Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep. 30150-130 - (31) 3309-0940.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Advertisements

Programa de Ética e Cidadania
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Máscaras Africanas.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A Escola e as Mudanças Sociais
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Habilidades em Comunicação V
Escola Superior de Guerra
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
Matematica PCOPs Luciane e MUTSU-KO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O RH X Clima Organizacional
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
AÇU Lei Número 298, de Art. 9º - O controle social é o exercício democrático de acompanhamento da gestão e avaliação da Política de Assistência.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Aula 07 – Ensino Fundamental II
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Apresentação do Programa “Ação Saudável”
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Gestão Estratégica de Pessoas
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Programa de atenção a saúde do Adolescente
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
O computador como Meio e como Fim...
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)

À Ação Mineira para a Educação Análise de Satisfação e Avaliação do Projeto "Todos por Todos - Educando além da Escola" RELATÓRIO DE PESQUISA

Avaliar a satisfação dos integrantes com o Projeto "Todos por Todos - Educando além da Escola" e o desempenho do projeto na ampliação da formação para a cidadania de jovens estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte e Contagem por meio da cultura, esporte e saúde. OBJETIVO GERAL

Entender de que forma o trabalho realizado no projeto influencia a vida dos beneficiados; Avaliar o impacto das atividades realizadas no cotidiano dos atendidos; Analisar o envolvimento e a participação dos alunos e pais nas atividades oferecidas; Identificar os principais benefícios proporcionados pelo projeto; Entender qual é a imagem que a criança ou adolescente possui das atividades do projeto; Identificar os pontos positivos e negativos do projeto e da instituição. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Técnica de Pesquisa Quantitativa por Survey – Constitui-se basicamente na aplicação, por amostragem, de questionários semi-estruturados compostos por questões abertas e fechadas. Essa técnica proporciona um conhecimento amplo dos objetivos, permite uma avaliação estatística segura e possibilita, ainda, o levantamento de conceitos. Foram aplicados: 40 questionários em ex-usuários do programa. METODOLOGIA

300 questionários com os participantes do projeto de 7 a 15 anos. (divididos em 6 unidades) 180 questionários com os pais participantes do projeto. (divididos em 6 unidades) METODOLOGIA

Além disso, foram aplicados questionários também com 70 beneficiados pelo projeto. METODOLOGIA

ISSO É SATISFAÇÃO!!!!

Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

Por quê o “Todos por Todos”?

Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

Aspectos Positivos do Projeto

Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

PONTO ALTO DO PROJETO: OS PROFESSORES

Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

Aspectos Negativos do Projeto

Ex- usuários Beneficiados pelo programa Pais Crianças

AVALIAÇÕES ESPECÍFICAS DE CADA PERFIL

Crianças Participantes

Ex-usuários do Programa

Beneficiados pelo Programa

Pais de Participantes

Após a análise dos dados da pesquisa, pode-se afirmar que o Projeto “Todos por Todos” é extremamente bem avaliado, tanto pelos ex-participantes, quanto pelos atuais participantes, pelos beneficiários e pelos pais. O principal meio de conhecimento do projeto, verificado em todos os segmentos investigados é através de amigos. Este dado privilegia o “boca a boca” como parte essencial do processo de multiplicação sobre a existência do projeto. O grande diferencial identificado no Projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola ” nesta pesquisa é o grupo de professores / instrutores. Este diferencial é apontado como um dos principais pontos positivos do projeto, e em geral, serve como assunto de conversas entre pais e filhos participantes. Estas conversas são bastante positivas em relação aos professores na avaliação dos pais. A principal influência na vida das crianças e jovens participantes do projeto identificada nesta pesquisa foi no âmbito escolar e comportamental. Pelo fato de oferecer novas formas de conhecimento e aprendizado, evitando com que as crianças fiquem na rua ou sozinhos em casa, o projeto “Todos por Todos” permite mudanças no comportamento em relação ao tempo que dedicam ao estudo. Este dado é mais evidente no segmento de pais, que apontam que os filhos passaram a estudar mais em casa, a tirar notas mais altas, a serem mais obedientes, serem mais ativos e passarem menos tempo na rua.

Os dados da pesquisa apontam também para um alto envolvimento dos participantes e pais no projeto, uma vez que as atividades desenvolvidas são os principais pontos de conversa entre pais e filhos, apontando para a participação e valorização do projeto no cotidiano dos investigados. Os benefícios do projeto apontados na pesquisa são amplos e envolvem desde conhecimento a benefícios sócio-educativos. O mais apontado, entretanto, é o aumento e melhoria do conhecimento / aprendizado. Os pais, além destes benefícios, apontam os ganhos no desenvolvimento e convivência social dos seus filhos. A avaliação geral propiciada pela pesquisa é que o projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola” traz uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de seus participantes, seja no âmbito direto, propiciando melhorias no conhecimento e aprendizados específicos como informática, por exemplo, seja no âmbito indireto, e talvez mais importante, que é da formação individual. Através das atividades que desenvolve, instrumentais e culturais, o projeto gera mudanças comportamentais que tendem a se consolidar por toda a vida do indivíduo atendido, uma vez que permite a diminuição à exposição a agentes externos negativos não propiciando que as crianças e jovens permaneçam na rua e desenvolve educação no sentido amplo, instrumental e comportamental, com valores e conhecimentos transformadores.

Neste sentido, a presença do professor / instrutor se mostra peça fundamental e é a base de construção da imagem e solidez do projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola”, como identificado na pesquisa. São estes profissionais o principal atributo diferenciador do projeto e o ponto mais valorizado e conceituado do mesmo. O investimento na contratação, treinamento, valorização e motivação destes profissionais é ponto fundamental para o desenvolvimento e consolidação do projeto “Todos por Todos – Educando além da Escola”. É PERCEPTÍVEL QUE AS PREMISSAS DO PROJETO ESTÃO TODAS SENDO CUMPRIDAS: - Inclusão social já que todos participam; - Relações sociais de respeito e reciprocidade; - Estrutura: o professor mantém suas atividades na integralidade;