Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSIDADE GAMA FILHO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
MISSÃO E VISÃO Prof. º Elcio Henrique –
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Evolução da Administração
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Apresentação do Projeto
Estratégia Empresarial
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Gestão do Conhecimento na prática
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Plano de Negócio Elber Sales.
Estratégias do agronegócio
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
Administração de Marketing I
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Introdução Ao Marketing
Teorias Modernas de Gestão
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Premissas Dados das Microrregiões.
Organização Empresarial
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Planejamento Estratégico
Diagnóstico do nível de modernidade das indústrias de móveis da cidade de Tubarão. Economia (Economia Industrial: Mudança Tecnológica). Projeto PUIC Individual.
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Planejamento Organizacional Integrado
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Carlos Visão Global Social
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Aula 3 Análise do Ambiente
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Balanced Scorecard.
Posicionamento Estratégico
Administrando estrategicamente Fauzi T Jorge Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica e Competitividade
Empreendedorismo “Imprendere”
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/16 Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 3 Análise do Ambiente FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica,
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 6 Missão e Visão FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista A importância da criatividade U U ma vez feito o autodiagnóstico, analisado o negócio e o ambiente, a organização já tem elementos suficientes para traçar sua estratégia. Para isso, a criatividade é um dos elementos mais importantes nesse processo e o seu elemento-surpresa. A criatividade está presente na concepção do produto ou serviço; na comunicação, tanto interna como externa, para alavancar as vendas; na adoção de canais de distribuição alternativos que, muitas vezes, ninguém havia percebido antes de uma empresa pioneira assumir. E, logicamente, nos mercados que a empresa escolhe.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista O processo de estratégia deve entender como criar novas atividades, novos empreendimentos e novos negócios. Partindo dessa perspectiva, a estratégia torna-se não um exercício de análise posterior ao fato, mas um processo de descoberta. Então, a estratégia passa a ser inovação e criatividade: a busca de novos padrões de oportunidades e de novos padrões de interação entre clientes, empresas, tecnologias e mercados. Logo, a estratégia deve se basear nas seguintes perguntas: Como podemos moldar as expectativas dos clientes e de nosso setor de atividade? Como usar essas expectativas para impulsionar a organização interna em termos de alocação de recursos, inovação e desenvolvimento de produtos e desenvolvimento de canais, para que o futuro se possa realizar? Prahalad (1998), em entrevista à HSM Management, propõe:

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Missão A aplicação da criatividade deve começar pela missão da empresa. O que é missão? A missão responde à pergunta mais básica que uma organização (e, talvez, uma pessoa) pode se propor: para que existimos ? Sem uma compreensão do porquê, as pessoas podem até fazer as coisas ou repeti-las mecanicamente, mas não as farão com o coração. A missão provê um sentido mais amplo às atividades diárias, oferecendo uma visão do todo e possibilitando o entendimento de como uma ação isolada se encaixa no todo da organização.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Auto- realização Reconhecimento Associação Segurança Fisiológicas

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Missão Vocação Carreira Profissão Emprego

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Exemplos de missão Caterpillar Irmãs da Caridade “Ser a líder no fornecimento do maior valor em máquinas, equipamentos e serviços de suporte para clientes dedicados à construção da infraestrutura do mundo, seu desenvolvimento e o transporte de recursos.” “Levar alegria e ternura ao próximo.” GE “Melhorar a qualidade de vida por intermédio da tecnologia e da inovação.” Merck “Preservar e melhorar a vida do ser humano.”

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Exemplos de missão Prefeitura de Pato Branco - PR “Transformar Pato Branco em um grande polo de indústrias eletrônicas e eletromecânicas. Aprimorar o exercício da cidadania plena, com todos os seus direitos e deveres.” Câmara de Comércio de Austin - TX “A missão da Câmara de Comércio da Grande Austin é fortalecer e melhorar o ambiente de negócios da Grande Austin para promover o bem-estar econômico de todos os cidadãos; prover serviços aos seus membros; melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade empresarial; comunicar as visões da comunidade empresarial e apoiar iniciativas construtivas em assuntos importantes de políticas públicas.”

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Conservation International “Conservar a natureza da Terra, nossa biodiversidade e mostrar que a sociedade humana é capaz de viver em harmonia com a natureza.” EFALL – English for All “Usar o inglês como instrumento de educação, auxiliar o pré-adolescente e o adolescente a conquistar com autonomia seus ideais, para alcançar um futuro melhor.” Obras Sociais Irmã Dulce “Amar e servir aos mais pobres, dando assistência gratuita na saúde e na educação para a vida.” Exemplos de missão de ONGs

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Mundoquelê “Fomentar a leitura e a informação em todas as concepções e sob todos os conceitos, disseminando-a como elemento de participação cultural, social, além de preservação da memória coletiva e individual, propiciando aos indivíduos a sua participação na sociedade.”

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista A missão deve ser vivida dentro da organização. Deve ser constantemente lembrada. Deve ser aplicada nas decisões diárias. Se uma empresa se propõe, como parte de sua missão, a “sempre encantar o cliente”, diante de um pedido de troca de uma mercadoria defeituosa, um vendedor não deve pensar duas vezes. Ou, se uma empresa como a 3M postula a inovação constante como parte de sua missão, isso deve se refletir em generosos orçamentos voltados para pesquisa e desenvolvimento (P&D). Vantagens da Missão

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Uma missão deve ser o mais perene possível. Constitui um ponto de estabilidade em um ambiente em constante mudança. No entanto, repensar a missão, quer seja por mudanças no ambiente, por alterações internas ou pelo desejo de entrar em novos mercados, pode ser necessário em algumas organizações. Volvo (até 2001): Ser líder no mercado brasileiro de caminhões e ônibus pesados, aumentando, continuamente, nossa participação de mercado e nossa qualidade em produtos e serviços. Volvo (a partir de 2002): Proporcionar ao cliente a melhor solução de transporte rodoviário de carga. Missão e mudança

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Sebrae - PR 1.A missão do Sebrae Paraná é de promover o desenvolvimento, a modernidade e a competitividade das micro e pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, atuais e potenciais do Paraná, visando à melhoria dos resultados e ao fortalecimento do seu papel social. (1992) 2.A missão do Sebrae Paraná é de promover a criação, consolidação e competitividade das empresas de pequeno porte do Paraná. (1995) 3.Educação, negócios e informação para o desenvolvimento de uma sociedade empreendedora, ética e integrativa. (1999) 4.Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo. (2009) Missão e mudança

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Características da MissãoCaracterísticas da Visão Identifica o negócioÉ o que se “sonha” para o negócio. É a partida.É a chegada. É a “carteira de identidade” da empresa. É o “passaporte” para o futuro. Identifica “quem somos”.Projeta “quem desejamos ser”. Foco no presente para o futuro.Focalizada no futuro. Vocações para a eternidade.É mutável, conforme os desafios.

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam: a.O bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade; b.Assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio. Ser reconhecido por colaboradores, parceiros, clientes e segmento em que atua como uma das mais importantes referências mundiais em beleza e fazer com que suas ações para a preservação da vida estabeleçam uma forte identificação com a sociedade. Missão e Visão do Boticário

Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.