ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit www.tearfund.org/advocacy_toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy www.tearfund.org/advocacy_toolkit/ portugues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

O processo de humanização da natureza
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
“LEI DA FICHA LIMPA” (Lei Complementar 135/10)
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
FACULDADE DOS GUARARAPES
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
UNIJUI UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS SANTA ROSA CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE.
ESTADO-NAÇÃO - CONCEITO (BOBBIO):
CENEVIVA, Ricardo. Accountability: Novos fatos e novos argumentos – uma revisão de literatura recente. Encontro de Administração Pública e Governança.
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
MACRO I FUNDAMENTOS DE ECONOMIA I
Voto e cidadania.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Cidadania e Empregabilidade
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
Gillian MacBeth-Louthan
Cícero paulino dos santos costa
Olhar crítico; pensamento único
RETRATOS DE LA REVOLUCIÓN Nome : Anthony Turma : 92 Professores : Henry e Raquel.
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
PODER.
Organização Política e Administrativa de Portugal
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Investigações demonstram que
Aula 3 – Institucionalização e Legitimidade do Poder
Interface Usuário Máquina
SEMPRE É PRECISO SABER QUANDO UMA ETAPA CHEGA AO FINAL..
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Dez Princípios de Economia
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Órgãos soberania.
Como funciona? Quem decide?
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Democracia Brasileira
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
UNIDADE I: TRABALHANDO COM OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS: A) POLÍTICA. PÓLIS: CIDADE GREGA (ARISTÓTELES). DEUTSCH: TOMADA DE DECISÕES POR MEIOS PÚBLICOS. PREOCUPA-SE.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão social
para Políticas Públicas
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
Comportamento Organizacional Introdução
Economia e Análise de Mercado
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
“COGNATES” ou COGNATOS
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Histórico  A Organização Aldeias Infantis SOS se propõe a apoiar desde 2012 no alinhamento político e programático dos países, onde está presente (133.
Alguns conceitos básicos relacionados à gestão da informação em saúde Ministério da Saúde Secretaria Executiva Assessoria Especial de Informação em Saúde.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
O PAPEL DAS ASSOCIAÇÕES EM UMA DEMOCRACIA MODERNA 11 de MARÇO de 2016 Antônio Marcos Umbelino Lôbo.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy portugues.
O PT, o Estado e as políticas públicas para a igualdade de gênero Vera lúcia bertoline (65)
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

ROOTS 1+2 Advocacy Toolkit ROOTS 1+2 Kit de ferramentas de Advocacy portugues

Seção B2 O “porquê” do advocacy Poder e política

Seção B2: O que é poder? Poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas e as circunstâncias em que vivem. Determina quem toma as decisões, quais as decisões tomadas, quando são tomadas, e como.

Seção B2: Quais são os diferentes tipos de poder? “Poder para” fazer algo “Poder interior” de uma pessoa “Poder com” os outros “Poder sobre” os outros O poder visível O poder oculto O poder invisível

Seção B2: Quais são as diferentes origens do poder? AutoridadeCoerção ColetivoCultura EconômicoÉtnico PeríciaDeus InstitucionalMoral PrivilégioRecurso Serviço

Seção B2: Como o advocacy interage com o poder? Chamar os decisores à responsabilidade pelo seu uso do poder Tentar mudar a forma como o poder é exercido Questionar o abuso do poder Obter acesso ao poder para os excluídos Ajudar as pessoas a ver e usar seu próprio poder Superar a sensação de impotência

Seção B2: Como ocorre o abuso do poder? Promessas vazias Abuso de privilégio Uso da força, violência e coerção Falsas reivindicações de legitimidade e representação Pesquisa inadequada e má interpretação dos dados Suborno

Seção B2: O que é governo? O legislativo (congresso) decide as leis que devem ser adotadas, alteradas ou aplicadas no país ou estado O executivo cuida dos assuntos cotidianos do país ou estado e aplica as leis O judiciário interpreta e fiscaliza o cumprimento das leis de um país ou estado

Seção B2: O que é política? Política refere-se ao exercício do poder e à interação das pessoas com o poder. A participação na política frequentemente depende do espaço em que os cidadãos podem interagir com seu governo, conhecido como o “espaço político”. O espaço político pode ser fechado, por convite ou criado.