“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO SOCIAL Todo grupo necessita de um líder. Nos primórdios, o mais forte comandava. A evolução social foi gerando formas mais complexas.
Advertisements

Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
Direito Constitucional
Professor – Dejalma Cremonese
DIREITOS POLÍTICOS Aluna: Bárbara Lazzari Cavalheiro
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul História EaD Teoria do Estado Contemporâneo Professor: Dejalma Cremonese Aluno:
Algumas coisas que precisamos saber sobre as eleições
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
Voto e cidadania.
Os Sistemas Eleitorais
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
De que lado você pretende estar?? 1 PRIMEIRO VÍDEO: “Mãe Gentil” Alguma dúvida?? Pergunte!!
Um projeto do Movimento Paraná Sem Corrupção
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS ELEITORAIS
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA INDIFERENÇA!!!
Voto Facultativo x Voto Obrigatório
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
Vivência Formativa Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia.
Executivas 37 Coord. Reg. 33 Coord. Reg. Diretório Municipal -Prefeitos -Vices -Vereadores -Movimentos PDT -Prefeitos -Vices -Vereadores -Movimentos PDT.
Sistema Representativo
VAI DAR MERDA.
Prof. Ricardo Justo.
DIREITO ELEITORAL.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Cartilha Eleitoral do Cidadão Brasileiro.
SACE SISTEMA DE ARRECADAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO ESTATUTÁRIA.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
“Art A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Direito Eleitoral Profª Márcia Lopes Resumo Esquemático III 3. DIREITO ELEITORAL NO BRASIL Princípios Constitucionais Sistemas Eleitorais.
“A CRISE DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E OS REFLEXOS NA GOVERNABILIDADE” FECOMERCIO/SP - CONSELHO SUPERIOR DE DIREITO SÃO PAULO, 12/09/2014 EVERARDO MACIEL.
Partidos Políticos e Eleições Partidos Políticos - Associação política baseada em um programa de ação voltado para a disputa pelo poder do Estado e na.
SISTEMAS ELEITORAIS Modus Operandi S.Majoritários  Formula de represent. Por maioria  Fórmula Decisória A decisão é da maioria,marginalizadas as minorias.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA JENNIFER RYDER INÉS DE LIMA.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
1 TRE/MS OS VOTOS VÁLIDOS, NULOS E BRANCOS E SUA TRANSFORMAÇÃO EM MANDATO HARDY WALDSCHMIDT.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) acontecem somente em 8 de novembro, mas a campanha eleitoral já está a todo vapor. Desde o início de.
1 DIREITO CONSTITUCIONAL (Direitos Políticos e Nacionalidade) (Atualizada de acordo com a EC-55/2007) EXPOSITOR: Prof. Valdir Ferreira de Oliveira Junior.
REFORMA ELEITORAL Dr. WESLEY RICARDO N CHAVES site:
RESPONSABILIDADE DO VOTO COMO CIDADÃO
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Diferenças do termo Ditadura positiva  A ditadura na Antiguidade Clássica tinha conotação positiva, e surgiu como uma medida política prevista durante.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
1) ENTIDADES PROFISSIONAIS a ) Sociedades e associações profissionais: São associações civis sem fins lucrativos; Regem-se por estatuto registrado em.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Silvio Avelino Secretário-Geral da Mesa Câmara dos Deputados Comissão Senado do Futuro.
Prof.: Eliandra Feitosa
Organiza ç ão e Planejamento de campanha. Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa.
ELEIÇÕES 2012 Obrigações Partidárias. Formatar Alianças Compor Coligação Discutir Programa de Governo Tarefas políticas da direção partidária.
A República das Oligarquias
Transcrição da apresentação:

“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.”   “Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada.” Edmund Burke

Se somos bons, o que podemos fazer?   “De que grupo nós somos? Dos bons ou dos maus? Se somos bons, o que podemos fazer?

Para fazer a diferença, necessitamos de informação e conhecimento.   Para fazer a diferença, necessitamos de informação e conhecimento.

Esta é a proposta da Patrulha Eleitoral:   Esta é a proposta da Patrulha Eleitoral: Trazer aos jovens informação e conhecimento

Nossos direitos e deveres constitucionais   Sobre o quê? Nossos direitos e deveres constitucionais Sobre política Sobre eleições

Estamos em ano eleitoral.   Estamos em ano eleitoral. Os futuros candidatos já estão se mobilizando. E nós? O que estamos fazendo?

Vamos buscar conhecimento? Os estudos começam com o conhecimento de nossos direitos constitucionais

Constituição Federal Brasileira de 1988, art. 1º, Parágrafo Único: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente”.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.   O motor que move todo esse poder chama-se PARTICIPAÇÃO POLÍTICA. Sem participação, a democracia perde o sentido e a soberania popular se enfraquece. O povo perde a voz ativa que a Constituição lhe assegura.

A participação política é a razão de ser da Democracia

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

INDIRETA O exercício indireto do poder político é feito por meio dos representantes eleitos pelo povo. Pessoas são escolhidas para atuarem junto ao Estado em defesa dos interesses do povo (e não de seus próprios interesses).

DIRETA Quando o povo exerce diretamente o seu poder político, ocorrendo uma manifestação pessoal de cada cidadão (sem a figura do representante). Essa manifestação pessoal chama-se soberania popular, que é exercida por intermédio do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos.

Não se deve confundir sufrágio com voto. Sufrágio é o direito de o povo decidir os rumos do seu Estado, direito que é exercido, principalmente, por meio do voto. Sufrágio é um direito, voto é um dos meios de se exercer esse direito.

O voto é o principal instrumento da participação popular, logo, para bem utilizá-lo é preciso fiscalizar eficazmente os governantes e as instituições.

AS ELEIÇÕES O processo de escolha de nossos representantes chama-se ELEIÇÃO, e é instrumentalizado por intermédio do voto direto, pessoal, secreto, periódico, universal e com o mesmo valor para todos os eleitores.

As eleições, sejam elas majoritárias ou proporcionais, possuem dois personagens principais: o eleitor o candidato

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES – A DANÇA DAS CADEIRAS De dois em dois anos o país realiza eleições. Em 2012, houve Eleições Municipais para escolha de Prefeitos e Vereadores. Neste ano, haverá Eleições Gerais para escolha de PRESIDENTE GOVERNADOR SENADOR DEPUTADO FFEDERAL DEPUTADO ESTADUAL

Para ser eleitor e para ser candidato, o cidadão deve preencher alguns requisitos

Condições de Elegibilidade O VOTO é Condições de Elegibilidade

Além desses requisitos, o candidato deve estar filiado a um partido político. O Brasil é pluripartidarista

PARTIDOS POLÍTICOS COM REGISTRO NO TSE                                      PT do B

HÁ DOIS SISTEMAS DE ELEIÇÃO: Aqui, quem tiver mais votos é eleito. No caso dos cargos do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito), pode ocorrer eleição em dois turnos, caso candidato mais votado não obtenha 50% + 1 dos votos válidos. No caso das Eleições Municipais isso só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores. Em Rondônia, só pode ocorrer em Porto Velho. Presidente Governador Prefeito Senadores Majoritário Proporcional Deputados Vereadores Aqui, nem sempre quem tem mais votos é eleito.

Eleição de deputado é jogo de time, pois a eleição de um candidato depende da votação dos outros candidatos do partido ou da coligação. Dificilmente, um candidato sozinho atingirá a quantidade de 32.854 votos. Em 2010, o deputado estadual mais votado obteve 22.186 VOTOS.  

Por isso, todo cuidado é pouco quando temos que escolher nossos candidatos, para que não caiamos em armadilhas.

A POLÍTICA COMO TRAPAÇA

A CORRUPÇÃO ELEITORAL “Filho meu, se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites.” (Provérbios 1:10)

Fonte: http://www.lei9840.org.br/materiais/cartilha1.pdf

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS?

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Sua história pessoal

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Quanto gasta na campanha

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Suas propostas

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Quem o está apoiando

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Se já foi eleito, o que fez para a população

O QUE DEVEMOS OBSERVAR NOS CANDIDATOS? Sua ficha limpa – se já foi condenado ou tem processos em andamento

É CORRETO?

Por que a informação e a educação política são tão importantes? Mas cuidado!! Por que a informação e a educação política são tão importantes?

 “O castigo dos bons que não fazem política é serem governados pelos maus.” Platão      “

“Cada povo tem o governo que merece” (Joseph de Maistre)  

DISK – PATRULHA 148 148