A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autor: Orientador Instituição Local e data
Advertisements

ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
Legislação e Bioética.
ASPECTOS ÉTICOS E MORAIS NO CUIDADO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
algumas considerações
1. Leia atentamente as frases abaixo e descreva, resumidamente, o que está inadequado ou errado: a) A Ética é o estudo do que é justo, adequado, bom e.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
NORMAS ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
LEGISLAÇÃO E CONFLITO ECTS: 5 Horas de contacto: 15 T + 30 TP + 5 OT Horas de trabalho total: 135.
Redação de Texto Científico Acadêmico
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Philippe Barbosa Silva Disciplina: Prática Científica.
Para entender o que é política pública Produção cultural
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
Introdução a Pesquisa Científica
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
ÉTICA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO Geciane Silveira Porto –
ÉTICA E MORAL
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Brasil: território e sociedade. Conjunto de pessoas que vivem em determinado espaço e tempo e de acordo com certas regras Grupo de pessoas que falam a.
OUVIDORIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: Instrumento de Participação Popular na Gestão dos Serviços de Saneamento Básico. Autor: Vitor Zanella Junior Coautora:
Quarta prova do Curso Saúde Baseada em Evidências 2007/ /04/2008.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Organização de eventos II Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas 1.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Perícia contábil Prof. Ronaldo Pereira de Melo s
Tipo de Letra: ARIAL ou TIMES Tamanho da Fonte: 20 Quantidade: máximo : 25 slides Duração da apresentação máximo: 20 minutos OBS: “É importante constar.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Trabalho de Conclusão de Curso. Monografia Meio de produção e divulgação do conhecimento gerado na atividade de pesquisa.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
Ensaio = ação de pensar Dissertação = ideias próprias = ponto de vista. ditadas pela memória/ reflexões sobre citações.
Tipos de Documentos.
Transcrição da apresentação:

A ÉTICA E O TRABALHO ACADÊMICO

Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter. A primeira é a que serviu de base para a tradução latina Moral, enquanto que a segunda é a que, de alguma forma, orienta a utilização atual que damos a palavra Ética.

        Ética é a investigação geral sobre aquilo que é bom.

Conceituação: O que é Ética Profissional? É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.

Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam.

A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Alguns autores afirmam que o Direito é um sub-conjunto da Moral.

Esta perspectiva pode gerar a conclusão de que toda a lei é moralmente aceitável. Inúmeras situações demonstram a existência de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobediência civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este é um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes.

A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

Ética Profissional: Quando se inicia esta reflexão?

Recomendações finais Em nome da honestidade e da seriedade intelectual, fundamento moral de todo e qualquer trabalho universitário, o concluinte, mestrando ou doutorando, tendo-se em vista a sua prova pública de defesa do trabalho acadêmico, deve observar as seguintes normas:

1. Especificar, com exatidão, todas as fontes de informação ou de opinião utilizadas no trabalho; 2. A omissão, na Bibliografia, de um título ou outro de trabalho consultado, deve ser denunciada pelo próprio autor, assim que houver oportunidade;

3. Dar, ao leitor ou ao examinador de sua “tese”, livre acesso às fontes documentais consultadas para o trabalho; 4. Jamais distorcer as fontes informativas com o propósito de adaptá-Ias doutrinariamente aos postulados defendidos no trabalho. Esta poderá ser considerada nula, se ficar provado que houve má-fé do postulante na utilização das fontes;

5. Em hipótese alguma deve o postulante mencionar obras e documentos não compulsados, incluindo-os na Bibliografia com o exclusivo intuito de impressionar o leitor ou o examinador; 6. O postulante, se for o caso, deve confessar a compulsação de obras raras e materiais inéditos, colocando-os à disposição do leitor ou do seu examinador;

7. Nunca citar na Bibliografia uma obra no original, se dela teve conhecimento apenas através de citação de terceiros, de resumos ou de traduções; 8. Se na Introdução não foi mencionado, o autor deve mostrar, durante a defesa, em que sentido as conclusões a que chegou no trabalho são originais em relação aos trabalhos anteriores similares;

9. É evidente que na defesa dos postulados do trabalho tenhamos, algumas vezes, que assumir um tom vibrantemente defensivo, e até polêmico; mas, toda vez que perceber a procedência das objeções do examinador, é dever inquestionável do examinando reconhecer o seu erro ou as lacunas apontadas; 10. A seriedade de uma demonstração reside na natureza das edições utilizadas.