O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Implantação GFSM no Brasil Setembro, Estatísticas de Finanças Públicas Pilares para o Desenvolvimento Estatístico 2 Dados Primário s Metodologia.
Advertisements

Contabilidade Pública e Governamental
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
A Consolidação das NBCT SP no Brasil: Cronograma de Implantação
Gino Novis Cardozo Secretário-Geral de Controle Externo
A Consolidação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) – Cronograma de Implantação XVI – Encontro Sul Matogrossense.
MCASP AMBIENTE DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Atuação do CONACI nos Grupos Técnicos STN/NBCASP
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Novas Normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC)
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
GEFIN PROJE TO DE LEI Nº 248/2009
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Contabilidade intermediária i
A Contadoria Geral do Estado do rio de Janeiro
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
Janilson Suzart / Nelson Carvalho / Valmor Slomski ( fevereiro/2013)
“Um sistema que valoriza a Contabilidade e o seu objeto, o Patrimônio
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
Coordenação Geral de Contabilidade
NOVAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO
CONTABILIDADE PÚBLICA
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Profa. Diana Lima – Universidade de Brasília São José do Rio Preto – SP, 8 de abril de 2014.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA AUDITORIA.
RELATÓRIO GERAL DE PROCEDIMENTOS – GTCON/RJ
Normas Aplicáveis à Contabilidade do Setor Público
CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM CONTABILIDADE PÚBLICA
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Orientação Estratégica da Contabilidade Pública no Brasil Maio 2008 Tesouro NacionalConselho Federal de Contabilidade.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
CONTABILIDADE PUBLICA
Heriberto Henrique Vilela do Nascimento
Conceitos Complementares
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ)
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS E ATUARIAS João Eudes Bezerra Filho
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Tópicos Avançados de Contabilidade
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Wanderlei Pereira das Neves, MsCSlide 1 * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial.
Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público: Projetos e Desafios da Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 6.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO

orientando Controle Social. Exercer o Controle Externo, orientando e fiscalizando a gestão pública, e incentivar a sociedade ao exercício do Controle Social. MISSÃO DO TCE ACRE

orientação Ser uma instituição de referência na fiscalização, orientação e acompanhamento da gestão pública. VISÃO DO TCE ACRE

AÇÕES DO TCE AC PARA ACOMPANHAR AS MUDANÇAS NA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO – 2013/2014

O Mas o que é o processo de convergência??? O É o processo de adoção das normas internacionais de contabilidade em busca de informações padronizadas e de maior qualidade. O SETOR PÚBLICO X SETOR PRIVADO!!!! O Seguindo a tendência mundial de aperfeiçoamento da contabilidade, o Ministério da Fazenda, publicou a Portaria MF 184/08, considerada o marco inicial do processo de convergência da contabilidade governamental aos padrões internacionais. Como parte desse processo, a STN edita anualmente o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) com base nas IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) e nas Normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), respeitando a legislação vigente.

O Convergência – Institucionalização: Portaria MF nº 184/08 e Decreto nº 6.976/09

Lei – Lei de Direito Financeiro Criação da Secretaria do Tesouro Nacional Publicação das IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público) pelo IFAC Publicação da LC 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) Publicação da Portaria MF 184 (Portaria da Convergência) Publicação pelo CFC das NBCASP e implantação do Grupo de Convergência Publicação da 1º edição do PCASP, junto com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público Publicação da LC 131/2009 (Normas sobre Transparência) Publicação das IPSAS traduzidas para o Português Implantação obrigatória do PCASP por todos os entes da Federação Informações divulgadas em um novo padrão de contabilidade O Você conhece o MCASP? Evolução da Contabilidade Pública e Gestão Fiscal no Brasil

 Para que convergir aos padrões internacionais de Contabilidade? Novo enfoque e consolidação das Contas Nacionais Novo enfoque e consolidação das Contas Nacionais Tomada de decisão; Comparabilidade; Registro e acompanhamento do patrimônio; Prestação de contas; Sistema de Custos; Elaboração do Balanço do Setor Público Nacional; Gestão dos recursos públicos; Reconhecimento do profissional contábil no setor público.  Quais os benefícios do processo de convergência?

 Mudança de foco: a Contabilidade Governamental passa a ter como foco o patrimônio público!  E o orçamento?  O que é preciso para implementar essas mudanças?  Plano de Contas Aplicado ao Setor Público  Sistemas informatizados  Sistemas de apoio  Capacitação  Comunicação oportuna e tempestiva  Sistemas de controle

Cronograma de Ações Resolução TCE nº 81/2013 Prazo

 Contexto: Institucionalização na Federação Portaria nº 828/11 e 753/12 1. CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA ADEQUAÇÃO A: I. Créditos, tributário ou não, por competência, e a dívida ativa, incluindo os respectivos ajustes para perdas; II. Obrigações e provisões por competência; III. Bens móveis, imóveis e intangíveis; IV. Fenômenos econômicos, resultantes ou independentes da execução orçamentária, tais como depreciação, amortização, exaustão; V. Ativos de infraestrutura; VI. Implementação do Sistema de Custos; VII. Aplicação do Plano de Contas; VIII. Aspectos patrimoniais previstos MCASP; 2. CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO PCASP ATÉ 2014

ORÇAMENTÁRIOSIntegralmente a partir de 2012 (MCASP PARTE I) PATRIMONIAIS Gradualmente a partir de 2012, integralmente até o final do exercício de (MCASP PARTE II) ESPECÍFICOS (MCASP PARTE III) Integralmente a partir de 2012 PCASP (MCASP PARTE IV) Facultativo em 2013 e integralmente até o final de 2014 DCASP (MCASP PARTE V) Facultativo em 2013 e integralmente até o final de 2014  Como está o processo de convergência no Brasil?

 Qual apoio e orientação os entes terão para implementar o processo de convergência?  Caso o Ente não se adapte ao novo modelo, o que acontece?

 Haverá dificuldades a serem enfrentadas? O Com certeza. É uma mudança de cultura. O profissional desta área estava acostumado a não observar as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCT), pois pensavam que era apenas para a contabilidade comercial. As normas deverão ser aplicadas para aqueles fatos contábeis ocorridos a partir do exercício de 2010, pois o objetivo principal é que o patrimônio reflita a realidade do Município.

 Quais as demonstrações contábeis definidas no campo de aplicação das entidades do setor público? O Balanço Orçamentário (BO); O Balanço Financeiro (BF); O Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP); O Balanço Patrimonial (BP); O Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL); e O Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).

Em termos formais, o demonstrativo financeiro de uma entidade do setor público vai se parecer mais com aquele publicado pelas empresas nos jornais, com balanço patrimonial, demonstração de resultado do exercício e demonstração de mutação do patrimônio líquido. Assim como é feito pelas empresas, as receitas e despesas serão lançadas obrigatoriamente pelo regime de competência e não de caixa. Hoje o setor público usa um sistema misto, que combina os dois modelos, com prevalência do regime de caixa para as receitas.

 O que a Contabilidade Pública representa para a sociedade? A contabilidade (tanto a pública quanto a privada) tem por objetivo fornecer informações aos usuários internos e externos. Desta forma, a contabilidade pública deve permitir a extração de relatórios, informações para fornecer à sociedade a situação da entidade pública. Receitas e despesas, o que está sendo gasto e como está sendo gasto. Enfim, trazer informações de forma transparente e clara, como o dinheiro do cidadão está sendo gasto.

Tribunal de Contas do Estado do Acre OBRIGADO!!!! Equipe 2ª IGCE/DAFO Semírames Dias – Wanessa Brandão - (68) Tribunal de Contas do Estado do Acre OBRIGADO!!!! Equipe 2ª IGCE/DAFO Semírames Dias – Wanessa Brandão - (68)