Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Advertisements

CINCO BOLAS Seguem alguns trechos da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, que aconteceu em conferência numa Universidade Americana,
CINCO BOLAS Seguem alguns trechos da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-cola, que aconteceu em conferência numa Universidade Americana,
Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
O discurso de Bryan Dyson, ex-presidente da Coca-Cola
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo que resolve como deve.
Currículo oficial de São Paulo
Modalidades Organizativas
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
CINCO BOLAS Seguem alguns trechos da palestra de Brian Dyson, ex-presidente da Coca-cola, que aconteceu em conferência numa Universidade Americana,
Com Som.
E Q U I L Í B R O.
Imagina a vida como um jogo no qual tu fazes malabarismo com cinco bolas que lanças ao ar: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. Logo.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Situação de Aprendizagem
ZABALA, Antonio: A prática educativa: como ensinar, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
Brian Dyson AS CINCO BOLAS Produção e Formatação: VAL RUAS.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Em uma conferência numa universidade americana, Brian Dyson, ex-presidente da Coca-Cola, falou sobre a relação entre o trabalho e outros compromissos da.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
3º Encontro da Educação Infantil. Trabalho em grupo.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Formação continuada 2º Encontro
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Projeto Territórios Digitais. História; Parcerias; Funcionamento; Público; Sustentabilidade; Projetos; Territórios Digitais;
Formação continuada 3º Encontro
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
AS CINCO BOLAS.
Transcrição da apresentação:

Company LOGO Matemática Ensino Fundamental II 3º ENCONTRO maio / 2015 DIMENSÃO PRÁTICA PEDAGÓGICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

2

AS CINCO BOLAS 3 ESPIRITUALID ADE TRABALHO AMIGOS SAÚDE FAMÍLIA

Imagine a vida como uma bola, na qual você faz malabarismo com cinco bolas que são lançadas no ar... Essas bolas: o trabalho, a família, a saúde, os amigos e o espírito. O trabalho é a única bola de borracha. Se cair, bate no chão e pula para cima. Mas as quatro outras são de vidro. Se caírem no chão, quebrarão e ficarão permanentemente danificadas. Entendam isso e assim conseguirão o equilíbrio da vida. Como? Não diminua seu próprio valor, comparando-se com outras pessoas. Somos todos diferentes: cada um de nós é um ser especial. Não fixe seus objetivos com base no que os outros acham importante. Só você tem condições de escolher o que é melhor para si próprio. 4 AS CINCO BOLAS

Dê valor e respeite as coisas mais queridas de seu coração. Apegue-se a elas com a própria vida. Sem elas a vida carece de sentido Não deixe que a vida escorra entre os dedos por viver no passado ou no futuro. Se viver um dia de cada vez, viverá todos os dias de sua vida. Não desista enquanto é capaz de um esforço a mais. Nada termina até o momento que se deixa de tentar. Não tema admitir que não é perfeito. Não tema enfrentar riscos. É correto riscos que aprendemos a ser valentes. 5 AS CINCO BOLAS

Não exclua o amor de sua vida, dizendo que não se pode encontrá- lo. A melhor forma de receber amor e dá-lo. A forma de mais rápida de ficar sem amor é apegar-se demasiado a si próprio. A melhor forma de manter o amor é dar –lhe asas. Não corra tanto pela vida a ponto de esquecer onde esteve e para onde vai. Não tenha medo de aprender. O conhecimento é leve. É um tesouro que se carrega facilmente. Não use imprudentemente o tempo e as palavras. Não se pode recuperar uma palavra dita. A vida não é um acorrida, mas sim uma viagem, que deve ser desfrutada a cada passo. Lembre-se: ontem é história. Amanhã é mistério e Hoje é uma dádiva - por isso se chama presente. 6 AS CINCO BOLAS

Familiarizando-se com o AVA  Acessos;  Respostas das atividades;  Devolutiva das postagens;  Materiais didáticos postados;  Dificuldades.

Modalidades organizativas 1- Qual a concepção de ensino e aprendizagem que sustenta o Currículo Oficial? 2- O Currículo Oficial contempla alguma modalidade organizativa? Quais? 3- Que tipo de conteúdos estão sendo privilegiados? (PROCEDIMENTAIS; FACTUAIS; ATITUDINAIS; CONCEITUAIS; METACOGNITIVOS). 4- O que é uma boa situação de aprendizagem ?

 “ Ao aprendiz como sujeito de sua aprendizagem corresponde, necessariamente, um professor sujeito de sua prática docente”. Telma Weisz  Ao professor sujeito de sua prática docente corresponde um gestor sujeito de sua função formadora... O Gestor de uma escola que aprende para ensinar

MODALIDADES ORGANIZATIVAS Articulação/integração entre as áreas do conhecimento. Organização do tempo pedagógico.

Atividade 1

MODALIDADES ORGANIZATIVAS  ATIVIDADES PERMANENTES Situações didáticas propostas com regularidade, com o objetivo de construir atitudes, criar hábitos, etc. Ex: “Você sabia...?”, “Notícia da Hora”, “Nossa semana foi assim”, “No mundo da arte”, “Roda Literária”, “Cantando e se encantando”, “Comunidade, muito prazer”, “A família também ensina”, “Descobri na Internet”, “Leitura em voz alta”, etc..

 SITUAÇÕES INDEPENDENTES (SISTEMATIZAÇÃO) Têm como objetivo principal a sistematização de conhecimentos. MODALIDADES ORGANIZATIVAS

 PROJETOS - Prevê um produto final e planejamento com objetivos claros Contextualizam as atividades: ler, escrever, estudar, pesquisar... Trabalho com diferentes linguagens Finalidade, compartilhada por todos os envolvidos, que se expressa em um produto final. 3 Logo

MODALIDADES ORGANIZATIVAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS – São situações didáticas articuladas, que possuem uma sequência de realização, cujo critério principal são os níveis de dificuldade. Funcionam de forma parecida com os projetos e podem integrá-los, desenvolvem habilidades e competências mas não fornecem, necessariamente, um produto final predeterminado.

Qual é a diferença entre um plano de aula e uma sequencia didática? MODALIDADES ORGANIZATIVAS

Princípios didáticos que determinam uma boa situação de aprendizagem  Os alunos precisam por em jogo tudo que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar;  Os alunos têm problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir;  A organização da tarefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível;  O conteúdo trabalhado mantém suas características de objeto sociocultural real, sem se transformar em objeto escolar vazio de significado social.

LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES  Enfoque fragmentado, centrado na transmissão de conteúdos prontos. Conhecimento como acúmulo de fatos e informações isoladas.  O professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.  O aluno é visto como sujeito dependente, que recebe passivamente o conteúdo transmitido pelo professor . O conteúdo a ser estudado é visto de forma compartimentada.

LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  Enfoque globalizador, centrado na resolução de problemas significativos.  Conhecimento como instrumento para a compreensão da realidade e possível intervenção nela.  O professor intervém no processo de aprendizagem ao criar situações problematizadoras, introduzir novas informações e dar condições para que seus alunos avancem em seus esquemas de compreensão da realidade.

 O aluno é visto como sujeito ativo, que usa sua experiência e seu conhecimento para resolver problemas.  O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido.

NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EXCLUSIVAMENTE EM CONTEÚDOS E ATIVIDADES  Há uma sequência rígida dos conteúdos das disciplinas, com pouca flexibilidade. Baseia-se fundamentalmente em problemas e atividades dos livros didáticos.  O tempo e o espaço escolares são organizados de forma rígida e estática. Propõe receitas e modelos prontos, reforçando a repetição e o treino.

LÓGICA NUMA CONCEPÇÃO QUE SE APOIA EM PRINCÍPIOS DIDÁTICOS DE UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM  A sequenciação (SD) é vista em termos de nível de abordagem e de aprofundamento em relação às possibilidades dos alunos. Baseia-se fundamentalmente em uma análise global da realidade. Há flexibilidade no uso do tempo e do espaço escolares. Propõe atividades abertas, permitindo que os alunos estabeleçam suas próprias estratégias.

Projetos de rede desenvolvidos em anos anteriores... Noite cultural da EJA; Concurso de redação; Projeto meio ambiente; Professor destaque; Festival de atletismo; Jem’s; Intercâmbio esportivo; Publicações; Consciência negra; Gincana; Projeto ação de graças; Caravana da leitura; O dia da família na escola.

Reflexão Você considera importante que no PLANEJAMENTO DIDÁTICO, realizado pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Guanambi, sejam contempladas as modalidades organizativas do trabalho pedagógico, como: projeto, atividade permanente, sequência didática e atividade de sistematização? Por quê?

A ESCOLA precisa promover a aprendizagem a partir de uma práxis pedagógica de natureza intencional, concreta, sócio- historicamente situada e, sobretudo transformadora. Prof. Me. Analdino Filho Especialista do Programa GESTAR – IAT/SEC-BA

ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO

Company LOGO 02 de junho – terça feira

Apresentação 2015  A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Video

O Portal da Matemática com aplicativos e vídeo aulas que cobrem todo o currículo da Matemática, do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio.Portal da Matemática PORTAL DA MATEMÁTICA

PICME - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MESTRADO O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Desde a sua criação, mais de 2000 alunos já receberam bolsa do PICME. Conheça melhor o programa em PROGRAMA OBMEP NA ESCOLA Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país são habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES. Visite a página para conhecer melhor o programa

Aprenda a construir um relógio de sol.  Em função de a OBMEP ter em 2015 o relógio de sol como tema, Iberê Thenório ensina neste vídeo como construir este equipamento milenar de modo muito simples na sua casa.  A escolha deste tema deve-se à comemoração do evento promovido pela UNESCO:2015: o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas em Luz.  Fonte: Unesco - international-year-of-light/ international-year-of-light/  Veja o vídeo na íntegra clicando em

A partir dos resultados das avaliações da I Unidade nas suas turmas faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo:  Alunos frequentes  Ìndice de aprovação  Ìndice de reprovação ATIVIDADE PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

“(...) Os sonhos não se realizam sem que primeiro se armem os andaimes. E uma construção em andaimes pede imaginação e amor para ser compreendida.” TEIXEIRA, Anísio. Carta a Monteiro Lobato, [a bordo do Queen Elizabeth], 29 jan.1947.