Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DE LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS, TRAVESTIS E TRANSEXUAIS Mesa: “Acesso com Humanização à atenção à saúde de LGBT no.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Ministério Público de Pernambuco Audiência Pública: “Políticas públicas pelo respeito ao direito das mulheres à não discriminação, racial e de gênero,
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil Reunião Geral – 14/02/2014 São Paulo - FMUSP Coordenação: Prof a Dr a.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. O processo de monitoramento e avaliação (que deve ser estruturado e sistemático) do POL tem como objetivo fundamental produzir.
MONITORAMENTO 2013 PLANOS DE AÇÃO REGIONAL – PAR UF- REGIÃO DE SAÚDE Portaria nº de 27/12/2012 – aprova a etapa I de implantação.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Projeto Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal Termo de Outorga n º / Processo n º FAPESC1436/2012 SEMINÁRIO GESTÃO EM.
1 INESC: Principais Estratégias de Atuação para 2012 Assembléia Geral Brasília, 16 de abril de 2012.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
O Geledés Fundada em 30 de abril de 1988; organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de negras e negros em razão das desvantagens e discriminações.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
QUINQUENIO CEPMM – Pr Vânia Muniz. Morte Materna Conceito: É a morte de uma mulher durante a gravidez, durante o parto e após o nascimento da.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Região Sul. “A Ouvidoria Ativa” Maria Francisca Abritta Moro Coordenação Geral do Sistema Nacional de Ouvidoria Departamento de Ouvidoria Geral do SUS.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Ditadura Militar ( ).
FEBRABAN PRESTA CONTA À SOCIEDADE? 1-COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA FEDERAL, 2-MPT 3-MOVIMENTOS SOCIAIS Frei David Santos, OFM 26 DE MAIO DE 2009.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
PLATAFORMA DA CONFETAM/CUT PARA ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 MUNICÍPIOS PARA AS PESSOAS UM CHAMADO À AÇÃO PARA MUDAR NOSSO LUGAR.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
CEPV MORTALIDADE MATERNA. OBJETIVOS DO MILÊNIO QUINTO OBJETIVO l MELHORAR A SAÚDE MATERNA –Reduzir a mortalidade materna em 75% em 25 anos, tomando-se.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
ODM 4 - Diminuir em 2/3 a mortalidade infantil até 2015
“A FORÇA DOS MUNICÍPIOS CATARINENSES NA DEFESA DO SUS” Dr. Celso Luiz Dellagiustina Presidente do COSEMS/SC.
Indicadores de Saúde Conceito
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Morbidade materna grave também chamada “nearmiss” ou “quase mortas” porque as mulheres sofrem complicações que ameaçam a vida. Calcula-se que para cada.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS Reduzir a mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal Organizar a Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil.
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Plano de Habitação de Interesse Social do Porto Maravilha PHIS-Porto.
Aborto ilegal e inseguro como questão de Saúde Pública – atualizando o debate Simone G. Diniz – profa. FSP – USP 25/09/2013.
Transcrição da apresentação:

Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB

Problema de saúde pública 1930 Conferência Internacional sobre Maternidade Segura, em Nairóbi. Redução de 50% entre 1985 e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Redução de 75% entre 1990 e

Definição de Morte Materna Morte de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas à ela relacionada, porém não em razão de causas acidentais ou incidentais. DIRETA: ocorre por complicações obstétricas durante gravidez, parto ou puerpério devido a intervenções, omissões, tratamento incorreto ou a uma cadeia de eventos resultantes de qualquer dessas causas. INDIRETA: resultante de doenças que existiam antes da gestação ou que se desenvolveram durante esse período, não provocadas por causas obstétricas diretas, mas agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez.

Na perspectiva dos DIREITOS HUMANOS CAUSAS INSTITUCIONAIS LEIS, SERVIÇOS OU POLÍTICAS INEFICAZES CAUSAS MÉDICAS DOENÇAS LIMITES TÉCNICOS CAUSAS SÓCIOECONÔMICAS OMS, 2001.

RAZÃO DE MORTE MATERNA SEGUNDO RAÇA/COR, BRASIL, Fonte: MS/SVS/CGIAE – SIM e SINASC

INIQUIDADE É CAUSA DE MORTE 60% dos casos de mortalidade materna no Brasil acontecem com MULHERES NEGRAS!

DOIS CASOS EXEMPLARES MORTE DE MULHERES JOVENS NEGRAS

TRAGÉDIAS EVITÁVEIS! ALYNE PIMENTELRAFAELA SOUZA

ALYNE DA SILVA PIMENTEL TEIXEIRA Morte: 16 de novembro de 2001 Desassistências: Belford Roxo e Nova Iguaçu, RJ; Injustiças; Condenação em CEDAW: o Estado Brasileiro é responsável direto pela morte de Alyne Pimentel

RAFAELA CRISTINA SOUZA SANTOS Faleceu em 25/04/2015 no SUS – Rio de Janeiro “Ela fez o pré-natal direitinho. Não faltou nenhuma vez." Ana Carla Silva de Souza, mãe de Rafaela

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA PACTUADA ENTRE MUNICÍPIOS, ESTADOS E UNIÃO

PNSIPN – Planos Operativos % dos Estados com trabalhadores da saúde capacitados; 100% dos Estados com Manual de Comitê, contemplando o recorte étnico-racial e recomendando a inclusão de entidades de mulheres negras em sua composição 40% dos Estados com trabalhadores da saúde capacitados com enfoque étnico-racial; Reduzir a mortalidade materna de mulheres negras em 5 pontos percentuais, ao ano, para diminuir a diferença total entre estas e as mulheres brancas, até 2015, de acordo com protocolo específico proposto pela Rede Cegonha.

COMO EVITAR A MORTALIDADE MATERNA? DIREITOS HUMANOS EconômicosSociaisCulturaisAmbientais DIREITO À SAÚDE PromoçãoPrevençãoRecuperaçãoReabilitação DIREITO AO SUS EficáciaEficiênciaM&A DIREITO À MATERNIDADE SEGURA AbortoPré-natalParto e puerpério ENFRENTAMENTO ÀS INIQUIDADES DE GÊNERO, RAÇA, CLASSE, REGIÃO E OUTRAS

AÇÕES NECESSÁRIAS Informações desagregadas segundo raça/cor, etnia, etc; Definição de metas diferenciadas; Classificação de risco segundo raça/cor e etnia; Publicização dos relatórios e ações dos Comitês; Comunicação adequada com a população – informação para a saúde; Medidas coercitivas e punitivas – RACISMO É CRIME!

ELIMINAR O RACISMO NA SOCIEDADE E NO SISTEMA DE SAÚDE

SISTEMA DE SAÚDE SEM RACISMO Manifestações para o público Competência cultural: Informações sobre o público Avaliação Cultura institucional Instância de governança Ações afirmativas e outras políticas

PRESERVAR E MELHORAR O SUS SISTEMA PÚBLICO ESTATAL COM FINANCIAMENTO ADEQUADO UNIVERSAL INTEGRAL EQUITATIVO COM PARTICIPAÇAO SOCIAL

GARANTIR A LAICIDADE DO ESTADO PELO FIM DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

DEFENDER O ESTADO DE DIREITO E A DEMOCRACIA

MULHERES NEGRAS EM LUTA!

CONTATO