 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. Apoio à Universalização do acesso à Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos)
Advertisements

O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Atividade complementar 04 e 05
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica DGREM – Departamento de Planejamento.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
O desafio de um novo ensino médio no estado do Pará.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Pronatec Novas oportunidades de acesso ao ensino técnico e profissional. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Marco.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Florianópolis, Junho/ Iniciando a conversa  Santa Catarina é um dos estados da federação formado por 36 Secretarias Regionais. No total temos em.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
Coordenações Gerais da Educação Básica e da Diversidade/PROEN Coordenadora: Gleice Isaura
I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina Os Planos de Educação e o Regime de colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em Santa.
JULHO/2011 Os Planos de Educação e o Regime de Colaboração entre o Sistema Estadual e Municipal em SC Iº SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SANTA.
SiSUTEC 2014/2 (3ª edição) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, julho de 2014.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A EXPANSÃO DA REDE DE EDUCAÇÃO – LIMITES E CONTRADIÇÕES Dr. Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira Vice-presidente da Adufrgs-Sindical.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais REGULARIZAÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL PARECER Nº 895/13 RESOLUÇÃO Nº 460/13 Maria do Carmo Menicucci.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
ATENDIMENTO À ZONA RURAL GARANTINDO O DIREITO DE APRENDER.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
1 Censo da Educação Básica no Estado de São Paulo No Estado de São Paulo, o Sistema de Cadastro de Alunos é a base de dados para o Censo/MEC das escolas.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: OPÇÃO INOVADORA PARA UM PÚBLICO QUE ANSEIA POR PRATICIDADE, COMODIDADE, FLEXIBILIDADE E QUALIDADE.
LEVANTAMENTO ANUAL SINASE 2013
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
DIRETORIA ENSINO – REGIÃO DE DIADEMA Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula Abril/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
A educação e O ensino Médio no Brasil Prática em ensino de química I Profa. Joana Andrade 2016.
Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ORIENTAÇÕES PARA VERIFICAÇÕES NO SISTEMA EDUCACENSO Diretoria de Ensino da Região de Limeira Centro de Informações Educacionais Núcleo de Gestão da Rede.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
A Questão da Diversidade na Base Nacional Comum Curricular
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
A Crise de Audiência no Ensino Médio. INSTITUTO O QUE É O INSTITUTO UNIBANCO? Nossa missão: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JOVENS EM SITUAÇÃO.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
Transcrição da apresentação:

 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei nº /2001  Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio  Documento Direitos a Aprendizagem e ao Conhecimento  Lei Complementar Estadual - Nº 170/1998  CONSED – Propostas para o Avanço do Ensino Médio

Fonte: MEC/INEP/Censo Escolar

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: SED-SC/SERIE/SISGESC/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Não comparar e/ou analisar esses dados juntamente com as informações do Censo escolar. 18Escolas 18Escolas 95Escolas 92Escolas 130Escolas

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: EJA presencial e semipresencial e integrado a educ. profissional

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Nota: Este gráfico refere-se somente ao Ensino Regular. Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA.

Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Notas: 1)Não estão incluídas as modalidades de educação especial e EJA. 2)Intervalo do turno diurno: das 06h às 16h59 3)Intervalo do turno noturno: das 17h às 22h59 e de 00h às 05h59

Santa Catarina Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST Notas: Está incluída a Modalidade de Educação Especial que corresponde a 93 matrículas na faixa etária de 15 a 17 anos. Estão incluídas todas as redes de ensino.

Fontes: MEC/INEP/Censo Escolar 2012 IBGE/Estimativa populacional para 2012 enviadas para o TCU, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus/Acesso em 25/07/2013 Notas: Não está incluída a modalidade de educação especial Dados Trabalhados na SED-SC/ASEST Ensino Médio Taxa de Atendimento, em 2012, no Ensino Médio População de 15 a 17 Anos

Santa Catarina Situação dos Jovens de 15 a 17 Anos Fonte: MEC/INEP/Dados trabalhados na SED-SC/ASEST : IBGE - Estimativas populacionais enviadas para o TCU, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus/Acesso em 25/07/2013 Notas: 1)Estão incluídas as Modalidades de Educação Especial e EJA. 2)Não considerou-se as matrículas na educação profissional concomitante. 3)Considerou-se as matrículas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional subsequente. 4)Não está incluída a Educação Superior.

Santa Catarina Professores do Ensino Médio Número de Funções Docentes no Ensino Médio por Escolaridade Total Escolaridade Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Normal/MagistérioEnsino Médio Funções Docentes no Ensino Médio Dependência Administrativa Federal Estadual Municipal Privada Fonte: MEC/Inep/Deed Notas: 1 - Professores são os indivíduos que estavam em efetiva regência de classe em 29/05/ Não inclui os professores de turmas de atividade complementar e de Atendimento Educacional Especializado (AEE). 3 - Professores (ID) são contados uma única vez em cada Unidade da Federação (UF), porém podem atuar em mais de uma UF. 4 - Inclui professores de turmas de ensino médio, ensino médio integrado e ensino médio normal/magistério.

Total Evolução da Taxa de Aprovação(%) no Ensino Médio Fonte: MEC/INEP Nota: Todas as redes de ensino

Total Evolução da Taxa de Reprovação(%) no Ensino Médio Fonte: MEC/INEP Nota: Todas as redes de ensino

Total Evolução da Taxa de Abandono(%) no Ensino Médio Fonte: MEC/INEP Nota: Todas as redes de ensino

Total Evolução da Taxa de Distorção Idade-série(%) no Ensino Médio Fonte: MEC/INEP Nota: Todas as redes de ensino

Evolução do IDEB – Brasil e Santa Catarina Ensino Médio Rede Estadual

Evolução do IDEB – Brasil e Santa Catarina Ensino Médio Todas as Redes de Ensino Nota: Em Santa Catarina as Médias da Prova Brasil/SAEB 2011 e Ideb 2011 calculados sem as escolas federais.

Comparativo das Notas com as Metas do IDEB Ensino Médio Rede Estadual

Comparativo das Notas com as Metas do IDEB Ensino Médio Todas as Redes de Ensino Nota: Em Santa Catarina as Médias da Prova Brasil/SAEB 2011 e Ideb 2011 calculados sem as escolas federais.

Evolução do desempenho na Prova Brasil/SAEB MatemáticaLíngua Portuguesa Ensino Médio Rede Estadual

Evolução do desempenho na Prova Brasil/SAEB MatemáticaLíngua Portuguesa Ensino Médio Todas as Redes de Ensino Nota: Em Santa Catarina as Médias da Prova Brasil/SAEB 2011 e Ideb 2011 calculados sem as escolas federais.

Ensino Médio Rede Estadual Evolução da Taxa de Aprovação (%)

Ensino Médio Todas as Redes de Ensino Evolução da Taxa de Aprovação (%) Nota: Em Santa Catarina as Médias da Prova Brasil/SAEB 2011 e Ideb 2011 calculados sem as escolas federais.

IDEB 2011 Todas as Redes de Ensino Desempenho de Santa Catarina em relação aos outros Estados brasileiros(*) 2ª Posição 1ª Posição

IDEB 2011 Rede Estadual Desempenho de Santa Catarina em relação aos outros Estados brasileiros 2ª Posição

Distribuição da População de 15 a 17 anos Por Município – Santa Catarina Fonte: IBGE/Censo Demográfico 2010

Objetivo Colocar a educação de Santa Catarina no mesmo nível dos países desenvolvidos.

Atuação em 3 eixos: Pedagógico (Atualização da Proposta Curricular, Formações Continuadas - PNAIC, PNOA, PNEM, concurso para ingresso de professores) Pedagógico (Atualização da Proposta Curricular, Formações Continuadas - PNAIC, PNOA, PNEM, concurso para ingresso de professores) Estrutura (Construção, ampliação, reforma e aparelhamento das escolas) Estrutura (Construção, ampliação, reforma e aparelhamento das escolas) Gestão (Decreto SC Nº 1794/13 - Plano de Gestão Escolar) Gestão (Decreto SC Nº 1794/13 - Plano de Gestão Escolar)