LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Gilma Lucazechi Sturion.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
Educação no contexto do Trabalho
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Flexibilização Curricular
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
Universidade Federal de Uberlândia
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Ministério da Educação
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Políticas de valorização dos profissionais da educação
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Campina Grande Outubro 2015
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Secretário Municipal da Educação Danilo de Melo Souza Projeto de Lei do Senado nº 255/14 Senador Wilson Matos Audiência Pública.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Gilma Lucazechi Sturion

objetivo Conhecer as diretrizes estabelecidas nos documentos oficiais da educação superior Verificar o alinhamento das diretrizes nacionais, da Universidade e do Curso

justificativa ?

Estratégias da aula

28/03/2014 A estratégia empregada será Estudo de texto Estudo dirigido

Estudo de texto Leitura prévia em casa: –a Lei de diretrizes e Bases nº 9.394; –Diretrizes da graduação na USP e ESALQ –Projeto Político Pedagógico Curso de Ciências dos Alimentos

Estudo de texto Operações de pensamento: –Identificação, interpretação, obtenção de dados, crítica, análise, reelaboração, resumo Dinâmicas da atividade: Identificação do contexto Visão de conjunto Compreensão da mensagem: identificação das idéias principais Levantamento e discussão de problemas relacionados com a mensagem do autor Associação de idéias, críticas Síntese: reelaboração da mensagem com base na contribuição pessoal Avaliação da estratégia: produção escrita e oral com base nas habilidades das operações de pensamento.

Estudo dirigido – em classe Descrição: estudar visando responder uma questão Atividade: Verificar o alinhamento das diretrizes nas diferentes esferas –Resolução da questão –Debate sobre o tema –Socialização dos conhecimentos –Posicionamento do grupo Avaliação: acompanhamento da construção de colunas comparativas e conclusão

comparação LDB FINALIDADE – ART. 43 Estimular –a criação cultural –espírito crítico –Pensamento reflexivo Formar –Profissionais competentes –Formação contínua –Desenvolver sociedade Incentivar pesquisa e investigação científica Divulgar o conhecimento Possibilitar o permanente aperfeiçoamento Conhecer os problemas da sociedade Prestar serviços a comunidade USP FINALIDADE Produção intelectual – pesquisa p/ as demandas, desafios Estender resultados à sociedade Relação com parceiros não acadêmicos Reação às expectativas da sociedade Aumentar contribuição a sociedade Educação superior de excelência Formação de pessoal qualificado Melhorar qualidade de ensino Diminuir evasão Democratização, descentralização, transparência Urgente: reconstrução de relação entre estudantes e professores – Resgatar missão de educadores

Diretrizes gerais Pró-reitoria de graduação USP Formar cidadãos empreendedores e transformadores da sociedade, que atuem como lideranças, éticas e solidárias, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária; Capaz de atuar em um mundo globalizado Pró-reitoria de graduação USP Fortalecer o ensino de graduação Ensino centrado no estudante, respeitando sua vocação, habilidades e talento Contribuir para o aprimoramento da política educacional e do ensino básico e superior Simplificar procedimentos burocráticos Enfrentar o problema de acesso a universidade Valorizar o engajamento dos professores Buscar a flexibilização Atualização de programas e processos Aperfeiçoamento do ensino de graduação como foco de todas as unidades

Diretrizes gerais (11) Interação com entidades internas e externas –Expandir conhecimento –Inserir profissional –Avaliar adequação dos cursos Valorização das atividades de ensino –Avaliar mecanismos existentes –Definir indicadores de avaliação e valorização do desempenho docente –Divulgação de novas técnicas pedagógicas –Treinamento de docentes para novas tecnologias –Divulgação de publicações didáticas –Divulgar reconhecimento dos professores que se destacam

Diretrizes gerais (11) Avaliação/reformulação do mecanismo de ingresso na USP –Considerar a série histórica dos alunos que ingressaram se beneficiando dos atuais mecanismos –Garantir que as áreas de conhecimento da USP sejam preservadas –Buscar mecanismos para que os melhores talentos tenham acesso Descentralização e transparência na gestão –Descentralizar –Flexibilizar decisões da graduação –Agilidade –Transparência –Aumentar a autonomia administrativa, acadêmica e pedagógica

Diretrizes gerais (11) Aprofundar o processo de inclusão social e étnica –Estabelecer metas para próximos 5 anos –Avaliar mecanismos já implantados –Se necessário, estudará novos mecanismos –Acompanhar e otimizar políticas de permanência Integração com outras pró-reitorias –Incentivo a iniciação científica –Desenvolvimento do pensamento e método científico –Integrar objetivos do programas –Incentivar pós-graduandos no desenvolvimento de tecnologias pedagógicas –Organização de atividades de extensão –Incentivar os estudantes ao empreendedorismo e inovação tecnológica

Diretrizes gerais (11) Integração por meio do esporte e da cultura –Promoção de competições esportivas –Organização de festivais –Participação dos alunos com a coordenação de professores Mobilidade nacional e internacional –Avaliação de programas de mobilidade –Intercâmbio e mobilidade entre universidades paulistas e brasileiras Com instituições do exterior

Diretrizes gerais (11) Utilização de novas tecnologias de informação e comunicação –Inclusão como instrumento de complementação no processo ensino- aprendizagem –Disponibilizar aplicativos de experiências exitosas –Desenvolver mais programas de ensino a distância Licenciatura e formação de professores –Atenção aos cursos de licenciatura –Atendimento às demandas governamentais –Convênios com escolas públicas de ensino médio

Diretrizes gerais (11) Ambientes interativos de aprendizado –Criação de ambientes com infraestrutura de recursos tecnológicos –Ampliação das atividades e finalidades das bibliotecas

Diretriz Curricular Nacional Referencial indicativo para elaboração de currículos, devendo ser necessariamente respeitados por todas as instituições de ensino superior, com o propósito de assegurar flexibilidade e qualidade de formação oferecida aos estudantes

Diretriz Curricular Nacional Deve contemplar –Perfil desejado –Competências e habilidades –Conteúdos curriculares –Duração do curso –Estrutura modular dos cursos –Estágios e atividades complementares –Conexão com avaliação institucional

Projeto político pedagógico - PPP Projeto Político Pedagógico do Curso (PPP) de graduação –expressa os principais parâmetros para a ação educativa –Está em permanente construção –sintonizado com nova visão de mundo, –garante a formação global e crítica para os envolvidos no processo, como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. –não pode orientar-se por uma estrutura curricular rígida, baseada no enfoque unicamente disciplinar e sequenciada de conteúdos confinada aos limites da sala de aula –construído em sintonia com o PPI com as Diretrizes Curriculares Nacionais e LDB –vinculado aos processos de pesquisa e extensão.

FONTES: PNE metas-pne/ metas-pne/ plano-nacional-de-educacao-com- alteracoes,522bf VgnCLD dc6eb0a RCRD.htmlhttp://noticias.terra.com.br/educacao/senado-aprova- plano-nacional-de-educacao-com- alteracoes,522bf VgnCLD dc6eb0a RCRD.html criticam-texto-aprovado-no-senado-e-pedem- pressa,a VgnCLD ec6eb0aRC RD.html

Metas do PNE – EM ELABORAÇÃO As metas do PNE*: 1. Educação infantil (expansão da creche e universalização da pré-escola) 2. Ensino fundamental (universalização do acesso e conclusão na idade certa) 3. Ensino médio (universalização do acesso e matrícula na idade certa) 4. Educação especial (universalização do acesso e atendimento educacional especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação) 5. Alfabetização na idade certa (8 anos, 7 anos e, ao final do plano, 6 anos) 6. Educação em tempo integral (50% das escolas e 25% dos alunos da educação básica) 7. Qualidade da educação básica (melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB) 8. Elevação da escolaridade de jovens de 18 a 29 anos e diminuição da desigualdade educacional (rural, Norte/Nordeste, 25% mais pobres) 9. Erradicação do analfabetismo e redução do analfabetismo funcional (50%) 10. Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional (25% das matrículas do ensino fundamental e médio)

Metas do PNE – EM ELABORAÇÃO 11. Educação profissional de nível médio (triplicar matrículas e assegurar 50% de vagas gratuitas) 12. Educação superior (expansão do acesso, especialmente população anos) 13. Qualidade da educação superior e titulação do corpo docente (75% mestres e doutores, sendo 35% doutores) 14. Expansão da pós-graduação (60 mil mestres e 25 mil doutores por ano) 15. Formação de profissionais da educação (inicial e continuada) 16. Formação de professores da educação básica (formação continuada e pós graduação) 17. Valorização dos profissionais do magistério público (remuneração equiparada a demais profissionais) 18. Carreira dos profissionais da educação básica e superior (planos e piso salarial) 19. Gestão democrática do ensino público (básico e superior) 20. Investimento público em educação (10% do PIB) 21. Estimular Produção Científica (4 doutores por cada mil habitantes) *Fonte: Agência Senado Documento aprovado no Senado em dez/2013 volta à Assembleia Legislativa para aprovação da 21º meta.

Tarefa para próxima aula 02/04/2014 às 08h:00 Grupos de 5 pessoas Desenhar em uma cartolina duas figuras: 1. sala de aula que retrate para vocês momentos de aprendizagem no contexto universitário. 2. sala de aula que retrate para vocês momentos de não aprendizagem no contexto universitário.