T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho Procuradora da Mulher.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRITO FEDERAL.
Advertisements

A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
Relatório de Imprensa e Atividades Novembro 2013 a Março 2014 Ribeirão Preto / SP Abril 2014.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
BVS Saúde Pública Brasil I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil 8 de outubro de BIREME, São Paulo, SP.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Itumbiara, 20 de junho de 2013 Estrutura e atribuições do CBH Paranaíba.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
1 INESC: Principais Estratégias de Atuação para 2012 Assembléia Geral Brasília, 16 de abril de 2012.
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde 36ª Reunião Ordinária do Conselho Editorial do Ministério da Saúde Brasília, 11 de agosto de 2009.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
AUDITORIA OPERACIONAL - PROMOEX Vivaldo Evangelista Ribeiro Auditor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia Coordenador Geral da Unidade do Promoex -
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública sobre “Combate à Pirataria” 11 de julho de 2013.
3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI inclusão digital: tendências e rumos de uma futura política pública sérgio amadeu.
I Seminário Internacional Experiências Parlamentares e Tendências Latino-americanas em Gênero.
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO PROEX Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC Equipe PROEX 1.
REDE ECUMÊNICA DA JUVENTUDE PELA PROMOÇÃO DOS DIREITOS JUVENIS - REJU FE Brasil Projeto PAE/Cese.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Programa de Cidadania Tributária Parceria Governo do Estado do Ceará e Grupo de Comunicação O Povo.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
(Reestruturação da Assessoria Parlamentar) (Assessoria Parlamentar - ASPAR)
Dezembro de 2013 Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Paranaíba Gestão 2013 / 2015.
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho – Procuradora Dep. Rosinha da Adefal – 1ª Adjunta Dep. Flávia Morais.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Seminário de Avaliação e Perspectivas Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social SECIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCAS CONSULTORA: ALINE LUIZA TOMAZI.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
SISTEMA APLIC-Cidadão Carlos Eduardo Amorim França Auditor Público Externo Secretário-chefe da Consultoria Técnica.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Capacitação da.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
RET-SUS os significados do trabalho em rede REDE Emaranhado de elos que se relacionam, trocam e dependem uns dos outros, como uma comunidade não-geográfica.
Transcrição da apresentação:

t Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho Procuradora da Mulher

Procuradoria da Mulher Posse - março de 2011 – 1º mandato. Trabalho pela institucionalização e reconhecimento da Procuradoria da Mulher. Realização do I Seminário Internacional da Procuradoria da Mulher - 16/06/ º Mandato (2011 – 2013) - Retrospectiva de ações:

Procuradoria da Mulher Organização Institucional Inclusão da Procuradoria da Mulher no Organograma da Casa; Consolidação da página da Procuradoria da Mulher na Internet; Informativo eletrônico semanal com notícias de Gênero; Entrada do Projeto de Resolução para criação do corpo funcional da Procuradoria da Mulher. Posicionamentos formais e discursos em casos de violência e discriminação contra a mulher.

Procuradoria da Mulher FUNDO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – IDF (Banco Mundial) Valor: US$ ,00 Planejamento estratégico da Procuradoria da Mulher – Projeto em desenvolvimento. Banco de dados para monitoramento de projetos de gênero em tramitação na CD – Projeto em fase de teste ( Curso de formação em gênero voltado para o Legislativo – Contratada: Universidade Federal da Bahia / NEIM – Gestão conjunta com o CEFOR. Projeto inédito entre a Câmara dos Deputados e o Banco Mundial: FORTALECIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL DA PROCURADORIA DA MULHER

Procuradoria da Mulher Projeto “Mutirão da Penha” – Avaliação da implementação dos serviços previstos na Lei Maria da Penha nos Estados; Estados visitados até o momento: São Paulo – 27 de outubro de 2011 Distrito Federal – 28 de Novembro de 2011 Goiás – 05 de Dezembro de 2011 Pará – 15 de Dezembro de 2011 Pernambuco – 16 de abril de 2012 Combate à Violência contra a Mulher : Prioridade à Lei Maria da Penha

Procuradoria da Mulher I Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha Prioridade à Lei Maria da Penha Lançamento – 7 Agosto 2012 Premiação – 5 Março 2013

Procuradoria Especial da Mulher 1 - São Paulo - Criada 2 - Ceará – Criada 3- Roraima - Criada 4- Distrito Federal - Criada 5- Piauí - Criada 1 - Bahia - PR tramitando* 2- Goiás - PR tramitando* 3- Mato Grosso - PR tramitando* 4- Mato Grosso do Sul - PR tramitando* * PR: Projeto de Resolução Criação das Procuradorias da Mulher nas Assembleias Legislativas 5- Pará - PR tramitando* 6- Paraíba- PR tramitando* 7- Pernambuco - PR tramitando* 8- Rio Grande do Norte - PR tramitando* 9- Sergipe - PR tramitando* 10- Tocantins- PR tramitando* OBS: Também criada em muitos municípios

Procuradoria da Mulher Criação das Procuradorias da Mulher em estados e municípios Produção da cartilha: “COMO CRIAR UMA PROCURADORIA DA MULHER EM ESTADOS E MUNICÍPIOS”

Procuradoria da Mulher Outras ações Adesão da Câmara ao Programa Pro-Equidade de Gênero e Raça - SPM Apoio a criação da CPMI de combate à violência contra a Mulher

Procuradoria da Mulher Realização de eventos conjunto com a Bancada Feminina: “80 Anos da Conquista do Voto Feminino Mulher no Poder” – Março 2012

Procuradoria Especial da Mulher Participação na XI Assembleia Geral da Confederação de Parlamentares das Américas e X Reunião Anual da Rede de Mulheres Parlamentares das Américas – Setembro 2011 Apresentação do projeto da Procuradoria da Mulher em Washington – Banco Mundial, Congresso Americano e Departamento de Estado dos Estados Unidos – Setembro 2011 e Setembro º Encontro de Mulheres Parlamentares em Santa Catarina - Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira – Abril 2012 Participação na Rede de Mulheres Rumo a Rio + 20 – Maio e Junho de 2012 Participação no Seminário Mulheres Reais que Transformam – Outubro 2012; entre outros. ParlAméricas – Encontro anual do grupo de mulheres parlamentares. Uruguai – Maio 2013 Participação em Eventos

Procuradoria Especial da Mulher 2º Mandato (2013 – 2015) – Próximos passos: Procuradoras Eleitas: Elcione Barbalho (PMDB-PA) – Procuradora Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) – 1ª Adjunta Gorete Pererira (PR-CE) – 2ª Adjunta Liliam Sá (PSD-RJ) – 3ª Adjunta

Procuradoria Especial da Mulher Junho 2013 – Seminário das Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado – Fortalecimento da rede de Procuradorias pelo Brasil Agosto 2013 – Conclusão do Planejamento Estratégico da Procuradoria da Mulher – Lançamento do Banco de Dados de consulta a projetos de gênero em tramitação na CD – Lançamento da primeira turma do curso de gênero – Plataforma de Educação à Distância (EAD) – aberto também para Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais Lançamento do II Concurso de Curta Documentários sobre a Lei Maria da Penha (projeto em negociação). Retomada das visitas aos estados – projeto Mutirão da Penha 2º Mandato (2013 – 2015) – Próximos passos:

Procuradoria Especial da Mulher Exemplo de tarefas concretas sugeridas: Construir pauta de audiências regulares; Procurar mais informação de forma pública, fazer investigação, trazer depoimentos para dentro do Congresso; Estabelecer prioridades temáticas, convidar especialistas para elaborar estudos, debates e audiências públicas com a sociedade; Acompanhar e fiscalizar o andamento das iniciativas parlamentares que visem à promoção da igualdade de gênero, mapeando temas, realizando campanhas de âmbito nacional; OBS: Material em fase inicial de coleta de dados Planejamento Estratégico – relato preliminar de percepção dos atores externos entrevistados (Maio 2013) Temáticas prioritárias sugeridas: - Racismo institucional; - Violência contra a mulher; - Acesso aos direitos reprodutivos; - Mortalidade materna; - Regulamentação da lei Maria da Penha - Trafico de mulheres; - Trabalho infantil ; -Trabalho domestico e a economia do país; - Participação e representação política nos partidos, entidades de classe, organizações profissionais e conselhos, no mercado de trabalho e na vida familiar; - Reforma política; - Seca e políticas públicas; - Ciência e tecnologia;

Procuradoria Especial da Mulher Calendário Eleitoral (2014) Baixa representação de mulheres no Parlamento – Câmara – 8,7% – Senado – 12 % OBS: Brasil ocupa uma das última colocações de toda a América Latina em representação de mulheres no Parlamento – ficando atrás da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Honduras, Nicarágua, entre outros. Nacionalizar a vacinação contra o HPV, à exemplo do que já acontece no DF e em Manaus Receber relatório anual de atividade das Procuradorias estaduais e municipais Melhorar a comunicação entre a rede de Procuradorias já criadas Outros temas:

t Procuradoria Especial Da Mulher CONTATO Câmara dos Deputados · Anexo I · Andar "21" · Sala 2109 Fone: 55(61) camara.gov.br/procuradoriadamulher