Introdução e Justificativa CAPTAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE AÇÕES COTIDIANAS Cientistas (alunos): Isabela do Lago Silva, Renan Mendes da Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Advertisements

PROJETO UCA PLANO DE AÇÃO Município: Pedreira - SP.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DO NAMIBE DIRECÇÃO PROVINCIAL DE ENERGIA E ÁGUAS INTRODUÇÃO As acções no Âmbito de Energia eléctrica desenvolvida.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Claudio L. T. Rubio Quito, 06, 07 e 08 de Maio de 2009 Gerência de Controle de Perdas e Sistemas Eficiência Energética Práticas Sanasa Campinas.
GESTÃO COMPARTILHADA DE VAZÕES PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO NA BACIA DO RIO PEREQUÊ COM ABORDAGEM DOS ASPECTOS REGULATÓRIOS JARAGUÁ DO SUL – 16 A 19 DE MAIO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Educação Ambiental André Simões Pires Filipe Evangelista Luana Morais da Rosa Pedro Aritana Ochoa Ricardo Franchini Disciplina Psicologia da Educação I-A.
Matemática MDC e MMC.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Agrupamento de escolas de Porto de Mós Escola Secundária de Porto de Mós Disciplina: Área de Integração Ano letivo Professora: Isaura Silva Diana.
SILVA, Guilherme Rodrigues Tafelli; SILVA, Maísa Gonçalves; CARMO, Vítor Martins. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU.
Introdução à Administração
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Profa. Marilda Spindola, Dr. Sala CD, Ramal ENGENHARIAS ELÉTRICA E ELETRÔNICA.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E INFORMAÇÃO AOS ENC. DE EDUCAÇÃO 6º ANO ANO TERMINAL DE CICLO PROVAS FINAIS DE PORTUGUÊS E DE MATEMÁTICA PROVAS DE EQUIVALÊNCIA.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
GESTÃO DO PAIF.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Geração Hidrelétrica SIE – Sistemas de Energia
Energias Renováveis e Alterações Climáticas António Sá da Costa Viana do Castelo 6 de Dezembro 2007 I Congresso de Energias Alternativas.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
USO RACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ILUMINAÇÃO FORÇA MOTRIZ (ACIONAMENTOS) Lineu B Reis 2010.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
A MARY KAY A Mary Kay é uma empresa americana, fundada em Dallas/Texas há 51 anos, está no Brasil há 16 anos e presente em mais de 35 países. Nos EUA.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
Perspectivas de conhecimento na área do mar Manuel Rui F. Azevedo Alves Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
Aula 5: O Potencial Elétrico
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
(Aspectos técnicos e econômicos)
 Energia Eólica.
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nesse estudo realizado observa-se que a iontoforese constitui uma alternativa para potencializar e otimizar os resultados.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Fundamentos da Administração
Hidráulica.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
O conceito de SUSTENTABILIDADE foi criado no começo da década de 80, por Lester Brown.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Introdução e Justificativa CAPTAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DE AÇÕES COTIDIANAS Cientistas (alunos): Isabela do Lago Silva, Renan Mendes da Silva e Suellen Afrodite Monteiro Garcia Professor-orientador: Mary Inês Galvão Professor-coorientador: Álvaro Soares de Andrade Escola Estadual Reverendo Tércio Moraes Pereira – Leste 2 – São Paulo – Capital Definição do Problema Resultados Implementação da Solução Solução do Problema Considerações finais Agradecimentos Fontes de Pesquisa O projeto favorece a sustentabilidade, pois o desenvolvimento presente pode garantir o futuro das próximas gerações. No atual século há uma grande preocupação com o meio ambiente, e existem ações cotidianas que podem amenizar tal situação. Energias alternativas podem apresentar-se como soluções para diminuir o uso das fontes tradicionais de energia, que comprometem o meio ambiente e são esgotáveis. A solução proposta, embora resolva apenas parte do problema, ainda está em desenvolvimento. Todavia, espera-se que o projeto alcance um parâmetro socioambiental significante. Através do protótipo, conseguiu-se demonstrar que há outras fontes de obtenção de energia, e os próximos passos é aprimorar o projeto para se alcançar uma futura substituição da atual matriz energética, por uma sustentável. O projeto ainda está em desenvolvimento e em testes. BRENNAN, Richard. Gigantes da física: Uma história da física moderna através de oito biografias. USP, Universidade de São Paulo. Física 3 – Eletromagnetismo. Revista Isto É. 18 de junho de Se colocarmos molas nos degraus de uma escada, o movimento de subida e descida pode gerar energia que passada para um dínamo de 16V/8W transforma essa energia mecânica em energia elétrica, energia essa que será armazenada em uma bateria. Essa energia armazenada pode ser utilizada de várias formas na substituição do uso de energia elétrica em situações que necessitam dela. Em nosso país, estamos com um problema de abastecimento hídrico, decorrentes da escassez de chuva e da má gestão dos recursos hídricos. Consequentemente, a matriz energética ficou comprometida, pois nossa maior fonte de energia são as hidroelétricas. Sendo assim, fontes alternativas e sustentáveis devem ser desenvolvidas para uma possível substituição. Ao nosso Deus, pela condição e oportunidade que tem nos dado para estarmos participando de tais eventos. Aos nossos pais e irmãos (as), e todos os familiares. À nossa escola, que nos apoia até o presente momento; e por fim, aos nossos orientadores, colegas e toda a gestão escolar pelo apoio e direção, em especial à Alanne Souza.. Pensou-se em uma forma alternativa de obtenção de energia elétrica: a transformação de energia mecânica em energia elétrica. Nas escolas o consumo de energia elétrica é extremamente alto, pois ela permanece em funcionamento durante o dia todo, e os alunos sobem e descem as escadas frequentemente. MontagemCircuito mecânico e elétrico Créditos: Isabela Lago Simulação de pisada Créditos: Alanne Souza Créditos: Isabela Lago