pacientes - Experimento clínico controlado realizado em estudos multicêntricos - Análise dos dados

Representação de Experimento Clínico Controlado População alvo População De estudo Partici pantes GT GC R1 R2 Não participantes Placebo ou tratamento Expressos em tabela 2x2