Qualidades importantes do profissional Geriatra Competência clínica em práticas de Enfermagem Básica Conhecimento das alterações físicas e psicossociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Definição do tratamento e de seus objetivos
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Consentimento Livre e Esclarecido
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
ATENDIMENTO AO CLIENTE:
Prof. Ms Ana Paula Orichio UCB 2012
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
RECURSOS HUMANOS II PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO
Terminalidade: aspectos frente à assistência
Ética profissional e aspectos legais
COMUNICAÇÃO NO PROCESSO GERENCIAL
DOENÇAS AGUDAS E CRONICAS RELAÇÃO COM A DEPENDÊNCIA QUÍMICA
HUMANIZA CEPAC.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
Manual do Cuidador.
Terapia Comportamental
Universidade Castelo Branco
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
Comunicação Empresarial
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
Curso de Especialização
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
Relacionamento interpessoal terapêutico enfermeiro – paciente
O Impacto do Equilíbrio Emocional na Liderança
DENILSONROSSI Cuidando de você Relação de Ajuda na Prática Pastoral Prof. Denilson A. Rossi.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Bioética e Deontologia Profissional Apresentação 13 (aulas 25 e 26) 2004/2005 © José Carlos Rocha, 2004 O fim da vida e a morte.
Relação Terapeuta - Paciente
Solidificando seus relacionamentos
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
DEPRESSÃO O Mal do Século Lucio Reis Psicanalista.
FEEDBACK.
Terapia Online para Empresas. Foram detectados alguns aspectos emocionais que mais interferem no andamento próspero em empresas:
Sistema de Classificação de Resultados de Enfermagem (NOC)
Aspectos éticos e legais
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Fisioterapia Geriatrica
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Diagnóstico de Enfermagem
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
A SAÚDE MENTAL DO PACIENTE E DA FAMÍLIA NA DESCOBERTA DO DIAGNÓSTICO
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
Aconselhamento. O objetivo do aconselhamento é capacitar o paciente a dominar situações da vida, e engajar-se em atividade que produza crescimento e tomada.
Entrevista Motivacional
1.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
INTERVENÇÃO BREVE. ABORDAGEM MOTIVACIONAL (Miller, 1985) CONSELHOS REMOVER BARREIRAS DIMINUIR VONTADE PRATICAR EMPATIA DAR FEEDBACK CLARIFICAR OBJETIVOS.
COFEN-DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMILIA E COLETIVIDADE. DIREITOS
Gabriel Barreto Gabriel Varjão Murilo Araújo
Transcrição da apresentação:

Qualidades importantes do profissional Geriatra Competência clínica em práticas de Enfermagem Básica Conhecimento das alterações físicas e psicossociais Capacidade de estabelecer uma RELAÇÃO TERAPÊUTICA Apreciação do idoso como pessoa única Boa habilidade na comunicação Capacidade de trabalhar sempre sob supervisão de outros

Discutindo o cuidado Holístico  Mental: Proporcionar atividade estimulante; estimular convivência na comunidade; estimular novas habilidades e a tomada de decisão.  Físico: Atender as necessidades fisiológicas básicas; manter higiene e conforto; estimular a realização de exercícios dentro das limitações físicas;

 Social: Ajudar a manter relacionamentos saudáveis; resolução de conflitos; estimular novos relacionamentos e participação em atividades sociais.  Emocional: Estimular terapias de reflexão e a expressão de sentimentos (positivos e negativos)

Como expressar a sua atenção ao idoso?  Trate-o com dignidade e respeito;  Valorize a vivência e as contribuições;  Ouça ativamente e responda de maneira positiva;  Converse e despenda tempo;  Pratique paciência e amabilidade;  Atenda às necessidades básicas prontamente e com competência (Fisiológicas,Segurança e Confiança, Amor e Social, Auto-estima e Auto-realização) MASLOW

Considerações Éticas e Legais  Respeitar o Código de Ética da Enfermagem e o Estatuto do Idoso;  Seguir os critérios do MS quanto a Saúde do Idoso;  Defender o paciente em todas as instâncias;  Atentar para padrões de negligência, práticas inadequadas, Consentimento informado; Determinação de competências, Procuração legal, Diretivas clínicas.

Intercorrências a serem constantemente avaliadas:  Redução de apetite, má nutrição e desidratação Hidratação e nutrição artificial;  Intercorrências clínicas (pneuónia..icc, constipação, incontinência, redução de resistência e força, úlceras de pressão, contusão, lesões por quedas, morte por asfixia);  Dispositivos de Restrição/Contenção = físicas e químicas

Sintomas comportamentais do idoso:  Ações repetitivas;  Agitação psicomotora;  Acatisia;  Choro, desilusão;  Despir-se;  Gritos, medos; tristeza e depressão  Raiva, praguejar;  Redução de ingesta e excreta

Cuidados nas Contenções  Utilize dispositivos adequados;  Verifique constantemente perfusão periférica;  Avalie possibilidade de dores na contenção;  Ofereça utilização de recursos no mínimo de 2/2h;  Retire as contenções logo que for permitido;  Assegure-se de que as decisões sejam tomadas em conjunto com a equipe médica;  Em contenções químicas observe rigorosamente a evolução clínica do idoso;

Processo de comunicação do IDOSO  Emissor- Mensagem- Receptor- Retroalimentação – Comunicação de duas vias – Comunicação de via única – Mensagens confusas – Comunicação Verbal – Não verbal - Escuta Ativa

Limitações da Comunicação  Tranqüilizações e questionamentos impróprios;  Fazer julgamentos;  Dar conselhos;  Contenção;  Depreciação e repreensão;  Proteção;  Mudar de assunto;  Defensiva

Técnicas de Comunicação Terapêutica  Oferecer orientações gerais;  Fazer observações;  Utilizar declarações com amplas aberturas;  Estar disponível;  Usar silêncio quando necessário;  Reafirmar e esclarecer cuidados e dúvidas;  Refletir sobre a prática, demonstrando sinceridade e empatia.

Fases da Relação Enfermeiro-idoso  Fase do Desenvolvimento (confiança, atenção, escuta...)  Fase do Trabalho (cuidados e atividades específicas profissionais e emocionais – decisões, restrições..)  Fase do Término ( recupera a independência, limitação e dependência parcial e total até a morte)

Para pensar Realize uma sessão de Brainstorming para identificar no mínimo 10 comportamentos do idoso e seus repectivos cuidados de enfermagem. 2. Desenvolva um senário para o uso de contenções em um idoso e prescreva os cuidados de enfermagem relevantes ao caso.

3. A enfermeira chefe queixa-se que você está constantemente “perdendo tempo” com uma Idosa. Como você agiria nesta situação? Quais os motivos que podem ter levado você a comportar-se desta maneira?