1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Lixo Orgânico Componentes: Catarina Lima Daniel Lima
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Aulas Práticas no ensino de Ciências
FESTIVAL LIXO LEGAL Escola de Educação Básica e Profissional
Mais Educação - Projeto Meio Ambiente
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
O conteúdo.
ALFABETIZANDO UM DOWN.
LIXO NEM SEMPRE É LIXO.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
Educação para a Sustentabilidade
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
RECICLAGEM DO LIXO CONCLUSÃO INTRODUÇÃO AVALIAÇÃO TAREFAS ORIENTAÇÕES
COMPONENTES:CAROLINE
Keyton Kylson Fonseca Coelho
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PROJETO.
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Meio Ambiente.
Profª Márcia Velista Cavalcante
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Construção de um jogo de boliche
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
Coleta Seletiva e Reciclagem
A Caixa Lúdica no AEE Recurso para mediações entre professores e alunos do Atendimento Educacional Especializado Danilo Flávio Stefani Neto Psicólogo.
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
“Um país se faz de homens e livros”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A TRANSVERSALIDADE NA PRODUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA.
Ellen Santos Fernandes ¹, Rodrigo Garrett da Costa 2. 1 Estudante do Curso de Ciências da Natureza – Lic. em Química IFF/ PIBID-Química, 2 Professor do.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
Escola Ademar Marques Curvo
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Transcrição da apresentação:

1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem EMEB PROFESSOR OSNI DE MEDEIROS RÉGIS 1º ANO II Professora: Rita Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem

JUSTIFICATIVA A questão ambiental se torna cada vez mais urgente para a sociedade e a preservação do meio ambiente é inevitável. O futuro da humanidade depende do equilíbrio do meio. Há uma grande preocupação em trabalharmos com esse assunto, realizando atividades educacionais as quais despertem nas crianças o interesse e a conscientização dos benefícios de se cuidar dele num todo. Observando o cotidiano das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Educação Básica Professor Osni de Medeiros Regis e fazendo uma análise sobre o assunto, faz-se necessário uma abrangência.

OBJETIVO GERAL Este tema está incluso no projeto da Escola Osni de Medeiros Regis e utilizarei o mesmo no “PRO LETRAMENTO”. Trazendo como principal objetivo trabalhar o meio social onde a criança vive e suas questões ambientais, deixando claro a importância de se ter um ambiente limpo e saudável em todas as esferas ( escola, casa, na rua). Mostrando o quando é importante cuidar do ambiente, que a água é essencial para a vida na terra, salientando a necessidade de proteção de espécies tanto vegetal quanto animal. Mostrando alguns danos já causados e os que podem ainda ocorrer, se não forem tomadas algumas medidas de prevenção Esclarecer aos alunos e seus familiares sobre as formas de reciclagem e valorizar a água como fonte de vida, promovendo mudanças de comportamentos assegurando melhor qualidade de vida a comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na sociedade sócio ambiental. Comprometer-se com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade. Trabalhar com a formação de valores, com atitudes, com o ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos de forma interdisciplinaridade. Transformar atitudes e comportamentos dos alunos e da comunidade. Aprender a preservar. Amenizar efeitos e alterações ambientais e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.

Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais. CONTEÚDOS: Compreender a existência de normas, valores e convenções sociais. Ter atitudes consigo mesmo e com os outros. Ter atitudes de valores de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente Valorizar o cuidado do ambiente para a qualidade de vida humana. Conhecer alguns cuidados básicos com os pequenos animais e vegetais por meio de sua criação e cultivo Ampliar o vocabulário oral incorporando novas palavras e expressões. Relatar suas vivências nas diversas situações trabalhadas Apropriar-se da leitura nos mais diversos contextos Identificar espessuras, texturas, cores e formas presentes na natureza Utilizar a contagem oral e registra-las nas diferentes brincadeiras e situações. Interagir com outras crianças e outras pessoas em contextos coletivos de qualidade. Brincar. Manipular e explorar diferentes materiais produzidos e presentes na natureza. Diferenciar tipos de lixo Confeccionar brinquedos e objetos utilizando-se de recursos da natureza e do lixo reciclado. Observar e identificar suas próprias produções como também a dos colegas. Produzir um jardim. Apreciação de músicas diversas. Apreciação de sons produzidos pela natureza.

DESENVOLVIMENTO As atividades realizadas serão bastante amplas e diversificadas, iremos trabalhar de maneira que desperte na criança bastante interesse e propicie assim o aprendizado trazendo para a sala de aula bastante novidades, atividades curiosas, lúdicas, materiais a serem confeccionados. Leitura compartilhada- temas ambientais. Leitura- história dos três carneirinhos e o lobo “adaptada” Lista de palavras. (tema) Confecção de cartaz- tempo de decomposição de materiais ( trazidos por eles) Pintura com guache - tipos de lixos Orgânico Hospitalar Eletrônico Metal Papel Vidro

Registro do conteúdo do mesmo Plástico Registro do conteúdo do mesmo Falar que muitas famílias vivem do lixo reciclável Explicar o que é coleta seletiva Caça palavras Falar da água sua importância Dia da árvore ( preservação , que serve de abrigo para pássaros, cultivo de frutos, flores e sombra. Passeio Caixa de compostagem ( aproveitamento do lixo orgânico) Atividades em folha Plantar flores fazendo um jardim em frente a escola, fazer com que cada criança da escola plante sua plantinha. Falarei do lixo e as cores correspondentes, depois escreverei e dividirei o tema aos alunos, após o sorteio cada aluno irá dirigir-se ao seu grupo, vamos lá fora e cada grupo pintará. Músicas Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado. Vai e vem (pet) Biboque (pet)

Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado. Passeio Caixa de compostagem ( aproveitamento do lixo orgânico) Atividades em folha Plantar flores fazendo um jardim em frente a escola, fazer com que cada criança da escola plante sua plantinha. Falarei do lixo e as cores correspondentes, depois escreverei e dividirei o tema aos alunos, após o sorteio cada aluno irá dirigir-se ao seu grupo, vamos lá fora e cada grupo pintará. Músicas Confecção de alfabeto móvel utilizando material reciclado. Vai e vem (pet) Biboque (pet)

RECURSOS Sala de aula Pátio Espaço externo para exposição das atividades Giz de cera Lápis de cor Rolo de papel higiênico Cartolina Algodão Garrafa pet Flores Terra Prego Restos de alimentos Folhas

Tampinha de garrafa Fita adesiva Fita plástica Fita durex colorida Papel pardo Vidro Borracha Frauda descartável Tecido Pneu Papel Plástico Revistas

TEMPO ESTIMADO: de junho a dezembro Chicletes Bituca de cigarro Fio de nylon Cordinha de nylon Tinta guache Livros Jornais TEMPO ESTIMADO: de junho a dezembro

AVALIAÇÃO: Será diagnóstica, somatória, coletiva e individual, através do conteúdo aplicado e da realização das atividades propostas.