Tópicos Especiais de Administração - TEA

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Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais de Administração - TEA Aulas 06 e 07 – Capítulo 3 – O Ambiente Organizacional Administração – Teoria e Prática no Contexto Brasileiro – Sobral, Filipe e Peci, Alketa

O Ambiente Organizacional A análise do ambiente organizacional reflete o estágio de desenvolvimento das teorias administrativas, cada vez mais conscientes da permeabilidade de fronteiras organização- ambiente. 1ªs escolas organizacionais – foco nos aspectos internos, pois o contexto era de estabilidade e previsibilidade ambientais. A teoria dos sistemas e a abordagem contingencial diluíram as fronteiras internas e externas e iniciaram o processo organização- ambiente.

O Ambiente Organizacional O objetivo dessa unidade é apresentar uma análise dos ambientes interno e externo da organização, situando o papel do gestor e o alcance da ação gerencial no contexto em que as organizações operam. Ambiente INTERNO – papel da cultura da empresa como definidora da ‘personalidade’ de uma organização. Ambiente EXTERNO – análise do ambiente contextual e a do ambiente operacional.

Os parâmetros da ação gerencial Quais os fatores que influenciam o desempenho organizacional? O sucesso ou o fracasso organizacional dependem de uma boa administração ou são a simples consequência de fatores ambientais favoráveis? Visão onipotente x Visão simbólica da administração.

Os parâmetros da ação gerencial Visão onipotente da administração os administradores são diretamente responsáveis pelo alcance dos resultados organizacionais. Pressupõe que a qualidade dos administradores determina a qualidade da organização. O sucesso ou o fracasso são consequência direta da ação dos administradores. Bons administradores aproveitam as oportunidades, antecipam as mudanças, corrigem os desvios, lideram as organizações na direção de seus objetivos.

Os parâmetros da ação gerencial Visão simbólica da administração O papel do administrador é limitado por forças internas e externas à organização, que escapam ao seu controle. O impacto do administrador nos resultados é mínimo e limitado. Os resultados são condicionados mais por fatores fora do controle do administrador, como a economia, o mercado, o governo, os concorrentes, etc.

Os parâmetros da ação gerencial Onipotente x Simbólico A realidade empresarial sugere uma síntese entre as duas visões. O administrador opera condicionado pelas restrições impostas pelos ambientes interno e externo, mas tem espaço para a ação gerencial. Apesar da limitação imposta pelo ambiente, o administrador tem poder para influenciar o desempenho e os resultados de sua organização.

O ambiente da organizações Independente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou insucesso das organizações. O administrador deve monitorar o ambiente para identificar oportunidades e ameaças. A análise ambiental baseia-se nos conceitos da teoria dos sistemas e de contingência e faz parte da reflexão estratégica de qualquer organização. Ambiente – conjunto de forças, tendências e instituições, externas e internas, que têm potencial para influenciar seu desempenho.

O ambiente da organizações Ambiente Externo É o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização. Divide-se: Contextual – fatores econômicos, político- legais, socioculturais, demográficos ou tecnológicos. Operacional – fornecedores, clientes ou consumidores, concorrência, agências governamentais, etc.

O ambiente da organizações Ambiente Interno Composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas. Esses elementos influenciam a adequação da organização ao ambiente externo e, consequentemente, o desempenho organizacional.

O ambiente interno e a cultura organizacional O ambiente interno marca a singularidade organizacional, uma vez que se refere aos pontos FORTES e FRACOS particulares de uma organização. Esses pontos podem ser localizados nos recursos humanos, no ambiente físico e tecnológico, a cadeia de comando, o grau de centralização, o posicionamento de marketing, etc.

Definição de cultura organizacional Conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, lendas, símbolos, linguagem e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra. Refere-se à rede de concepções, normas e valores, que são tomados por certo e que permanecem submersos à vida organizacional. A cultura é uma dimensão organizacional complexa e de difícil aferição, servindo à sobrevivência e adaptação ao ambiente externo e à integração eficaz dos processos internos.

Definição de cultura organizacional Segundo Schein, a cultura pode ser aprendida em vários níveis: Artefatos: estruturas e processos organizacionais visíveis, como o vestuário, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc. Valores: crença sobre o que é certo ou errado. Ação continuada é aceita como valor. Pressupostos básicos: crenças coletivas inconscientes, fonte original dos valores e da ação dos membros da organização.

Elementos da cultura organizacional Histórias: narrativas baseadas em eventos reais, que recuperam momentos fundamentais da vida de uma organização, bem como sua inserção no contexto econômico e social. Rituais: atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Símbolos: objetos, ações ou eventos que transmitem significados aos membros da organização. Slogans: frases que expressam de foram sucinta valores organizacionais importantes.

Poder e cultura organizacional Todos esses elementos, ao mesmo tempo em que ordenam e constroem a identidade organizacional, criando as bases para a comunicação e para o consenso, também servem para ocultar e operacionalizar as relações de poder e de dominação presentes nas organizacionais. O poder mantém e homologa a cultura da organização.

Atividade em Grupo Separar os mesmos grupos do TC; Analisar o item 3.4 – O ambiente contextual (cinco fatores que integram e influenciam uma organização: demográficos, socioculturais, econômicos, político-legais e tecnológicos). Analisar o item 3.5 – Ambiente operacional (clientes, fornecedores, concorrentes, financeiras, meios de comunicação social e grupos de interesse especiais). Entregar um relato desses elementos e suas influências na organização.