Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
MBA – ECONOMIA EMPRESARIAL
Análise Ambiental (Interna)
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Estratégia Universidade de Brasília
3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Marketing no Século XXI
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
RG PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA EMPRESA DE MODA Aluna: Rosa Grossman
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Estratégias do agronegócio
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Administração Geral - Aula 02
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
A importância do Planejamento Estratégico
Simulação de Dinâmica Empresarial Jogo de Empresas
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Função da Administração:
Estratégia – considerações iniciais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
LOGÍSTICA U 001 Lara Fernanda Silveira
Comportamento do consumidor
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planejamento e estratégia
LIDERANÇA E ESTRATÉGIA
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Administração estratégica de marketing
Estratégia Organizacional
Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS.
Gestão Estratégica de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Introdução à Administração
Professor Marcus Soeiro
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Balanced Scorecard.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
Estratégias e Políticas Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Introdução à Gestão Organizacional
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ADMINISTRAÇÃO Aula 02 ESTRATÉGICA I ESTRATÉGIA E GESTÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS E PRIMORDIOS

Administração Estratégica I Administração Estratégica I OBJETIVOS DA AULA - Apresentação dos conceitos e primórdios da Estratégia; - Apresentar referenciais teóricos sobre estratégia a partir dos grandes teóricos da área;

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Números

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Modelo de ação

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado A Gol conseguiu obter vantagens competitivas com relação aos seus concorrentes. COMO?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I Caso Gol Linhas aéreas Resultado  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.  Desenvolveu produtos/serviços melhores que seus concorrentes;  Desenvolveu um conjunto de atividades internas únicas; OBS: Quando não há um diferencial em custo ou produto, não existe vantagem competitiva.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I O QUE É VANTAGEM COMPETITIVA?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I

Administração Estratégica I Administração Estratégica I COMO DEFINIR ESTRATÉGIA A PARTIR DESTE CASO?

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégias: Conceito teórico “Conceituamos estratégia como a escolha dos segmentos de mercado e clientes que as unidades de negócio pretendem servir, identificando os processos internos críticos nos quais a unidade deve atingir a excelência para concretizar suas propostas de valor aos clientes dos segmentos – alvo, e selecionando as capacidades individuais para atingir os objetivos internos, dos clientes e financeiros.” (KAPLAN; NORTON, apud HERRERA, 2005, pg. 18)

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA Estratégia: Etimologia - Estratégia = Grego = Strategós; - Strategós: Stratos = Exército; Agos = Liderança / Comando. - Inicialmente = “A arte do General” “O general no comando do exército”

Administração Estratégica I Administração Estratégica I “A ESTRATÉGIA É UM CONCEITO RECENTE?” NEM DE LONGE!!! ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição biológica. Seleção natural de Darwin: Baseada na adaptação e sobrevivência do mais apto no que será a eterna luta pela vida, sendo necessário: - Recursos (água, ar, alimento) presentes em ambientes ricos; OBS: Quanto mais rico o ambiente maior o número de concorrentes ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Homem da caverna. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA Desde quando se pôs a caçar, pescar ou lutar para sobreviver, a estratégia sempre esteve presente como um plano a ser antecipado para ser bem sucedido.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Época dos Faraós. A pirâmide no papiro serviu para que fossem definidas estratégias quanto: - Local apropriado; - Mapear fontes de suprimentos; - Apresentar as ferramentas e máquinas para a construção das mesmas. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição militar. A guerra foi o cenário em que nasceu conceito de estratégia, ou seja, as lutas e batalhas ao longo do século fizeram com que os militares começassem a planejar antes de agir. Expoente: SUN TZU ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - Competição política. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Nicolau Machiavel: : Em seu livro “O Príncipe”, escreve um ideário para Cesare Borgio, o Duque Valentino de Florença, para inspirar a imagem de um líder político, audacioso, impiedoso, frio e armado de qualidades políticas.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - A competição esportiva - Em sua origem as competições esportivas tinham enquanto caráter aumentar a qualidade de vida da humanidade, bem como tornar um homem poderoso; Grécia antiga; Roma.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo; 2) – Movimento; 4) – Agonística. A competição esportiva apresenta três elementos básicos relacionados à estratégias: - A competição esportiva

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 1)– Estratégia de jogo: - Todo jogo é constituído pela existência de no mínimo dois elementos e regras que correspondem a uma orientação lógica. LOGO: Os competidores são impelidos a vencer a partir da afirmação de que a vitória depende exclusivamente do seu desempenho.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2) – Movimento: - Elemento vivo da personalidade, uma ação que parte de uma premissa neurológica que reúne força, energia, ritmo, duração, coordenação, etc. LOGO: Dois aspectos influenciam sua efetivação: Controle emocional e motivação.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 3) – Agonística: (Grego = Luta). - Corresponde ao impulso psicológico de lutar e envolve a agressividade competitiva inconsciente. LOGO: A luta mesmo sem vitória será gratificante (busca de desafios).

Administração Estratégica I Administração Estratégica I - A competição nos negócios. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA A competição nos negócios pode ser traduzida como, utilização de um conjunto de ações capazes de fomentar as vantagens empresariais de uma organização.

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA - Desenvolveu da competição nos negócios: 1 – Revolução industrial: Surgimento das primeiras e várias organizações; Competição pelo mercado de Commodities; Aumento da oferta de capital;

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 2 – Início do século XX: Após a criação da produção em massa por Henry Ford, surge a GM apoiando-se nas fraquezas da Ford com a diversificação de produtos; 3 – Surgimento do planejamento estratégico tradicional e formal: Fato ocorrido após a 2ª guerra, fazendo com que em 1966, 85% das empresas passassem a utilizar este tipo de ferramenta administrativa;

Administração Estratégica I Administração Estratégica I ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA 4 – Modelo de Haward: Surgimento da análise SWOT. 5 – Criação de unidades de negócios (Ansolf e Steiner – 1970): Departamentos como os de operação com mercados externos, controle de custos e lucros, passaram a ter autonomia para construir planejamentos estratégicos de maneira descentralizada. (EX: GE)

Administração Estratégica I Administração Estratégica I 6 – Fase de ouro (1980): O planejamento estratégico passa a ser desenvolvido não apenas para indústrias, mas para setores públicos e do terceiro setor; 7 – Competências organizacionais (Hamel e Prahalad): A empresa deve se preocupar em desenvolver suas competências essenciais (sua missão). EX: Sony = Miniaturização; Wal Mart = Processos logísticos. ESTRATÉGIA: PERSPECTIVA HISTÓRICA