As Estruturas de Mercado e a Perspectiva de Crescimento das Indústrias Cerâmica na Economia Local (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Larissa Mello Rechia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Perfil dos Consumidores de Cereais do Município de Tubarão
Advertisements

NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Título do Trabalho: A qualidade dos produtos e serviços das panificadoras de Tubarão: a percepção do cliente e a eficiência do controle de qualidade. Administração.
O CONSUMO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA Qual a Visão do Banco Mundial Sobre a Classe Média Dos Países Emergentes? O Que Pensam os Analistas Brasileiros Sobre.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Portifólio Prof. Ricardo Raele. Prof. Ricardo Raele é um cientista brasileiro, mestre em administração e doutorando em biologia. Começou sua carreira.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Considerações sobre o primeiro emprego na Rais e sobre o perfil do beneficiário do seguro-desemprego Fevereiro/2015.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Aula 7-Planejamento Estratégico
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Projetos Segmento de Prospecção. Ordenação da Apresentação Eleições 2002 Cenários do Macro-Ambiente e da Indústria Financeira Jogo dos Atores.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Elaboração de Projeto de Pesquisa
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
O principais resultados encontrados foram: Propriedades pesquisadas em 8 municípios: São Ludgero, Gravatal, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Laguna,
Transcrição da apresentação:

As Estruturas de Mercado e a Perspectiva de Crescimento das Indústrias Cerâmica na Economia Local (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Larissa Mello Rechia e Professora Ivone Junges Nupem – Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas Curso de Administração – Tubarão (Programa Unisul de Iniciação Científica - PUIC) Introdução A cerâmica, segundo estudiosos, é a mais antiga das indústrias. As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História, com a produção de vasos de barro. “No Brasil, a cerâmica tem seus primórdios na ilha de Marajó. N segunda metade do Oitocentos, a ciência arqueológica voltou-se para territórios e continentes além da Grécia e Roma; assim, ocorreram escavações na Amazônia.” (ANFACER, 2007) Segundo dados da Ansuler (2007), levantamentos mostraram que as cerâmicas catarinenses respondem a 30% da produção nacional e 70% das exportações, sendo que o estado de Santa Catarina é o local com as mais modernas e melhores cerâmicas do país. No ano de 2006 faturou R$ 2,1 bilhões. Em 2007 as exportações atingiram US$ 52,4 milhões com as somas dos resultados obtidos em janeiro e fevereiro do mesmo ano. “Este valor supera em US$ 9 milhões a receita de US$ 43,1 milhões” registradas em (REFRAMA, 2007) Verifica-se ainda que 35% das vendas efetuadas em 2006 pelas empresas do Sul Catarinense são destinadas à exportação e 65% ao mercado interno. (ANFACER, 2007) A indústria cerâmica catarinense se concentra principalmente na região sul de Santa Catarina, nas cidades de: Araranguá, Içara, Forquilhinhas, Criciúma, Morro da Fumaça, Jaguaruna, Cocal do Sul, Urussanga, Tubarão e Imbituba. O que estimula o maior aumento de empregos, infra-estrutura, rentabilidade e crescimento da economia local. O setor conta ainda com trabalhadores com empregos diretos no país, e só as empresas da região sul comportam mais de pessoas, representando 38% (ANFACER, 2007) Os mercados e os setores hoje tendem a se adaptar as mudanças, e ter postura para não perderem seus clientes, continuar com a qualidade dos produtos, garantindo bom preço e serviços adequados. Para Porter, alguns itens devem ser analisados de perto pelas indústrias para a sua estrutura. A inovação no produto pode ampliar o mercado e promover o crescimento da indústria ou a diferenciação do produto. Inovação no processo, visando melhoria nos processos de fabricação do produto, objetivando aumentar ou diminuir as economias de escala, alterar os custos fixos, entre outros. Outro fator que afeta a estrutura da empresa é a entrada e saída de indústrias do mesmo setor. As empresas entram em uma indústria ao perceber as oportunidades de crescimento e lucros, assim o mercado adota uma nova estrutura para enfrentar mais competidores. (PORTER, 2004) Com a globalização produtiva e a distribuição de bens e serviços em escala mundial, fez as barreiras no comércio internacional reduzir e houve um crescimento notável das tecnologias, criando com isso, novos produtos e novas oportunidades de negócio. (VASCONCELLOS E GARCIA, 2005) Nesse contexto, a presente pesquisa avaliou o perfil das indústrias locais que produzem cerâmica e o modo como se dá o crescimento ou o declínio no mercado desse setor, tanto mundial, nacional quanto local. Também analisou de que modo o segmento trás resultados importantes para a região. Pouco se sabe sobre a influência dessas empresas para a região, tampouco estuda-se qual sua importância socioeconômica no mercado atendido. O estudo estudou o tipo de domínio que o setor exerce na economia local, e quais as tendências de mercado; verificando como se dá a concorrência e a inovação dessas empresas, e de que forma elas agem diante da competitividade global. Outro aspecto estudado diz respeito à forma como essas indústrias reagem à nova tendência mundial, como, por exemplo, a queda do dólar, e quais suas estratégias de adaptações adotadas a essas adversidades. Por fim foram diagnosticadas as mudanças ocorridas no setor e sua capacidade de liderança no mercado, através de diferenciais produtivos. Por isso as empresas devem estar sempre focadas em seu diferencial competitivo, estratégias e posições no mercado. É um dos maiores setor da nossa região, com grandes empresas, boa qualidade do produto, fornece grandes oportunidades de empregos para a comunidade e produtividade para a região, além de possuir domínio nesse setor industrial. Objetivos Primeiramente foi proposto pela pesquisa, diagnosticar o perfil e as estruturas de mercado das indústrias cerâmicas e a respectiva influência na região de Tubarão. Para isso foi preciso: Identificar quais empresas cerâmicas influenciam a economia local. Analisar qual a posição das indústrias quanto aos seus concorrentes, e quais procedimentos adotam para alcançar diferenciais competitivos. Verificar como esse setor reagindo as exportações e importações diante da nova tendência mercadológica. Diagnosticar quais outros fatores relevantes do setor refletem na comunidade; como emprego, projetos sociais, preservação ao meio ambiente. Identificar como se dá a adaptação das empresas cerâmicas locais diante do seu mercado e da sua posição nesse segmento. Visualizar como o setor atua e como se comporta diante do seu mercado atendido. Analisar a evolução mercadológica e quais as perspectivas de atuação. Metodologia Primeiramente foi construído um referencial teórico para estudar os principais conceitos dos autores referentes ao tema proposto, principalmente sobre competitividade, desenvolvimento local, estratégia mercadológica e estrutura de mercado. Esse estudo deu condições de identificar as variações para se estudar como funciona a concorrência na indústria apontando quais suas estruturas competitivas e quais fatores influem na produção e no crescimento das mesmas, assim como os procedimentos adotados. O público-alvo da pesquisa foram empresas produtoras de cerâmica da região com o objetivo de comparação com o mercado nacional, verificamos também o seu mercado atendido. Assim, pretendeu-se verificar o comportamento dessas empresas quanto á exportações e importações de seus produtos, bem como a estrutura mercadológica utilizada no setor. A pesquisa foi longitudinal, pois se verificou cada empresa num determinado período de tempo. Identificamos também a influência e a retrospectiva das mesmas no período analisado. O estudo apresentou características quali-quantitativas, com ênfase na análise qualitativa, uma vez que tanto o instrumento de coleta de dados, quanto às técnicas utilizadas para a análise das informações, foram qualitativos, com muitas questões de avaliação subjetiva. O estudo utilizou técnicas para mensurar variáveis coletadas. Portanto, o estudo propôs através de uma entrevista, saber como as empresas se adaptam ao mercado atendido e quais perspectivas para o setor, para a economia e para o mercado da região. E a partir disso explicamos como estavam e como se estruturam as indústrias cerâmicas e suas verdadeiras importâncias para a economia local. A amostra da pesquisa de campo foi identificada através de cálculo estatístico com margem de erro de 5% e margem de confiança de 95%. As empresas foram selecionadas por meio de um sorteio. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa teve como base algumas variáveis que fizeram parte do roteiro das entrevistas. Essas variáveis por meio das respostas dos entrevistados foram analisadas quantitativamente, utilizando-se de análise de freqüência, aproximação das respostas (cumunalidade do perfil de respostas), análise comparativa da empresa com o setor e confronto com os dados secundários pesquisados. Resultados Conclusões Com o referido trabalho procuramos mostrar os fatores mais importantes quando se trata de indústria. Tanto a produção, quanto a administração englobam fatores, muito as vezes, desconhecidos, e que influenciam direta e indiretamente nas atividades da empresa e na comunidade em que atuam. Preocupa-se muito com vendas, faturamento e retornos, principalmente monetários, pouco se dá valor para os benefícios que uma indústria pode apresentar ao local onde ela atua, como emprego, projetos sociais, economia local, infra-estrutura, entre outros. A região da Amurel é rica em argila, e possui uma significativa quantidade de indústrias cerâmicas, por isso o trabalho analisou esse segmento. Verificou-se que as indústrias cerâmicas são ainda, em grande maioria familiar, porém em processo de crescimento e de inovações no setor. Hoje o setor possui grandes competidores, o que faz com que boa parte das empresas procure um diferencial, ou então, ações para se manter no mercado. A região é conhecida pelo seu potencial nas jazidas de argila e também nos processos produtivos, o que ocasionou o crescimento significativo de muitas empresas, acarretando mais empregos, maior consumo na economia local, mais construções civis, melhor qualidade de vida, enfim, acaba se tornando um ciclo virtuoso de riqueza. O setor cerâmico hoje é um dos mais importantes na economia local, e abastece não só a região, como também o Brasil todo e outros países. As exportações foram um pouco afetadas pela atual situação econômica mundial, assim como as vendas para o todo o país, porém, as empresas são precavidas e acreditam que a tendência é que o setor volte ao normal e até mesmo cresça. As classes C, D e E, estão em grande crescimento, e o sonho da casa própria hoje, leva a um significativo aumento das construções. Esse cenário em que o mundo está passando já apresenta indícios de que está se normalizando. No entanto, a economia local é em boa parte influenciada pelas indústrias cerâmicas da região, possuindo algumas empresas consideradas umas das maiores da região em comparação com empresas de outros segmentos, acarretando assim grande importância não só para a economia, como para a população e as comunidades envolvidas. Bibliografia GERANEGÓCIO: SEBRAE: negocio/integra_bia?ident_unico=346http:// negocio/integra_bia?ident_unico=346 REFRAMA: KUPFER: Jornal A Tribuna: CAMPOS, NICOLAU e CÁRIO: ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Medição de atividades científicas e tecnológicas: proposta de um sistema padrão para avaliação de pesquisa e desenvolvimento experimental. Brasília: CNPq, OHMAE, Kenichi. Voltando à estratégia. In: MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael E. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, VICO MAÑAS, Antonio. Gestão de tecnologia e inovação. São Paulo: Érica, 1993 VICO MAÑAS, Antonio. Gestão de tecnologia e inovação. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001 MATTOS, João Roberto L; GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Gestão da tecnologia e inovação: uma abordagem prática. São Paulo: Saraiva, 2005 PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, COSTA, Antonio Fernando Branco; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Controle estatístico de qualidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. 2 ed. – São Paulo: Saraiva, PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 16. ed. Rio de Janeiro: Campus, WESSELS, Walter. Economia. São Paulo: Saraiva, 1998 FEIGENBAUM, Armand V. Controle da qualidade total: gestão e sistemas. São Paulo: Makron Books, V. 1. HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K.. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, DORNELAS, José Carlos Assis,. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, Apoio Financeiro: Unisul PorteQTDMédia faturamento anualMédia de Funcionários Pequeno6R$ ,0040,5 Médio8R$ ,5188 ConcorrênciaNº de empresas % Forte642,86% Parceiros428,57% Desleal214,28% Sadia214,28%