Web Health Application for PHDA Monitoring Sessão 1 Princípios da Avaliação Funcional do Comportamento Programa de Treino para Pais e Professores – Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software Prof ª. Isabel Sofia de Brito Prof ª. Maria Fernanda Pedro.
Advertisements

DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
GRUPO OPERATIVO GESTANTES
Aula Teórica nº 13 Bibliografia: Obrigatória: Amaral et al. (2007), cap. 4 Complementar: Frank e Bernanke (2003), cap. 29 (secção “Taxas de Câmbio”) Sumário:
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
Web Health Application for ADHD Monitoring Sessão 2 Princípios da Avaliação Funcional do Comportamento (cont.) Programa de Treino para Pais e Professores.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
REUNIÃO DE PAIS 1º Bimestre COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS Uma escola que mantém seus valores sempre de olho no futuro!
O MODELO BIG 6 ACTIVIDADE DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO BIBLIOTECAS ESCOLARES Agrupamento de Escolas da Sertã.
Programa de Treino para Pais e Professores Web Health Application for PHDA Monitoring Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
PSICOLOGIA “A personalidade e o comportamento humano estruturam-se na interacção de influência entre dados hereditários/genéticos e o meio ambiente em.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Web Health Application for ADHD Monitoring INFORMAÇÃO DE APOIO SESSÃO 3 Programa de Treino para Pais e Professores.
IEE TRAZ UMA EXPERIÊNCIA DE 12 ANOS... Atendimento Direto a Crianças e Adolescentes Formação de Professores e Agentes Sociais Sensibilização em Políticas.
Envolvimento e desenvolvimento da comunidade Fórum Governamental de Responsabilidade Social – FGRS Oficina sobre a ISO Brasília, 17 de maio de 2012.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MURÇA (152778) Escola Básica e Secundária de Murça (346305)
Hiperatividade: verdades e mitos Instituto Evoluir – 06/03/2008 Camila Ramos Moreira Fonoaudióloga.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Doenças Neuromusculares Juliana R. Fonseca e Eliane Degutis Terapeutas Ocupacionais Capacitação Deficiência Fisica SRE – Abril/2014.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS Os Conflitos Podem Afetar a Motivação dos Envolvidos na Busca dos Objetivos Empresariais? Qual o Melhor Modelo Para Solucionar.
Capacitações em Acolhimento e Classificação de Risco Concórdia 24 e 25 de Julho/14.
Educação para a sexualidade e Afectos. Projecto Regional de Prevenção da SIDA para Jovens.
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Definição A tarefa de definir adição tem desafiado médicos, juízes, padres, adictos, suas famílias e as pessoas em geral, por toda a história. Existem.
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Softwares Educacionais. Oque é um software? Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Vitor Geraldi Haase Toda a criança é especial e nasce sem manual de instruções : O que os pais precisam.
ESCOLAS MUNICIPAIS ADEMAR E Pe. LUIGI Profª: Cléia e Helena PLANO DE AULA DENGUE, A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO? Série: 4ª.
Psicologia aplicada ao trabalho
Como o Tamanho de Sala Afeta o Desempenho dos Alunos? Reynaldo Fernandes.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
Mariana Pinto nº14 9º D Escola Básica 2º, 3º ciclos José Saraiva - Leiria.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA PLANEJAMENTO - MÓDULOS MÓDULO III – Mielomeningocele: Definição, causas, hidrocefalia, alterações motoras,
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Web Health Application for ADHD Monitoring Sessão 6 Produção e Análise da informação gráfica Programa de Treino para Pais e Professores.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Oficina Reações Químicas
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

Web Health Application for PHDA Monitoring Sessão 1 Princípios da Avaliação Funcional do Comportamento Programa de Treino para Pais e Professores – Informação Adicional Desenvolvido por: Manuela Sanches-Ferreira Miguel Santos Mónica Silveira-Maia Sílvia Alves Com colaboração de: Antonella Chifari (Coordenadora do Projecto) Equipa do WHAAM

De que forma a PHDA afecta a vida diária da criança? Informação de apoio Impacto da PHDA

PHDA na Escola Falta de atenção/concentração Dificuldade em ouvir o que se passa na sala de aula: “sonhador”, muitas vezes não ouve o conteúdo da aula ou as instruções sobre as tarefas e os trabalhos-de-casa Pouca atenção aos pormenores: comete erros “por descuido” nas tarefas; não se apercebe de erros de gramática, pontuação, letras maiúsculas/minúsculas; troca os sinais (+,-, x) na matemática. Distraído: dificuldade em permanecer nas actividades e terminar tarefas escolares; move-se de uma tarefa inacabada para outra; quando distraído, tem dificuldade em retomar uma tarefa. Pouca consciência sobre as classificações: pode não saber se vai reprovar ou não. Impulsividade Precipitado na execução das tarefas: não lê as instruções; responde antes de ler toda a questão; não verifica /revê os seus trabalhos (um dos maiores problemas das crianças com PHDA). Dificuldade com recompensas diferidas: desiste quando trabalha por recompensas que ocorrem num futuro muito distante (duas semanas, seis meses, …) (Trabalhar para ter boa classificação implica recompensas diferidas que apenas ocorrem passado algum tempo) Adaptado do WHAAM Framework Informação de apoio Impacto da PHDA

PHDA na vida familiar Ser pai de uma criança com PHDA pode ser um desafio A criança com PHDA pode ser reactiva, não obedecer às instruções/ordens dos pais, ter dificuldades de auto-regulação, ser imprevisível e impulsiva. Todos estes traços comportamentais testam os pais e a sua responsividade e paciência. É necessário que os pais trabalhem em conjunto para promover consistência, de modo a atenuar possíveis conflitos em casa. Os irmãos podem sentir-se negligenciados. As crianças com PHDA são mutas vezes impulsivas, agem sem pensar e, provavelmente, provocam discussões com os seus irmãos. Os pais podem sentir-se culpados pela quantidade de atenção dada ao filho com PHDA e pela pouca atenção dada ao filho sem PHDA. A criança com PHDA exige mais monitorização e supervisão. Os problemas escolares podem exigir que os pais passem mais tempo em casa a ajudá-la com os trabalhos de casa. Os pais podem experienciar situações de stress que levam à ansiedade, depressão, conflito com o companheiro, reduzido sentimento de auto- eficácia, … Adaptado de WHAAM Framework Informação de apoio Impacto da PHDA

As crianças com PHDA são menos propensas a desenvolver relações de amizade do que as crianças sem PHDA (e.g. Gresham et al., 1998) É frequente os pares rejeitarem as crianças com PHDA, sendo pouco “populares” (Pelham et al., 1982; Hoza et al., 2005). A rejeição dos pares está relacionada com os sintomas de PHDA: a falta de atenção, imaturidade, hiperactivade, impulsividade das crianças com PHDA (Bierman, 2004). – Os sintomas de falta de atenção contribuem para a maior dificuldade em focar e participar activamente nas interacções sociais (McQuade and Hoza, 2008). – Os sintomas de hiperactividade/impulsividade contribuem para a manifestação de comportamentos agressivos e socialmente negativos (McQuade and Hoza, 2008) Associados com a rejeição dos pares podem surgir alguns comportamentos de risco, como a delinquência, problemas académicos, desmotivação e desistência, … (Bagwell et al, 2011). PHDA nos relacionamentos sociais Adaptado de WHAAM Framework Retornar ao ppt principal Informação de apoio Impacto da PHDA